O peixe de muitas faces: a deliciosa e saudável tilápia

Publicada em: 21/06/2021 15:40

O segundo peixe mais consumido no mundo é a tilápia, um dos mais versáteis para se usar na cozinha. De sabor leve e filés médios, esse peixe fica uma delícia, seja inteiro grelhado, em uma moqueca ou até como substituto do bacalhau para uma bacalhoada mais em conta. Mas essa versatilidade não fica apenas na cozinha, mesmo sendo um peixe de rio, a tilápia também se adapta ao mar e é considerado um dos peixes mais “cosmopolitas” de todos, já que pode ser encontrado em rios do mundo todo.

Tilápia Assada com Legumes e Molho Pesto

Tilápia, um peixe versátil

Como se não bastasse toda essa versatilidade, ainda é um peixe de ótimo custo-benefício que pode ser encontrado fresco em diversos mercados, em filés bem aproveitáveis ou até inteiro. É claro que com todas essas qualidades a tilápia seja o segundo (brigando pela liderança) peixe mais consumido no mundo. Sendo assim, trouxemos um pouco mais de informações e curiosidades, além, é claro, de receitas, para você conhecer tudo sobre a tilápia e utilizá-la da maneira mais sustentável e deliciosa possível!

Para fazer rapidinho e ler o texto enquanto se delicia, trouxemos essa receita de ceviche de tilápia que fica pronto em 15 minutos! 

Ingredientes

  • Tilápia 300 gramas
  • Cebola roxa 1 unidade
  • Gengibre 1 colher (chá)
  • Pimenta Dedo-de-Moça 1 unidade
  • Coentro 1/4 maço
  • Limão 1 unidade
  • Laranja 1 unidade
  • Sal à gosto

Modo de Preparo

Pique o peixe em cubos de 2 cm e coloque em uma tigela. Adicione o suco de limão e da laranja e todos os outros ingredientes, misture bem e já está pronto. Sirva gelado :)

Nossa dica é servir com chips do que você mais gostar, seja batata, inhame ou banana. Além disso, quanto mais tempo você puder deixar marinando, mais o peixe agrega os sabores.

Filé de Tilápia

Africana, porém mundial

Os historiadores de piscicultura dizem que a tilápia é originária da África, principalmente no Rio Nilo e no Lago Vitória. Muito por conta disso, existem registros da cultura desse peixe no egito antigo, 4000 a.c, já que era um peixe de alta reprodução, herbívoro e muito resistente à doenças, característica principal para manter a tilápia como um dos peixes mais cultivados.

Com todo esse tempo e todas as viagens que fez pelo mundo, esse peixe evoluiu e adquiriu muitos atributos e alimentações diferentes. Aqui no Brasil, a tilápia foi importada pela primeira vez pela Light, empresa de energia elétrica que detinha algumas hidrelétricas e precisava “peixar” as reservas d’água. A primeira foi a tilápia do Congo, mas logo depois vieram a do Nilo e da Tailândia, que foi a que mais se adaptou.

Peixe = saudável

Assim como outros peixes, a tilápia é um alimento muito saudável. Sua carne é rica em proteínas e tem baixo teor de gordura, ou seja, o equilíbrio perfeito. Além disso, muito ômega-3, nutriente cada vez mais valorizado por prevenir doenças cardíacas e neurológicas. Outro nutriente para o qual a tilápia é fonte é o fósforo, que ajuda no crescimento e manutenção dos ossos, dentes e unhas. 

Mas um dos benefícios mais curiosos da tilápia é o poder de cura de queimaduras que sua pele tem. Por ter bastante colágeno, ela ajuda bastante na cicatrização, e sua umidade constante também ajuda a aliviar o ardor. 

O peixe do qual não sobra (ou não deveria) nada!

Além de ser muito fácil de fazer e de comprar, a tilápia é um peixe do qual não sobra nada. Tudo é utilizável! É importante entender o poder de sustentabilidade que esses ingredientes possuem, e mais importante valorizar esse poder, diminuindo sempre que possível o desperdício de comida. 

Para não ter chance de deixarmos passar algo, trouxemos cinco receitas deliciosas que mostram, junto com o ceviche do começo, como a tilápia é versátil e deliciosa. 

  • Isca de tilápia: Quem não gosta de uma deliciosa isca de peixe com molho tártaro na praia? A tilápia é uma ótima pedida para cair na fritadeira, mas sempre que puder reduzir o óleo, melhor!
  • Poke de tilápia: O poke já é tendência de comida saudável há muitos anos. Com todos os ingredientes bem frescos, não tem porque não testar essa receita aí na sua casa, aproveitando o preço da tilápia!
  • Tilápia ao molho de camarão: essa receita mostra bem o potencial de sabor e textura da tilápia, claro, acompanhada do ilustríssimo camarão em um molho super brasileiro!
  • Falsa bacalhoada: Como dissemos no começo do texto, a tilápia pode também ser uma opção para substituir o bacalhau na parceria com as batatas, azeitonas e cebolas da bacalhoada (aqui no caso, falsa).
  • Filé de tilápia na frigideira: Simplesmente tilápia! Um peixe bem fresquinho é maravilhoso quando grelhado. Todo seu frescor continua, o teor de gordura é baixo e o sabor incomparável. Só um tomatinho e um bom azeite já acompanham com maestria.

Filé de Tilápia na Frigideira

Um peixe tão comum na casa dos brasileiros, a tilápia tem muito a agregar ao mundo, principalmente por representar os alimentos sustentáveis e extremamente versáteis, que são baratos, deliciosos, saudáveis e dos quais pode-se utilizar tudo, como nesse caldo!

Transforme sua alimentação e divirta-se cozinhando!

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: