Fala aí, você é mais da fondue doce ou da fondue salgada?
Quando vem o frio, todo mundo tira aquele suéter felpudo ou o edredom do fundo do armário e se prepara para comer um monte de coisa quentinha e confortável. É quando todo mundo lembra que existe a fondue e corre para lotar os restaurantes e chalés para comer muito queijo derretido nessa receita deliciosa, criada lá na Suíça.
Se você é do #timefonduesalgado, seja ele de queijo ou de carne, chegou na matéria certa e aqui tem bastante dica para você fazer e combinar a sua fondue salgada em casa, convidando seus amigos, familiares para abrir aquele vinho e se deliciar com toda a cremosidade desse prato.
“A” fondue ou “O” fondue?
A gente está acostumado a dizer “o” fondue, né? Porém, como é uma palavra da língua francesa (que é uma das faladas na Suíça), como mousse, por exemplo, aqui no Brasil ela é do gênero feminino! Curioso, né?
Receita original de fondue salgada
Como é uma receita criada na Europa, é de se esperar que os ingredientes tradicionais sejam os de lá. Queijos, temperos, vinhos e outras bebidas, que podem ser encontrados por aqui, mas que vão precisar de uma boa pesquisa.
Os principais utilizados na Suíça são os queijos Emmental e o Gruyère, por terem o equilíbrio de gordura e cremosidade certo. Além deles, o vinho branco, alho, amido de milho, pimenta-do-reino, e o mais inusitado: licor de kirsch, ou melhor, de cereja azeda!
Quer o passo a passo? Dá uma olhada aqui nessa receita de fondue neuchateloise
Como fazer fondue salgada
Ah, mas é muito caro ou não encontro o emmenthal e o gruyère…
Não tem problema nenhum! É uma receita de queijo, e queijo diferente é o que não falta no mundo! Pode ser uma receita diferente da original, mas vai continuar sendo fondue salgada deliciosa e cremosa, o importante é procurar queijos de qualidade, independentemente do tipo dele!
Dá uma olhada nessa receita aqui, por exemplo:
Ingredientes
- 1 lata de creme de leite
- 1 copo de requeijão
- 200 gr de muçarela ralado
- 200 gr de provolone ralado
- 200 gr de gorgonzola picado
Como fazer
- Em uma panela, aqueça o creme de leite com o requeijão em fogo médio até começar a borbulhar.
- Adicione o queijo gorgonzola, abaixe um pouco o fogo e mexa até o gorgonzola incorporar bem à mistura. Acrescente o queijo muçarela e depois o provolone.
- Continue mexendo até que todos os queijos tenham derretido por completo, ficando uma mistura homogênea. Transfira para a panela de fondue.
- Sirva com pães, torradinhas, presunto cortado em tirinhas, salame, linguiça fina frita, pedacinhos de legumes, frango e carne, entre outras opções.
E claro, todos esses ingredientes você encontra lá no Carrefour ! Nesse link você pede e recebe aí na sua casa!
Porque fondue de queijo talha?
Se a sua fondue talhou, tem algumas coisas que podem ter saído do preparo ideal. Estamos falando de queijo derretido, ou seja, leite. E sabemos que o leite pode ser traiçoeiro.
- Se você ferver a fondue depois de misturado, ela pode talhar. Mantenha uma temperatura suficiente para derreter os queijos e misture bem, mexendo sempre.
- O vinho é bem importante para deixar cremoso no ponto certo e não muito puxa. Os países europeus usam vários tipos de bebidas ácidas para fazer essa função junto com o vinho.
- Normalmente se usa amido de milho, que é um espessante chatinho de usar. A dica é colocar de pouquinho, sempre diluído em água até chegar no ponto.
Acompanhamentos para fondue salgada
Sem segredo: pão! Principalmente os tipos de pão que tenham casca, para não desfazer e ficar tudo na panelinha de fondue.
Além do pão, você também pode acompanhar sua fondue salgada com carne, frango, embutidos e alguns legumes (lembre-se de usar pedaços pequenos, tipo uma mordida só). Seja só com pão ou com as carnes e legumes, o vinho na taça é uma companhia tão boa quanto seus convidados!
O que é fondue de carne?
Como falamos, dá para colocar carnes e embutidos para acompanhar sua fondue, porém existe uma outra receita de fondue que combina ainda melhor com carnes: a de óleo quente, também chamada de Chinoise!
Você basicamente coloca óleo quente no lugar do queijo na panelinha e frita as carnes ali na hora. Na Europa essa modalidade ainda pode ser feita com vinho quente ou até mesmo água, sempre temperada com ervas e temperos especiais.
Vale a pena experimentar, não é? Dá até para preparar uns molhos deliciosos, como mostarda e mel, para dar ainda mais sabor e não abrir mão da cremosidade da fondue salgada!