Em épocas em que a temperatura começa a dar aquela baixada, a ideia de uma sopa começa a ganhar força no nosso dia-a-dia.
Das várias opções, uma que queremos destacar é a sopa de legumes, uma receita que está na culinária da humanidade há tanto tempo que é difícil até cravar um período de surgimento.
Venha aprender mais desse prato, com uma receita maravilhosa e encorpada de sopa de legumes.
Boa leitura.
Um prato tão antigo quanto a culinária
Em vários períodos da história da civilização humana, a escassez de alimentos foi algo muito presente. Houveram guerras, pestes e intempéries naturais que causavam um estado de fome muito grande.
É nessas horas que o instinto de sobrevivência aliado a criatividade do ser humano se mostra eficiente, pois uma forma muito boa de fazer a comida render é adicionando água e fazendo um belo cozido.
Basicamente estamos falando das sopas, que provavelmente é tão antiga quanto a culinária em si, pois vestígios arqueológicos mostram que os primeiros humanos que se juntavam em pequenos grupos já usavam utensílios rústicos para fazer cozidos.
E lembrando que sopa apesar de ser uma forma fazer os alimentos render, não significa que tenha de ser rala, pelo contrário, essa versão da sopa de legumes clássica é bastante encorpada, com caldo saboroso e pedaços dos vegetais e carnes para dar textura.
Receita de sopa de legumes
Nesta versão recomendamos legumes variados para dar bastante sabor e também o uso do acém que apesar de ser um corte mais magro, libera muito sabor se aproveitando do cozimento lento.
Ingredientes
- Óleo de soja 1 colher (sopa)
- Cebola 1 unidade
- Cenoura 1 unidade
- Repolho 1/2 unidade
- Abobrinha 1 unidade
- Acém 500 gramas
- Batata 4 unidades
- Tomate 2 unidades
- Água 2 litros
- Sal 1 pitada
- Pimenta-do-Reino Preta 1 pitada
Como fazer sopa de legumes
- Numa panela grande, esquente bem o óleo em fogo alto, junte a cebola, a cenoura, o repolho e a abobrinha.
- Cozinhe até que os legumes fiquem dourados, mexendo frequentemente. Retire-os com a escumadeira e reserve-os.
- No mesmo óleo da panela, doure os cubos de carne mexendo frequentemente, até que fiquem corados.
- Coloque na panela, juntamente com a carne, os legumes reservados, as batatas e os tomates, o restante dos ingredientes e deixe levantar fervura.
- Abaixe o fogo, tampe e cozinhe até que a carne e as batatas estejam macias.
- Acerte o sal e a pimenta e já está pronto!
A técnica de cozimento em fogo baixo e mais lento é o que deixa essa receita com os legumes na textura certa, a carne macia e ainda solta todos os aromas para o caldo, fazendo o resultado final ser delicioso.
Se quiser turbinar suas sopas, temos ainda essas variações ótimas para testar:
- Sopa de Legumes com Carne e Camarão
- Sopa de Frango com Legumes
- Sopa de Legumes Simples
- Sopa de Legumes e Carne Bovina
Sopa é jantar e muito mais
Historicamente a sopa é um prato muito importante para a vasta maioria das culturas mundo afora, sendo que praticamente todo país tem sua receita tradicional do prato.
Ou seja, não só sopa é jantar, como para muitos é um patrimônio gastronômico, principalmente em casos de países que sofreram com períodos de escassez de alimentos e acharam no prato uma forma de superar adversidades até em tempos de guerra.
Então, vamos conhecer algumas sopas icônicas com peso histórico para algumas nações
Sopa Romana
Esta é uma sopa para quem gosta de sustância mesmo, pois leva toucinho, presunto gordo, legumes e várias outras iguarias irresistíveis.
A sopa romana é ideal para uma ocasião em família e tem um caldo encorpadíssimo e extremamente saboroso.
Sopa de Shitake
No Japão é um dos tipos de sopa mais consumidas, e tudo por lá é feito bem lentamente para o caldo encorpar.
Para mais praticidade você pode usar uma mistura pronta de sopa de creme de queijo e caprichar bem no shitake, assim ter uma sopa vegetariana para variar o cardápio.
Sopa Borscht
Esta é a sopa símbolo da Rússia e tem essa cor característica de um roxo bem vivo que vem da beterraba.
A sopa borscht é bem saborosa e como leva creme de leite no preparo, fica com um caldo bem grosso e cremoso, além de ser linda na mesa ao servir.
Por fim, opções de jantar é o que não falta, e com tanta fartura você vai esquecer essa ideia de que sopa não é janta, e embarcar num mundo de caldos saborosos repleto de legumes com textura macia.
Aposte nessa sopa de legumes deliciosos para enfrentar o friozinho do inverno.
Bom apetite.