O fondue de queijo está para o frio assim como a cobertura de chocolate está para o bolo de cenoura: sem um, o outro fica um pouco sem graça. A diferença é que bolo de cenoura a gente pode comer sempre, já o fondue só aparece no inverno, então é hora de aproveitar ao máximo e fazer um delicioso e cremoso fondue de queijo aí na sua casa!
Essa é uma receita típica da Europa e que foi criada na Suíça, onde o queijo reina como um dos produtos mais importantes de todos e o frio atrai ainda mais as receitas cremosas. Isso tudo mais a cultura de tomar vinho fizeram do fondue de queijo uma paixão mundial para o inverno e para os apaixonados, já que normalmente a data de dia dos namorados casa com a chegada do frio.
É muito fácil fazer esse prato em casa e se você quer algumas dicas, então veio ao lugar certo.
O que você encontra nessa matéria
- Como fazer fondue de queijo
- Porque o fondue de queijo talha
- Acompanhamentos para o fondue de queijo
- Como fazer fondue de queijo no pão italiano
- Quantidade de fondue para cada pessoa
- Receita de fondue de queijo
Como fazer fondue de queijo
O fondue de queijo não é só queijo derretido e também não é queijo derretido com creme de leite. A combinação certa precisa do equilíbrio dos queijos mais gordurosos com os mais duros. Na receita original mistura-se o emmenthal com o gruyère, na receita que trazemos no fim da matéria, a combinação é de cheddar, requeijão e parmesão.
O amido de milho é muito importante, mas assim como em outros preparos, esse ingrediente pode ser um pouco traiçoeiro, então vale a pena prestar atenção.
Porque o fondue de queijo talha?
Alguns motivos para o seu fondue talhado:
- Se você usou creme de leite, não deixe ferver. Se deixou, já sabe.
- Se está usando queijo fracionado, principalmente mussarela, talhar é um risco que você corre. Então fique de olho para o caso de começar a formar pelotas e mexa bastante.
- Como dissemos, o amido de milho (maizena ou roux também) pode ser traiçoeiro. O indicado é dissolver em um copo de água e só então adicionar à panela, mexendo bastante para dissipar bem.
Acompanhamentos para fondue de queijo
O fondue de queijo fica uma delícia com acompanhamentos que não pesem muito. O mais indicado é pão italiano (a casa dura não deixa que ele se desfaça dentro do fondue) e batata cozida (assim como o pão, não pode estar muito mole).
Mesmo assim você pode usar algumas carnes em pedaços pequenos, desde que frite-as antes. Sempre pensando no equilíbrio, já que o queijo vai ser pesado.
Como fazer fondue de queijo no pão italiano
O pão italiano fica tão gostoso com o fondue que dá até para fazer um dentro do outro!
A ideia é pegar um pão grande o suficiente para a sua receita, preparar o fondue na panela e servir dentro do pão redondo com um buraco no meio. Além de uma apresentação super chique, você ainda aproveita o pão no fim e tem uma louça a menos para lavar!
Qual a quantidade certa de fondue para cada pessoa?
Dá para calcular umas 100 a 150g de queijo por pessoa para não desperdiçar. Já os acompanhamentos vão depender muito dos escolhidos para a noite de fondue, mas um pão italiano dá para 3 ou mais pessoas, isso se não tiver batata também.
Receita de fondue de queijo
Ingredientes
- 200 gr de cheddar
- 200 gr de requeijão
- 100 gr de parmesão ralado
- 1/2 xícara (chá) de amido de milho
- 1/2 xícara (chá) de vinho branco
- 1/2 xícara (chá) de leite
- 3 dentes de alho
- 2 colheres (chá) de noz-moscada
- Sal a gosto
- Pimenta-do-reino preta a gosto
- 1 unidade de pão italiano bola em cubos pequenos
Como Fazer
- Coloque na panela, em fogo baixo, os dentes de alho amassados, o cheddar e o requeijão. Mexa devagar.
- Acrescente o vinho, o leite e o amido (dissolvido em um pouco do leite).
- Misture e acrescente o parmesão ralado, sal, noz-moscada e a pimenta-do-reino.
- Continue cozinhando até achar que atingiu consistência boa para servir. Sirva com pão italiano.
Gostou? Compre essa receita aqui! | Receba em casa
Veja mais matérias sobre fondue e pratos de inverno