Um dos cortes bovinos mais saborosos e mais complicados de se trabalhar é a costela, pois é uma parte que tem bastante gordura entremeada. Por isso é preciso paciência para que seu cozimento atinja o ponto ideal.
Ou, você pode usar um utensílio incrível: a panela de pressão, então venha ver hoje como fazer uma costela na pressão que fica desmanchando de tão macia.
Boa leitura.
Ponto de suculência ideal
Sempre que vamos cozinhar ou assar qualquer tipo de carne, o que buscamos é o ponto perfeito de textura macia com interior suculento, e claro que alguns cortes são mais fáceis de fazer e outros requerem um pouco mais de técnica e principalmente paciência.
A costela é um desses cortes, pois é uma parte do boi que tem ossos largos, carne alta e uma capa de matambre, por isso necessita de um cozimento lento em temperatura controlada para ficar suculenta.
A vantagem do cozimento lento para costela é que a carne possui muita gordura entremeada, ou seja, entre as fibras, e conforme vai derretendo aos poucos, vai deixando a costela incrivelmente suculenta.
Há muitos modos de preparar a costela bovina para que chegue no ponto ideal, na brasa, no bafo, no forno e até no chão como fazem no sul do Brasil, porém na cozinha de casa dá para fazer na panela e em dois tipos diferentes.
Primeiro temos um tipo de panela que tem ganhado muito espaço recentemente a low cooker (cozimento lento) que é uma peça de cerâmica que vai dentro de um compartimento com mecanismo de aquecimento onde é possível controlar a temperatura para fazer ensopados que necessitam de um tempo maior para ficar na textura certa.
A segunda opção é a nossa boa e velha panela de pressão, que encurta o tempo de cozimento da costela e deixa-a bastante suculenta, e é a opção que vamos utilizar no preparo de hoje.
Receita de costela na pressão
É ideal que você conheça a potência do seu fogão para determinar o tempo de cozimento, em todo caso, a panela de pressão vai deixar a costela no ponto em menos de uma hora e assim você consegue um prato maravilhoso com bastante praticidade.
Vamos ao passo a passo:
Ingredientes
- Costela de Boi 1 quilo
- Caldo de carne 3 tabletes
- Cebola 6 unidades
Como fazer costela na pressão
- Forre o fundo de uma panela de pressão com 3 cebolas partidas (não muito finas).
- Arrume os pedaços de costela em cima da cebola, adicionando após, a cebola restante.
- Coloque os 3 caldos de carne na panela, fechando em seguida (não precisa acrescentar água, já que ela brotará da cebola e da própria carne em quantidade suficiente).
- Inicie o cozimento da carne em fogo alto, após a panela começar a fazer barulho de pressão, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 30 minutos.
- Dependendo da força do fogão, esse prazo pode ser um pouco maior.
- Após, desligue e está pronto para servir.
Para turbinar sua costela na pressão, aproveita para inserir outros ingredientes no cozimento que vão agregar mais sabor e textura ao prato, confira algumas dicas para te inspirar:
- Costela Cozida na Cebola
- Costela Ensopada com Batatas
- Costela com Linguiça na Pressão
- Costela na Pressão Sem Água
Assando na Panela e dando acabamento no forno
Uma das melhores maneiras de se trabalhar com carne na cozinha é na churrasqueira, pois assim conseguimos controlar o ponto dos assados e ainda vem aquele sabor de defumado maravilhoso. Contudo, nem todo mundo tem o tempo ou mesmo a churrasqueira para fazer esse preparo com frequência, por isso é preciso ter opções para cozinhar do modo tradicional e conseguir bons resultados.
A costela na pressão é um bom exemplo disso, mas outros cortes você pode utilizar de opções diferentes para atingir novos níveis de sabor.
Por exemplo, a picanha, que é um dos cortes mais amados pelos brasileiros, pode ser feita na frigideira em fogo baixo para médio para conseguir a reação de maillard, que é aquela crostinha caramelizada deliciosa.
O único problema é que na frigideira somente é difícil acertar o ponto interno, por isso a dica é levar ao forno por alguns minutos até chegar na textura desejada. Lembrando que a potência do forno faz diferença no tempo de preparo, por isso é bom testar como funciona no seu.
Essa técnica vale também para outros cortes e não só bovinos, pois a ideia principal é ter a crosta caramelizada pela reação de maillard e o interior no ponto que você preferir.
Então, com essa técnica de costela na pressão e outros cortes na frigideira, basta um vinagrete e uma farofinha para ter um simulacro de churrasco feito no fogão.
Bom apetite.