Como usar panela de pressão: dicas de uso e receitas!

Publicada em: 25/03/2020 14:30

Devido ao maior número de pessoas em casa durante o período de quarentena do Coronavírus, cozinhar em casa se tornou um hábito mais comum. Uma das maiores aliadas nessas horas é a panela de pressão, um dos utensílios mais rápidos e eficientes para se cozinhar.

Algumas pessoas temem esse tipo de panela pelo medo de acidentes, mas com o tempo surgiram outros tipos de panela de pressão mais modernas, como a panela de pressão elétrica, que facilita o trabalho de liberar a pressão com segurança. Para mostrar que ela não é um bicho de sete cabeças e sim uma excelente ferramenta na cozinha, o CyberCook preparou um especial sobre o que fazer com a panela de pressão, com dicas e receitas.

Entendendo a panela de pressão

A panela de pressão é uma panela tampada e vedada por uma borracha, que não permite que o ar sai enquanto o alimento é cozido. É que a pressão atmosférica faz os alimentos cozinharem até três vezes mais rápido. Sem a tampa, ela se torna uma panela comum, com um cozimento muito mais lento. Na pressão, você coloca o alimento a ser cozido e algum líquido (seja um molho ou água), sempre deixando espaço para que a pressão circule.

CyberCook

Como tirar pressão da panela

A maneira mais segura e recomendável é deixar a pressão sair naturalmente: a pressão vai levantar a válvula de escape e liberar a pressão enquanto o alimento termina de ser cozido, o que pode levar de 10 a 20 minutos. Panelas mais modernas têm uma segunda válvula, normalmente um botão vermelho na tampa da panela, que pode ser levantada.

Existe outra maneira usada pelo conhecimento popular, mas que não pode ser usada em panelas elétricas: colocar a panela de pressão debaixo da torneira, molhando-a com água fria. É importante se lembrar de não deixar a água entrar em contato com a válvula de escape, ou você pode sofrer um acidente. Deixe a água correr pelo corpo da panela e a pressão sairá sozinha.

Nas duas maneiras, é fundamental garantir que toda a pressão foi embora da panela. Você pode fazer isso levantando a válvula, depois que ela parou de funcionar naturalmente. Até lá, deixe-a fazer o trabalho dela.

Receitas na panela de pressão

Agora que você pegou algumas dicas de como funciona panela de pressão, que tal fazer algumas receitas com ela? Confira 5 receitas que aproveitam toda a técnica e rapidez desta panela.

Galinhada de Panela de Pressão

galinhadanapaneladepressão/cybercook

Doce de abóbora

Doce de abóbora/CyberCook

Macarrão na panela de pressão

Macarrão na panela de pressão/CyberCook

Antepasto de berinjela na panela de pressão

Antepasto de berinjela na panela de pressão/CyberCook

Sardinha na Panela de Pressão

sardinhapaneladepressão/cybercook

Gostou das dicas? O CyberCook tem ainda um especial com outra ferramenta poderosa e prática: a AirFryer.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: