Você provavelmente conhece o Poke, aquela tigela que parece comida japonesa mas não é. Isso é provável porque em meados de 2016 esse prato de origem havaiana foi trazdio ao Brasil e conquistou todos aqueles que gostam de uma boa comida japonesa.
Ué, mas então é comida japonesa? Não, mas tem dedo japonês ali no meio. Mas isso é assunto mais para a frente!
Leve, saboroso e nutritivo, o Poke é um prato completo servido em um bowl com arroz, peixe cru, frutas, legumes e molhos. O melhor é que você pode montar como quiser e com os ingredientes que mais gosta, sem a necessidade de ter peixe. Há opções com camarão, lula, veggies e até frango! O resultado é sempre muito bom.
Quer conhecer um pouco mais sobre o Poke, porquê ele faz sucesso até hoje e conferir umas receitas, como sempre? Dá uma olhada!
História do Poke
Por estar em um arquipélago de ilhas, era de se esperar que os havaianos tivessem a sua culinária focada em peixes e frutos do mar. Porém, o Poke vai além disso, trazendo também a cultura simples dos pescadores que tinham que encontrar opções para vender seus peixes. Uma das maneiras mais rústicas e simples de fazê-lo era misturar com outros ingredientes abundantes como a alga e frutas o peixe cortado em cubos grandes, sem padrão definido.
Essa cultura conquistou o país e, quando anexado aos Estados Unidos, era inevitável que o bowl com peixe ganhasse força. Porém, mesmo inevitável, o crescimento foi gigantesco.
Primeiro porque o estado que divide as águas do Oceano Pacífico com o Havaí é a Califórnia, um dos mais relacionados à praia, o surfe e os frutos do mar. Como prato fresco, simples e rápido, porém muito saudável, fez todo o sucesso com os surfistas e se faz sucesso nos EUA, faz no mundo!
Porém, o poke como conhecemos hoje faz muito sucesso, principalmente em São Paulo, onde a comunidade japonesa é enorme, tem sim características da comida japonesa. Principalmente os peixes atum e salmão, que são os mais comuns aqui, e o arroz japonês (o que dá até o apelido de temaki na tigela!).
Receita de poke de salmão
Ingredientes
Base do poke
Arroz Japonês 1 xícara (chá)
Molho
Shoyu 4 colheres (sopa)Óleo de gergelim 1 colher (café)
Recheio
Salmão 150 gramasPepino Japonês 30 gramasCebola roxa 30 gramasAbacate 50 gramasManga 50 gramasXerém de Castanha de Caju 2 colheres (sobremesa)Cebolinha Verde 2 ramosNori 2 folhasGergelim a gosto
Modo de preparoBase
- Em uma peneira, lavar o arroz japonês em água corrente até a coloração da água não sair mais branca.
- Transfira para uma panela pequena e cubra com água.
- Começar a cozinhar em fogo médio com a tampa entreaberta até a água começar a ferver.
- Abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 10 minutos ainda com a tampa entreaberta.
- Depois que o arroz absorver toda a água, desligue o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar no próprio vapor por mais 5 minutos.
Molho
- Misturar o shoyu com o óleo de gergelim.
- Depois de montado, adicionar o molho por cima do poke para pegar em todos os ingredientes.
Recheio
- Cortar o salmão em cubos médios, temperar com uma parte do molho de shoyu e o gergelim torrado e reservar na geladeira.
- Fatiar os demais ingredientes e reservar.
Montagem
- Para montar no bowl, dispor o arroz japonês cozido ao fundo e o pepino, o abacate, a cebola e a manga em volta nas laterais.
- No centro, colocar os cubos de salmão já temperados e a cebolinha picada por cima.
- Salpicar a castanha de caju, o gergelim e o nori picado pelo bowl.
- Temperar com o resto do molho já feito.
- Servir imediatamente.
Quer comprar um peixe fresquinho para fazer seu poke? Tá lá no Carrefour!
Se você quiser adicionar este bowl delicioso na sua dieta e tem dúvidas de como fazer poke, o CyberCook tem 6 receitas imperdíveis para você aprender já!
Receitas de Poke
Poke Clássico de Salmão
Como falamos, o que faz sucesso aqui no Brasil é uma mistura de prato havaiano com japonês, trazendo todo o frescor da ilha polinésia com os temperos e coberturas japonesas, como o gengibre, molho de soja, gergelim, o arroz e o peixe.
Poke de Atum com molho de Wasabi
Um pouco diferente, esse aqui traz o atum, um peixe de bastante presença e o wasabi japonês como um molho, para distribuir melhor e não ter aqueles choques apimentados esporádicos.
Poke de Atum e Salmão
Falamos de um, do outro, e enfim dos dois juntos. O mais legal do Poke é que ele te dá liberdade máxima para misturar não só os acompanhamentos como também a proteína principal, seja ela peixe, fruto do mar, legume ou até frango.
Poke de Tilápia
Talvez o atum e salmão sejam peixes caros para encontrar bem fresquinhos, então que tal a versão mais econômica do Poke, feita com tilápia, o nosso peixe delicioso de todo dia? Lembre-se que o importante é estar bem fresquinho!
Poke de Mix de Cogumelos
Como todos os pratos de hoje, é importante termos uma versão sem origens animais. Mesmo os havaianos tem uma relação de adoração e muito respeito com o mar, mas para quem não quer saber de peixe, essa versão com mix de cogumelo também é uma delícia!
Poke de Tofu Vegano
Já esse Poke vegano valoriza a mistura em si. Sem uma proteína para encaminhar o sabor, (só o tofu), os acompanhamentos ganham mais força e alimentam, nutrem e divertem no mesmo tanto do que qualquer outra mistura.
Deu vontade de fazer ou de comer poke? Diz para a gente!