Espaguete à Carbonara, sofisticação em 4 ingredientes

Publicada em: 14/10/2021 17:56

Para um jantar especial a dois, é sempre bom ter uma receita com um ar requintado, e nada melhor que um espaguete à carbonara para causar esse impacto.

Esse prato italiano tão tradicional, numa versão bem explicada para você preparar e surpreender a pessoa amada no próximo jantar.

Boa leitura.

Complexidade em poucos ingredientes

Os italianos são os reis das pastas, não tem como negar, só que a maioria delas não são tão elaboradas quanto parecem, e acabam se valendo mais de uma boa técnica do que da variação de ingredientes.

No caso da carbonara, a receita clássica romana leva apenas 4 ingredientes, que bem aplicados entregam um prato espetacular.

Basicamente além do macarrão, o carbonara tradicional levava queijo pecorino, pimenta do reino, ovos e o guanciale, que é um tipo de bacon feito da bochecha do porco, sendo assim mais suave no sabor e mais delicado na textura.

Porém, a receita saiu do país da bota e foi ganhando outros contornos ao redor do mundo, até porque o pecorino e guanciale são ingredientes limitados geograficamente, mas nem por isso quer dizer que a carbonara fica devendo, pelo contrário, é possível fazer uma versão espetacular, usando o que conseguimos encontrar por aqui.

Receita de Espaguete à Carbonara

O segredo de um bom espaguete à carbonara está nos ovos Comprar os ingredientes que precisam ser levemente batidos para dar a cremosidade certa para o prato, sem que fique o gosto forte do ovo.

Enfim, chega de papo e vamos ao preparo dessa delícia:

Ingredientes

  • Espaguete 1 pacote
  • Azeite de oliva 2 colheres (sopa)
  • Bacon 300 gramas
  • Ovo 3 unidades
  • Creme de Leite 3/4 xícara (chá)
  • Parmesão 4 colheres (sopa)
  • Sal a gosto

Já está com os ingredientes na mão? Se não, é só acessar agora o site do Carrefour e comprar tudo sem sair de casa Comprar os ingredientes.

Como fazer Espaguete à Carbonara

  1. Em uma panela coloque 4 litros de água e deixe ferver com sal por 8 minutos, em seguida coloque o macarrão e deixe cozinhar até que fique al dente.
  2. Quando estiver pronto escorra o macarrão e coloque em uma travessa.
  3. Em uma panela, aqueça o azeite e frite os cubos de bacon. Escorra e reserve o bacon.
  4. Em uma tigela, coloque os ovos e bata-os levemente.
  5. Acrescente o creme de leite, o sal, a pimenta, o bacon frito e o parmesão ralado e misture bem.
  6. Coloque a massa bem quente na tigela e misture ao molho até incorporar bem.
  7. A massa deve estar bem quente para que os ovos cozinhem no calor da massa.

Mais receitas de carbonara das simples às mais rebuscadas

Molhos icônicos para macarrão

Quando falamos de Itália, estamos falando de uma infinidade de tipos de massas, mas também de molhos clássicos maravilhosos.

O espaguete à carbonara é uma dessas estrelas da gastronomia italiana, porém o time de pastas icônicas com molhos maravilhosos não para aí, e por isso vamos trazer mais 3 integrantes desse seleto grupo de delícias.

Talharim à Putanesca

Talharim à Putanesca

Começamos bem com esse que é um dos molhos mais completos, com uma das massas mais gostosas.

O talharim é aquela massa longa como o espaguete, porém com uma espessura maior, que permite absorver o molho como nenhuma outra. Isso porque falamos da putanesca que  trazuma gama de recheios variados que formam um molho incrível.

Veja a receita completa aqui

Ravioli à Marinara

Ravioli à Marinara

Mais uma opção com nome bem chique para uma ocasião especial.

O ravióli é aquela massa pequena e recheada que sozinha já é espetacular, mas que acompanhada de um molho marinara bem saboroso, eleva o nível para outro patamar. 

Experimente essa delícia para uma refeição a dois que com certeza fará bonito.

Veja a receita completa aqui

Talharim ao Molho Pesto

Talharim ao Molho Pesto

Já falamos do talharim e como ele agrega muito bem o molho, por isso o foco aqui vai ser no pesto.

O molho pesto é simples na essência, porém quando bem feito melhora até saladas, o que dirá uma massa cozida no ponto certo.
Faça essa versão e conte para gente o que achou.

Veja a receita completa aqui

Por fim, com essas opções de macarrão com molhos variados você poderá fazer uma noite italiana de massas, começando pelo espaguete à carbonara, que será um ótimo cartão de visitas para mostrar sua evolução na cozinha.

Bom apetite.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: