O Escondidinho de Carne Moída mais simples e gostoso

Publicada em: 24/06/2021 11:34

Adaptar as receitas clássicas é sempre uma ótima maneira de transformar um prato mais caro em algo bem mais em conta. A escolhida de hoje é o escondidinho de carne moída, uma opção deliciosa e barata de fazer.

Aposto que você já deve ter todos os ingredientes preparados aí na sua casa, então venha aprender este passo a passo para uma receita incrível.

Boa leitura.

Escondidinho de Carne Moída

Escondidinho tem que ser fácil de achar

Não se apegue ao nome “escondidinho” pois pode acabar virando uma caça ao tesouro e essa não é a ideia.

Esconder a carne na massa de batata é sim a ideia principal que nomeia o prato, mas um bom preparo de escondidinho de carne moída deve ser muito bem equilibrado.

Trabalhe as camadas para que se complementem, e que a cada garfada consiga sentir bem os sabores e texturas da batata e da carne moída se misturando. Ambos os ingredientes são bem acessíveis então você já começa economizando, aí não tem desculpa, capriche no recheio e deixe que a massa apenas ressalte os temperos da sua carne.

O parmesão ralado ao final é opcional, mas vale a pena colocar pois ele dá um gratinado sensacional para esse prato. Se só encontrar o de pacotinho use, mas essa receita merece um queijo ralado na hora.

Sem mais delongas, vamos ao preparo deste escondidinho de carne moída prático e gostoso.

Ingredientes

  • Batata 2 unidades
  • Leite 1/4 xícara (chá)
  • Sal 1 pitada

Carne moída

  • Óleo de soja 1 colher (sobremesa)
  • Carne moída 200 gramas
  • Sal a gosto
  • Cebola 1/4 unidade

Montagem

  • Queijo ralado 50 gramas

Como fazer escondidinho de carne moída

  • Misture o leite morno nas batatas ainda quentes.
  • Tempere com sal e mexa bem. Reserve.

Carne moída

  1. Em uma panela aqueça o óleo e doure a cebola.
  2. Coloque a carne e em fogo baixo cozinhe bem a carne.
  3. Deixe cozinhar até secar bem a água que é criada pela carne.
  4. Tempere com sal e reserve.

Montagem

  1. Em um refratário coloque a carne no fundo e cubra com uma camada de purê de batatas.
  2. Polvilhe queijo e leve ao forno a 180ºC até dourar.

Você também pode usar um refratário menor e intercalar camadas, isso concentra ainda mais sabor no prato e dá uma variada no visual tradicional. 

Falando nisso, há outras versões de escondidinho que você pode aproveitar e fazer, que são tão simples e tão gostosas quanto esta, confira:

Escondidinho de Carne Moída

Praticidade nutritiva com uso de carne moída

O mundo das carnes nos apresenta vários cortes nobres como a picanha e o filé mignon, e as principais diferenças entre eles está na maciez e sabor, pois quando a gente fala em valores nutritivos de proteínas, dá para se beneficiar muito bem da carne moída.

Geralmente usam-se cortes popularmente chamados “de segunda” para moer, como patinho e coxão duro, pois são partes que normalmente tem uma dureza maior ao mastigar.

Contudo, esses cortes possuem menos gorduras com bastante quantidade de proteínas, então é ideal para quem está numa dieta, por exemplo, pois é bem mais saudável. Então, numa refeição balanceada o patinho moído vai ser mais benéfico para saúde do que uma picanha gordurosa, e bem mais barato também.

Único adendo neste ponto é ao fazer hambúrguer,que normalmente também usa patinho e coxão duro moído, mas é essencial ter mais alguma carne mais gordurosa para dar a liga do disco de carne.

Cozinha econômica é com carne moída

Além da praticidade, a carne moída tem um bom custo benefício, pois normalmente é bem mais em conta que os demais cortes e pode ser armazenada congelada por bastante tempo.

Agora, isso não quer dizer que você deva comer sempre do mesmo jeito, muito pelo contrário, há muitas receitas deliciosas e econômicas onde a carne moída pode brilhar.

Esse escondidinho de carne moída que você acabou de aprender é um belo exemplo, e ainda vamos trazer mais 3 receitas ótimas para aproveitar o máximo deste ingrediente versátil.

Carne Moída de Microondas

Carne Moída de Microondas

Começando com o básico para você ter uma opção para um dia corrido.

Essa carne moída de micro-ondas fica pronta em 25 minutos e o ideal é caprichar bastante nos temperos para ter muito mais sabor.

Essa opção vai muito bem com pão, então se precisar de um lanche rápido, um sanduíche com esta carne moída é uma ótima pedida.

Consultar a receita

Almôndegas

Almôndegas

Um passo além, mas sem fugir do tradicional, com essas belas almôndegas.

Também é uma opção econômica, de preparo rápido, que você pode comer na janta ou mesmo reservar para fazer aquela macarronada especial.

Consultar a receita

Enroladinho de Carne Moída

Enroladinho de Carne Moída

Por último uma receita turbinada para você surpreender no jantar em família.

Este preparo fica semelhante a um bolo de carne, porém com a adição de bacon, presunto e aquela mussarela derretendo, esse enroladinho de carne moída fica espetacular.

Consultar a receita

Com todas essas receitas práticas e econômicas, sem dúvidas você vai olhar para carne moída com mais carinho. Faça este escondidinho em casa e mande para gente compartilhar aqui.

Aproveite para conhecer nossa sessão completa de receitas com carne moída para aproveitar o máximo desse ingrediente incrível.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: