Cremoso, aerado e geladinho. Consegue adivinhar de que doce estamos falando? Se o título logo aqui acima já não fosse suficiente, a chance de você adivinhar que estamos falando da Mousse já seria grande. É um doce clássico tão saboroso que o mundo já conhece e adora há séculos! Essa receita já é normalmente gelada, mas para um bom brasileiro acostumado com o calor ainda precisaria de mais refrescância, por isso temos aqui a Mousse de Maracujá!
Clássica e deliciosa, porém com seus pequenos truques que fazem grande diferença na hora da finalização. Então confira uma receita de Mousse de Maracujá e mais algumas dicas!
Nevou aí também?
O mais importante em uma receita de mousse, qualquer que seja o sabor dela, é a textura aerada. Ela pode ser obtida a partir das claras em neve ou com chantilly, para os que têm alguma restrição com ovo. O objetivo é ter um ingrediente que consiga agregar ar à massa e isso acontece nesses dois pois ambos têm proteínas que criam uma rede e seguram as bolhas de ar. Porém, a própria clara em neve tem seus truques:
- O ponto ideal é o de pico, ou seja, quando as “torres” de clara ficam no formato de suspiro. Nesse momento ela já agregou bastante ar.
- Cuidado com a água ou outros respingos, você não vai conseguir o ponto certo caso a batedeira ou bowl estejam sujos.
- Você pode fazer chantilly vegano com leite de soja, suco de laranja, açúcar cristal e emulsificante. Dá uma olhada na receita aqui.
Pense na apresentação
Dependendo da receita que você queira fazer, a textura da mousse pode mudar. Calma, o objetivo sempre vai ser o aerado, mas talvez você queira sua mousse de maracujá mais mole ou mais dura.
Por exemplo: se quiser servir a mousse em uma taça, você quer a textura padrão, aerada e cremosa, porém se quiser fazer um bolo recheado, precisa de uma mousse mais consistente que não vaze pelos lados quando for montar o bolo. Ou então você só quer uma mousse bem prática. Nesses dois últimos casos, nossa dica é usar gelatina, em uma quantidade equilibrada para não perder a cara de mousse.
Receita de mousse de maracujá prática com 4 ingredientes
Ingredientes
- Leite condensado 1 lata
- Creme de Leite 1 lata
- Suco de maracujá 250 mililitros
- Gelatina sabor Maracujá 1 caixinha
Modo de preparo
- Faça a gelatina como de costume, mas no lugar da água gelada coloque o suco de maracujá.
- Despeje o leite condensado no liquidificador, coloque a gelatina com suco e dê uma leve batida.
- Por último acrescente o creme de leite e bata pouco, só para misturar.
- Coloque em tacinhas e leve a mousse de maracujá para gelar.
Já está com os ingredientes na mão? Se não, é só acessar agora o site do Carrefour e comprar tudo sem sair de casa .
Se a ideia for diferente você pode fazer outras receitas de Mousse de Maracujá.
- Mousse de maracujá com cobertura de chocolate
- Bolo mousse de maracujá
- Torta mousse de maracujá fácil
- Mousse de maracujá vegana
Mousse de todos os jeitos
Neste ponto você já deve ter colocado sua mousse para gelar, e já viu que não é nenhum bixo de sete cabeças acertar a clara em neve ou o chantilly. Agora é hora de conhecer as outras muitas versões de mousse para fazer nas próximas vezes:
Mousse prestígio
Mousse de chocolate é uma das mais clássicas, mas é só aqui no Brasil mesmo que a receita é elevada a um nível ainda mais saboroso, aquele que mistura o chocolate com coco e faz o famoso prestígio.
Mousse romeu e julieta
Quer mais uma mistura bem tradicional por aqui? Queijo e goiabada, ou melhor, romeu e julieta, mas agora em uma versão ainda mais requintada e aerada. Bem chique essa, perfeita para um jantar especial.
Mousse de limão fácil
Essa talvez consiga ser mais refrescante do que a mousse de maracujá, mas com uma ideia diferente. O azedinho do limão é espetacular tanto quanto o do maracujá, mas pode-se dizer que é ainda mais fácil de usar.
Mousse de frango super colorido
Essa aqui é para te pegar desprevenido, caso não conheça todo o potencial da mousse! Sim, existem muitas receitas de mousses salgadas e são todas deliciosas.
Mousse de tomate seco e maionese
Mais uma salgada para fechar com chave de ouro. Pode testar, vai ver como é surpreendentemente gostoso.
Mousse como base da cozinha
A última dica é na verdade uma ideia. Os processos que você aprende e aperfeiçoa fazendo uma mousse são importantes para vários outros momentos de um cozinheiro.
A clara em neve é extensamente utilizada para trazer essa sensação mais leve para doces e outros pratos. A organização e limpeza, que deve ser minuciosa para que a clara em neve dê certo, é base de um bom cozinheiro e, por fim, a escolha dos ingredientes de acordo com o objetivo final, que muitas vezes muda os caminhos da receita é só o que você precisa para começar a fazer suas próprias criações!
Continue sempre melhorando suas habilidade e surpreenda!