O escondidinho mais famoso sem dúvida é o de carne seca, porém dá para economizar, aproveitar o que está parado na geladeira e fazer uma versão tão boa quanto usando a versátil carne moída.
O bom desse preparo é que é super rápido de fazer, econômico e bastante saboroso. Com esse passo a passo você fará o escondidinho de carne moída perfeito.
Boa leitura.
Origem escondidinha
O surgimento preciso da receita de escondidinho é uma incógnita, mas fortes indícios são de que tenha surgido no nordeste brasileir, porém na versão primordial era usado purê de mandioca e a carne de sol, não era nem carne seca .
Convenhamos que a base do escondidinho consiste em uma camada de recheio e outra de purê, a partir daí,o que vier depende da criatividade do cozinheiro.
Por isso mesmo, de norte a sul do país são muitas as versões de escondidinho: com purê de mandioca, de inhame e até abóbora, e recheios variados como frango, camarão e até palmito.
Para hoje vamos ao básico bem feito, que é a aposta saborosa de escondidinho com purê de batata e carne moída, opção econômica mas que não deve nada em sabor.
Receita de escondidinho de carne moída
Essa é uma daquelas receitas coringas que é sempre bom ter a mão para um preparo rápido, usando o que tiver na geladeira.
Confira o passo a passo:
Ingredientes
- Batata 2 unidades
- Leite 1/4 xícara (chá)
- Sal 1 pitada
- Óleo de soja 1 colher (sobremesa)
- Carne moída 200 gramas
- Sal a gosto
- Cebola 1/4 unidade
- Queijo Ralado 50 gramas
Como fazer carne moída
- Misture o leite morno nas batatas ainda quentes.
- Tempere com sal e mexa bem. Reserve.
- Em uma panela aqueça o óleo e doure a cebola.
- Coloque a carne e em fogo baixo cozinhe bem a carne.
- Deixe cozinhar até secar bem a água que é criada pela carne.
- Tempere com sal e reserve.
- Em um refratário coloque a carne no fundo e cubra com uma camada de purê de batatas.
- Polvilhe queijo e leve ao forno a 180ºC até dourar.
Se possível, evite o queijo ralado de pacotinho e use o parmesão ralado na hora, custa um pouco mais, porém valoriza muito o gratinado do seu escondidinho.
Aproveitando, essa mesma receita pode ser incrementada de outros modos, então dá uma olhada nessas outras versões:
- Escondidinho de Carne Moída com Mandioca
- Escondidinho Básico
- Purê de Batata Doce com Carne Moída
- Escondidinho Econômico
Pratos com camadas
O charme do escondidinho de carne moída está na harmonia entre a camada de recheio, a de purê e o gratinado no topo que traz várias texturas a cada mordida.
Essa ideia de usar camadas para valorizar os pratos é comum na cozinha e super funciona para várias receitas, escolhemos 3 que serão um sucesso aí na sua casa.
Bacalhoada
Quando se trata de pratos com camada, a batata parece ser uma constante, e nesta bacalhoada não é diferente.
Intercalando rodelas de batatas com o peixe e outros temperos, o prato ganha camadas de sabor incríveis, regadas ao final de um bom azeite e levadas ao forno.
Não espere a época da Páscoa, prepare essa bacalhoada o ano todo pois vale a pena.
Lasanha
Não tem receita que simbolize mais o uso de camadas do que a lasanha.
A ideia de intercalar molho, queijo e massa foi algo genial, por isso a lasanha é o prato favorito de muitas pessoas.
Pavê de Bis
Fechando com uma sobremesa que também tem nas camadas o seu trunfo saboroso.
O pavê de bis é o exemplo perfeito de como camadas cremosas e crocantes transformam uma sobremesa e entregam ao paladar sabores maravilhosos.
Experimente essa receita deliciosa.
Finalizando, o conceito por trás do uso de camadas na gastronomia tem a ver com fornecer contraste de texturas, pois isso aguça a percepção do paladar, trazendo sempre sensações maravilhosas.
O escondidinho de carne moída é uma opção fácil, gostosa e econômica de ter uma refeição com camadas de sabor, por isso experimente esse preparo em casa e compartilhe conosco suas impressões.
Bom apetite.