Dicas para aproveitar melhor o seu freezer

Publicada em: 23/03/2020 18:55

O congelador é um excelente aliado na hora de não deixar a comida estragar. Em tempos em que as pessoas estão cozinhando com mais frequência e em maior quantidade, alguns cuidados precisam ser tomados para que a comida - cozida ou não - não seja desperdiçada.

Para ajudar na sua alimentação e evitar o desperdício, o CyberCook separou algumas dicas de como organizar um freezer e aproveitar o máximo esse poderoso eletrodoméstico para conservação.

Dicas de como organizar o freezer

1. Use potes de plástico com tampa ou sacos hermeticamente fechados (lacrados contra a entrada de ar), desde que eles tenham tampa plástica ou sejam fechados hermeticamente.

2. Potes retangulares aproveitam melhor o espaço e criam uma unidade para o refrigerador: é mais fácil de "encaixar" dois potes retangulares que dois retângulos.

3. Não encha demais o refrigerador. Quanto menos espaço livre no freezer, mais duro ele vai trabalhar para resfriar tudo. Recomenda-se ocupar até 80% do espaço do freezer.

4. Uma dica é etiquetar a embalagem com a data do congelamento. Assim, você verifica se o produto está bom para consumo sem precisar ficar abrindo o pote.

5. Separe as carnes em quantidades apropriadas para cada refeição. Assim, você usa o conteúdo todo em vez de abrir o pote/saco várias vezes para pegar um pouco.

Dicas de congelamento/CyberCook

Dicas de como conservar alimentos no freezer

6. Sobras podem ir ao congelador depois de algumas horas em temperatura ambiente. Pratos como sopas e lasanhas podem durar até quatro meses se devidamente embalados em um pote com tampa hermética.

7. Frutas mudam de textura no congelador, por serem feitas de muita água. Dependendo do uso, você pode conservar o extrato da fruta, em vez da fruta inteira.

8. Carnes duram bastante tempo, desde que a embalagem original não tenha sido violada ou a carne esteja em uma embalagem protegida de ar. No caso de aves, como frango e peru, não congele de novo depois de descongelar: o risco de acumular bactérias é maior. Já peixes e frutos do mar podem ser congelados novamente, desde que muito bem embalados.

9. Sobre os laticínios: sorvete e manteiga são os únicos derivados do leite que ficam bons depois de congelados.

10. Comidas que não ficam bem no congelador: ovo cozido, salada, macarrão cozido, creme de leite, maionese (o prato), gelatina, geléia de fruta e a maioria das comidas fritas (com exceção de batatas fritas e aneis de cebola).

11. Temperos que não ficam bem no congelador: pimenta pode ficar mais forte e amarga, cebola muda de sabor durante o congelamento.

Para conhecer mais dicas de conservação, conheça nosso especial de sobre congelar e descongelar no dia a dia.

Receitas para congelar

E para você que gosta de cozinhar em grande quantidade para reaquecer fácil depois, o CyberCook separou 7 receitas fáceis de congelar e requentar depois de cozidas:

Feijão tradicional

Feijão tradicional/CyberCook

Arroz cozido

Arroz cozido/CyberCook

Molho bolonhesa

Molho bolonhesa/CyberCook

Lasanha à bolonhesa para congelar

Lasanha à bolonhesa/CyberCook

Panquecas para congelar

Panquecas para congelar/CyberCook

Almôndegas

Almôndegas/CyberCook

Hambúrguer vegano de lentilha

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: