A massa de pão de ló está presente na nossa história e no nosso dia-a-dia, em coisas que nem percebemos, afinal é um dos preparos base da confeitaria e panificação mundial.
Portanto, vamos explorar um pouco mais do impacto da massa de pão de ló na culinária e também aprender a receita de preparo ideal.
Boa leitura.
Se é fofinho, é pão de ló
Quem já saboreou um bolo de massa muito fofa e bem aerada, já sabe como o pão de ló faz diferença. Esta receita típica da cozinha portuguesa, rapidamente se espalhou pela panificação mundial com sua praticidade e o fator de maciez que ela traz para os preparos.
Não só isso, mas a massa do pão de ló, se beneficia da sua textura esponjosa, para preparos que levam recheios e caldas, por isso a tendência dos bolos naked, usam esse tipo de massa para incorporar os sabores da receita.
Uma curiosidade interessante é que o nome “ló” é de um tecido fino e delicado, e clara em neve da receita, lembrava a textura desta confecção, assim surgiu o nome de pão de ló que batiza a receita.
Receita de pão de ló
Para fazer uma boa massa de pão de ló, é fundamental acertar o ponto da clara em neve, então siga o passo a passo para não ter erro:
Ingredientes
- Ovo 4 unidades
- Farinha de trigo 2 xícaras (chá)
- Açúcar 2 xícaras (chá)
- Fermento químico em pó 1 colher (sopa)
- Água 1 xícara (chá)
Como fazer de pão de ló
- Separe 4 claras e 4 gemas.
- Bata as claras em neve e reserve.
- Na tigela maior da batedeira, coloque as 4 gemas com 1 xícara de chá de água fervente e bata até espumar bastante.
- Sempre batendo e aos poucos, primeiro coloque 2 xícaras de chá de açúcar.
- Depois de alguns minutos, aos poucos, incorpore 2 xícaras de chá de farinha de trigo e continue a bater até ficar homogênea. (aproximadamente uns 10 minutos).
- Desligue a batedeira, junte o fermento em pó, as claras em neve e com uma colher de pau, mexa delicadamente com movimentos circulares de baixo para cima.
- Passe margarina na fôrma e polvilhe com farinha de trigo.
- Despeje a massa e bata a assadeira com a massa algumas vezes numa superfície dura a fim de eliminar eventuais bolhas de ar que podem expandir e causar a quebra do bolo na hora de desenformar.
- Leve ao forno, que deverá estar com temperatura alta e deixe assando nesta temperatura por 10 minutos.
- Passados os 10 minutos, abaixe para temperatura média e deixe por aproximadamente mais 20 minutos.
- Para saber se o bolo está assado, enfie um palito no meio do bolo.
- Se sair úmido é porque precisa assar mais tempo.
- Quando sair seco, desligue o forno e retire o bolo, com cuidado para não queimar as mãos.
- Espere esfriar para desenformar.
Use como base para rocamboles, bolos recheados, bolos de aniversário ou até pavês.
A sugestão do naked cake também é ótima, e aproveite mais essas 4 receitas para dar um belo uso a sua massa.
Que tal confeitos de padaria feitos em casa?
A massa de pão de ló é a base de muitos preparos icônicos da panificação mundial, e quem não gosta de um bom doce de padaria, não é verdade?
E já que você aprendeu a massa de pão de ló acima, porque não se aventurar em mais delícias da panificação e confeitaria, porém feitas de forma caseira?
Vem ver essa seleção de receitas deliciosas para enriquecer seu portfólio.
Sonho de Padaria
Icônico e delicioso, é difícil achar quem não gosta de um sonho de padaria cremoso.
Com esta receita você faz uma massa bem fofinha que lembra pão de ló, mas o brilho mesmo está no recheio cremoso e saboroso.
Estas medidas rendem 60 porções, ou seja, dá até para fazer uma renda extra.
Bomba de chocolate ou Éclair
A tradicional bomba de chocolate ou éclair, como dizem os franceses, é mais um daqueles doces de padaria muito aclamados.
Essa versão caseira você pode preparar em tamanho de aperitivo, quase como se fossem carolinas, outro confeito também famoso por aqui.
E o recheio tem que ser doce de leite, não é mesmo? então capriche para ter a cremosidade necessária para valorizar essa iguaria.
Rosca de Padaria
Finalizamos com essa que é uma receita de padaria, mas que também é muito de vó, pois sempre tinha uma rosca docinha para o café da tarde na casa da maioria das nossas vovós.
Essa massa é um pouco mais incrementada, porém vale a pena, pois vai deixar sua rosca ainda mais saborosa, prontinha para receber um glacê docinho que harmoniza com todo o resto.
Agora é contigo, bora por a mão na massa de pão de ló para despertar seu lado padeiro. Depois, as próximas receitas serão um espetáculo com essa base tão versátil.
Bom apetite.