Como fazer poke: conheça mais sobre o prato havaiano

Publicada em: 18/02/2022 15:48

Você provavelmente conhece o Poke, aquela tigela que parece comida japonesa mas não é. Isso é provável porque em meados de 2016 esse prato de origem havaiana foi trazdio ao Brasil e conquistou todos aqueles que gostam de uma boa comida japonesa. 

Ué, mas então é comida japonesa? Não, mas tem dedo japonês ali no meio. Mas isso é assunto mais para a frente!

Leve, saboroso e nutritivo, o Poke é um prato completo servido em um bowl com arroz, peixe cru, frutas, legumes e molhos. O melhor é que você pode montar como quiser e com os ingredientes que mais gosta, sem a necessidade de ter peixe. Há opções com camarão, lula, veggies e até frango! O resultado é sempre muito bom.

Quer conhecer um pouco mais sobre o Poke, porquê ele faz sucesso até hoje e conferir umas receitas, como sempre? Dá uma olhada!

História do Poke

Por estar em um arquipélago de ilhas, era de se esperar que os havaianos tivessem a sua culinária focada em peixes e frutos do mar. Porém, o Poke vai além disso, trazendo também a cultura simples dos pescadores que tinham que encontrar opções para vender seus peixes. Uma das maneiras mais rústicas e simples de fazê-lo era misturar com outros ingredientes abundantes como a alga e frutas o peixe cortado em cubos grandes, sem padrão definido.

Essa cultura conquistou o país e, quando anexado aos Estados Unidos, era inevitável que o bowl com peixe ganhasse força. Porém, mesmo inevitável, o crescimento foi gigantesco.

Primeiro porque o estado que divide as águas do Oceano Pacífico com o Havaí é a Califórnia, um dos mais relacionados à praia, o surfe e os frutos do mar. Como prato fresco, simples e rápido, porém muito saudável, fez todo o sucesso com os surfistas e se faz sucesso nos EUA, faz no mundo!

Porém, o poke como conhecemos hoje faz muito sucesso, principalmente em São Paulo, onde a comunidade japonesa é enorme, tem sim características da comida japonesa. Principalmente os peixes atum e salmão, que são os mais comuns aqui, e o arroz japonês (o que dá até o apelido de temaki na tigela!).

Receita de poke de salmão

Ingredientes

Base do poke

Arroz Japonês 1 xícara (chá)

Molho

Shoyu 4 colheres (sopa)Óleo de gergelim 1 colher (café)

Recheio

Salmão 150 gramasPepino Japonês 30 gramasCebola roxa 30 gramasAbacate 50 gramasManga 50 gramasXerém de Castanha de Caju 2 colheres (sobremesa)Cebolinha Verde 2 ramosNori 2 folhasGergelim a gosto

Modo de preparoBase

  1. Em uma peneira, lavar o arroz japonês em água corrente até a coloração da água não sair mais branca.
  2. Transfira para uma panela pequena e cubra com água.
  3. Começar a cozinhar em fogo médio com a tampa entreaberta até a água começar a ferver.
  4. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 10 minutos ainda com a tampa entreaberta.
  5. Depois que o arroz absorver toda a água, desligue o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar no próprio vapor por mais 5 minutos.

Molho

  1. Misturar o shoyu com o óleo de gergelim.
  2. Depois de montado, adicionar o molho por cima do poke para pegar em todos os ingredientes.

Recheio

  1. Cortar o salmão em cubos médios, temperar com uma parte do molho de shoyu e o gergelim torrado e reservar na geladeira.
  2. Fatiar os demais ingredientes e reservar.

Montagem

  1. Para montar no bowl, dispor o arroz japonês cozido ao fundo e o pepino, o abacate, a cebola e a manga em volta nas laterais.
  2. No centro, colocar os cubos de salmão já temperados e a cebolinha picada por cima.
  3. Salpicar a castanha de caju, o gergelim e o nori picado pelo bowl.
  4. Temperar com o resto do molho já feito.
  5. Servir imediatamente.

Quer comprar um peixe fresquinho para fazer seu poke? Tá lá no Carrefour!

Se você quiser adicionar este bowl delicioso na sua dieta e tem dúvidas de como fazer poke, o CyberCook tem 6 receitas imperdíveis para você aprender já!

Receitas de Poke

Poke Clássico de Salmão

Poke Clássico de Salmão

Como falamos, o que faz sucesso aqui no Brasil é uma mistura de prato havaiano com japonês, trazendo todo o frescor da ilha polinésia com os temperos e coberturas japonesas, como o gengibre, molho de soja, gergelim, o arroz e o peixe.

Veja a receita completa aqui

Poke de Atum com molho de Wasabi

Poke de Atum com molho de Wasabi

Um pouco diferente, esse aqui traz o atum, um peixe de bastante presença e o wasabi japonês como um molho, para distribuir melhor e não ter aqueles choques apimentados esporádicos. 

Veja a receita completa aqui

Poke de Atum e Salmão

Poke de Atum e Salmão

Falamos de um, do outro, e enfim dos dois juntos. O mais legal do Poke é que ele te dá liberdade máxima para misturar não só os acompanhamentos como também a proteína principal, seja ela peixe, fruto do mar, legume ou até frango. 

Veja a receita completa aqui

Poke de Tilápia

Poke de Tilápia

Talvez o atum e salmão sejam peixes caros para encontrar bem fresquinhos, então que tal a versão mais econômica do Poke, feita com tilápia, o nosso peixe delicioso de todo dia? Lembre-se que o importante é estar bem fresquinho!

Veja a receita completa aqui

Poke de Mix de Cogumelos

Poke de Mix de Cogumelos

Como todos os pratos de hoje, é importante termos uma versão sem origens animais. Mesmo os havaianos tem uma relação de adoração e muito respeito com o mar, mas para quem não quer saber de peixe, essa versão com mix de cogumelo também é uma delícia!

Veja a receita completa aqui

Poke de Tofu Vegano

Poke de Tofu Vegano

Já esse Poke vegano valoriza a mistura em si. Sem uma proteína para encaminhar o sabor, (só o tofu), os acompanhamentos ganham mais força e alimentam, nutrem e divertem no mesmo tanto do que qualquer outra mistura.

Veja a receita completa aqui

Deu vontade de fazer ou de comer poke? Diz para a gente!

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: