Feijão: o queridinho dos brasileiros

Publicada em: 02/06/2020 10:50

O feijão é um dos alimentos mais consumidos no Brasil e uma das principais fontes de proteína, fibras, ferro, magnésio, zinco e potássio. Além disso, devido ao seu baixo teor de gordura e sódio, é indicado para hipertensos e colabora na prevenção e tratamento de distúrbios cardiovasculares, diabetes, obesidade e câncer.

É um alimento extremamente versátil, podendo ser consumido em diversas formas. Desde caldos, cremes, cozido, na salada e até hambúrgueres. Outra forma que vem sendo explorada ultimamente é a farinha de feijão branco, rica em uma proteína chamada faseolamina. Segundo especialista ela inibe em até 20% a absorção de carboidratos na corrente sanguínea, auxiliando na perda de peso.

Reunimos algumas dicas e receitas de feijão para que você possa desfrutar cada vez mais desse alimento extremamente saudável e amado por nós brasileiros. Confira!

1. Para dar mais sabor ao feijão, experimente trocar metade da água do cozimento por um caldo saboroso de carne ou legumes.

2. Para um feijão mais rico, cozinhe-o com toucinho defumado em cubinhos ou linguiça paio em rodelas.

3. A escolha certa: o feijão fica pronto mais rápido quando cozido na panela de pressão. A vantagem de cozinhar em panelas grossas é ter controle da textura do caldo, podendo-se ajustá-la pingando água à medida que o caldo evapora, e manter a integridade dos grãos de feijão.

4. Deixe o feijão de molho por, no mínimo, 2 horas (8 horas para o feijão preto) antes de cozinhar, isso auxilia na redução de antinutrientes.

Feijão Cozido

Começando com o clássico feijão cozido. Essa receita pode ser feita com o tipo de feijão que você preferir, deixe de molho por 8 horas antes de cozinhar, isso irá auxiliar na eliminação de antinutrintes. 

feijao/cybercook

Creme de Feijão com Couve

Experimente esse creme de feijão com couve nos dias mais frios, além ser altamente nutritiva, é deliciosa. Sirva acompanhado de uma torrada ou como entrada.

cremedefeijaocomcouve/cybercook

Feijão Tropeiro

Preparação tipica mineira, é praticamente uma refeição completa mas é geralmente servido como acompanhamento.

feijaotropeiro/cybercook

Salada de Feijão Branco

Como foi mencionado no inicio, o feijão branco é extremamente proteico e muito saboroso. Experimente preparações mais leves como essa salada, você vai se surpreender! Uma ótima opção para fugir do convencional alface e tomate. 

saladadefeijaobranco/cybercook

Hambúrguer de feijão preto com quinoa

Talvez você nunca tenha ouvido falar ou visto um hambúrguer vegetariano de feijão, mas ele existe e é incrível! Experimente essa receita e surpreenda seus amigos vegetarianos.

hamburguerdefeijaopreto/cybercook

Feijoada Simples e Rápida

A primeira refeição que vem a mente quando mencionamos feijão é a feijoada, por isso ela não podia faltar em nossa lista. Você pode optar por uma versão mais saudável e acrescentar apenas as carnes magras. 

feijoadasimpleserapida/cybercook

E ai, gostou das dicas?? Compartilhe com seu amigos e conte pra gente o que achou!

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: