Como temperar carne moída para fazer rocambole e muito mais

Publicada em: 11/05/2021 12:33

A carne moída é um dos maiores "coringas'' da culinária brasileira, podendo ser uma mistura rápida para um dia corrido, passando por um hamburger gourmet ou até mesmo um rebuscado rocambole caprichado no recheio.

O primeiro passo é saber fazer um bom tempero na sua carne moída para extrair o máximo de sabores e aproveitar uma textura suculenta.

Então prepare-se para aprender truques para fazer uma boa carne moída e usá-la em várias receitas, incluindo um rocambole maravilhoso.

Boa leitura.

Como temperar carne moída

A criatividade dos franceses no uso da carne moída

O ato de moer a carne foi uma forma providencial de aproveitar melhor cortes, principalmente do boi, que são mais duros. Também foi uma ótima forma de facilitar o armazenamento e fazer com que durasse mais.

Foi isso também que permitiu a carne figurar em inúmeras receitas de várias culturas diferentes, criando pratos icônicos, como o hamburguês, a kafta, o kibe e até o rocambole de carne que vamos aprender hoje.

O rocambole original foi criado na França, na época de Napoleão Bonaparte, e foi apenas uma medida para substituir um prato tradicional que comiam no inverno, pois num dado momento, o imperador ordenou que as chaminés fossem fechadas para evitar a entrada de ar frio que, na visão dele, estava disseminando doenças. Para não ficar sem nada na mesa, as famílias adaptaram a receita de Buche de Noel, e criaram um bolo enrolado, com recheio de chocolate para comemorar o natal daquele período, nascendo assim o rocambole.

O que começou como uma sobremesa, passou a figurar em outras receitas também salgadas, então, por convenção, a massa em forma de rolo com recheio, pode ser chamada de rocambole.

Então essa receita que separamos está dentro dessas especificações e acima da média em sabor, confira:

Ingredientes

  • Mussarela 200 gramas
  • Alho a gosto
  • Cebola 1 unidade
  • Noz-moscada a gosto
  • Farinha de rosca a gosto
  • Hortelã a gosto
  • Salsinha 1 colher (sopa)
  • Carne moída 1 quilo
  • Presunto Magro 200 gramas

Como fazer

  1. Bata no liquidificador a cebola com o alho, a salsinha e a hortelã.
  2. Junte a carne e amasse bem para ficar homogêneo.
  3. Vá adicionando a farinha de rosca até dar liga, para a massa não quebrar quando for enrolar o rocambole.
  4. Coloque a massa de carne em cima de um papel filme ou alumínio.
  5. Passe um rolo em cima da massa, para ficar bem lisa.
  6. Distribua o presunto e a mussarela no meio da massa.
  7. Enrole como rocambole e coloque em uma forma untada.
  8. Leve ao forno preaquecido a 180ºC e deixe assar por 40 minutos.
  9. Pode acompanhar com purê de batatas.

Tempere a carne com as especiarias e ervas do seu gosto: coentro, salsinha, e pimenta do reino já agregam bastante sabor na carne. 

Experimente suas combinações e se delicie.

Confira também mais quatro ótimas receitas para usar a carne moída:

Carne moída para além do rocambole

É um padrão brasileiro usar muito a carne moída bovina, principalmente pela textura que permite montarmos almôndegas, hambúrgueres e afins. Contudo, outras carnes também podem ser moídas e empregadas em receitas interessantes, tudo vai da sua criatividade na hora de testar essas misturas.

Para te mostrar a versatilidade desses preparos, separamos quatro receitas ótimas para usar carne moída bovina e de outros animais também.

Confira nossas dicas

Carne Moída de Porco com Purê de Batata

Carne Moída de Porco com Purê de Batata

Partindo dos suínos, vamos começar com esse preparo que é muito parecido com um escondidinho.

O lombo de porco moído fica muito suculento e com uma textura deliciosa no paladar. 

O molho de tomate vai harmonizar bem demais nesse preparo e a batata com queijo por cima traz aquele gratinado de encher os olhos.

Experimente esse prato delicioso.

Bolo de Carne Moída com Cream Cheese

Bolo de Carne Moída com Cream Cheese

Agora, temos esse bolo de carne especialíssimo, com tanto tempero e tanto recheio que vai ser uma explosão de sabor na sua mesa.

O cream cheese e o cheddar é a nossa sugestão, mas vai bem também com mussarela, queijo prato, parmesão e até catupiry, não se limite e capriche no recheio para ficar suculento e saboroso.

Peito de Frango Recheado com Carne Moída

Peito de Frango Recheado com Carne Moída

E para finalizar, vamos misturar as proteínas, pois quando bem usadas, frango e carne moída combinam bem demais.

Essa receita se assemelha até a um rocambole, porém a massa por fora é o peito de frango, com aquela crosta saborosa de com gergelim e o sabor marcante da noz moscada no recheio que vai criar um prato diferencial que vai te surpreender.

Sabor e praticidade que você só encontra na carne moída

Aproveite para usar mais a carne moída no seu dia-a-dia, pois como se usa de cortes chamados “de segunda” na hora de moer, como patinho e coxão duro, costuma ser bem mais barata que outros tipos nobres como contra filé e picanha, sendo assim você economiza nas compras mas sem abrir mão do sabor.

Esse rocambole é simples e delicioso, vale a pena fazê-lo até para ocasiões especiais, e é um ótimo exemplo de um uso sofisticado de carne moída, que agrega muito sabor à mesa das famílias brasileiras.

Faça esses pratos e mande fotos para gente depois de pronto, que postaremos por aqui.

Bom apetite!

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: