Inspiração francesa para o Dia dos Namorados

Publicada em: 24/05/2016 15:48

A França é o país destino dos sonhos da esmagadora maioria de casais que querem viver uma experiência romântica. 

O país e principalmente sua capital, Paris, exalam romantismo em cada centímetro, com destaque para o monumento principal, a Torre Eiffel, onde inúmeros pedidos de casamento ocorrem todos os anos.

Mas não é apenas a arquitetura do lugar que tem esse apelo romântico, a culinária francesa também evoca esses sentimentos maravilhosos e reforçam os laços de amor. 

E nesse último item a gente pode te ajudar, com receitas francesas maravilhosas para você ter uma experiência gastronômica à francesa com seu amor, sem sair de casa.

Boa leitura.

Uma mise en place é fundamental

Antes de partir para as receitas do seu jantar romântico queremos abordar outro conceito francês muito importante para cozinha, que é a mise en place.

Em tradução livre, o termo é “colocar no lugar”, mas na prática vai muito além, pois é na mise en place  que reside as chances de sucesso no preparo do seu prato.

O processo consiste em separar todos os ingredientes do preparo, já medidos e pré preparados em alguns casos, como por exemplo: se você vai fazer um purê no fim da receita, é ideal que as batatas estejam prontas e cozidas já na mise en place.

Os principais benefícios é ganhar tempo e praticidade na cozinha, mas também serve para garantir que nenhum ingrediente esteja faltando, pois o que mais acontece é a receita pedir 3 xícaras de farinhas, e quando você vai no pote pegar, só tem o equivalente a 2, e ai bate o desespero.

Então, use e abuse da mise en place para garantir que seu jantar romântico a francesa será um sucesso.

Entrada

Um bom jantar deve respeitar a ordem tradicional de entradas, prato principal e sobremesa, e sempre com receitas que harmonizam e se complementam.

Como estamos falando de França, trouxemos duas opções de entradas típicas para abrir os trabalhos do seu jantar.

Ratatouille

Ratatouille

Começando por essa iguaria que ficou famosa no filme da Pixar de mesmo nome, e de fato é uma delícia.

É uma boa opção de entrada, pois leva uma seleta de vegetais variados com ervas e especiarias para amarrar todos os sabores, tudo isso com uma pitada de vinho branco para o molho.

O preparo é simples e vale a pena fazer pois é uma entrada bem leve que combina com vários tipos de pratos principais.

Acessar a receita de Ratatouille

Escalope de Foies Gras

Escalope de Foies Gras

A segunda opção é um tanto mais rebuscada e bem tradicional na França.

Este escalope de Foies Gras é uma delícia, incrivelmente saborosa e leva o vinho do porto com as maçãs que agrega um componente ainda mais saboroso a essa iguaria.

O foies gras é um ingrediente mais caro, porém nesta entrada você vai usar pouquinho então vale a pena investir para um jantar especial.

Acessar a receita de Escalope de Foies Gras

Prato Principal

Depois de duas entradas espetaculares, precisamos de pratos à altura para não perder o ritmo, e a gastronomia francesa não vai nos deixar na mão, já que as opções são tão vastas que tem pratos para todos os gostos e todos os bolsos.

Escolhemos duas opções com carne bovina e outra com frutos do mar para escolher a opção que mais se encaixa ao paladar do casal.

Medalhão de Filé Mignon com Molho "Poivre Vert"

Medalhão de Filé Mignon com Molho Poivre Vert

Começando com o filé mignon, que já evoca a França no nome, e com esse molho Poivre Vert eleva o nível desse prato já delicioso por si só.

Esse prato é um pouquinho mais avançado, então é importante ter bastante atenção ao passo a passo, e usar o mise en place para garantir que vai dar tudo certo.

Acessar a receita de Medalhão de Filé Mignon com Molho Poivre Vert

Camarão Au Bleu

Camarão Au Bleu

Agora uma opção para quem prefere os frutos do mar, com esse camarão ao molho de queijo bleu.

A combinação de camarão com gorgonzola é magnífica e com o creme de leite você tem um molho super cremoso, que dá água na boca só de pensar.

Acessar a receita de Camarão Au Bleu

Sobremesa

Para fechar a refeição romântica à francesa do seu Dia dos Namorados, trouxemos duas iguarias que são praticamente símbolos da França no mundo todo.

Experimente essas duas sobremesas incríveis.

Petit Gateau de Chocolate

Petit Gateau de Chocolate

Bendito seja o francês que teve a ideia de combinar um bolinho de massa fofinha e recheio de ganache de chocolate com sorvete delicioso de baunilha.

O petit Gateau é a sobremesa ideal para fechar a noite romântica, pois se quiserem ficar ainda mais juntinhos, podem dividir o mesmo prato desta iguaria.

Acessar a receita de Petit Gateau de Chocolate

Creme Bruleè

Creme Bruleè

Por fim, outra sobremesa tão francesa quanto a Torre Eiffel é o magnífico Creme bruleè.

Escolhemos uma receita simples e bem prática para você preparar sem erros em casa, e formar aquela crosta caramelada, que dá uma sensação ótima de quebrar com a colherinha.

Voilá, jantar romântico completo, com toda a característica culinária da França. Combine entradas, pratos principais e sobremesas como preferir, e se quiser ir além, aqui no CyberCook temos ainda mais receitas francesas para você aproveitar.

Acessar a receita de Creme Bruleè

Rosas, vinhos e Debussy

Além da comida, você pode também pensar na ambientação como um todo, para trazer ainda mais ar de França para sua casa.

Uma recomendação é colocar a trilha sonora do compositor impressionista Claude Debussy, pois quando começar tocar Clair de La Lune, você e seu amor já vão sentir-se nas ruas de Paris.

Um bom vinho francês também vale a pena ser saboreado para complementar essa atmosfera parisiense e ainda você pode decorar o ambiente de forma simples mais impactante, com rosas e luzes diferentes para dar a ambientação necessária.

Com tudo isso preparando o terreno, a hora de sentar a mesa para comer, vocês já vão estar totalmente imersos no clima francês, e aí é só saborear os pratos e curtir a noite.

Guarde um pouco de vinho para depois do jantar, para finalizar a noite com uma bela taça antes de partir para os momentos mais íntimos do casal.

Enfim, esperamos que todas essas dicas possam ajudar para que seu Dia dos Namorados tenha todo o romantismo que o casal merece.

Não esqueça de compartilhar conosco as fotos do seu momento, marcando o CyberCook nas redes sociais.

Feliz Dia dos Namorados e bom apetite.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: