Comidas juninas pelo Brasil: Pratos típicos de todas as regiões

Publicada em: 10/06/2020 17:29

As Festas Juninas estão chegando cheias de celebrações, costumes e, claro, deliciosas comidas de São João. De todas essas delícias, muitas fazem parte da festa em qualquer lugar que você vá, como por exemplo os pratos que levam milho e amendoim. Mas existem também os pratos regionais que incluem outras culturas, sabores e ingredientes à tradicional festa junina, muito relacionada à cultura portuguesa.

Quais são os pratos típicos de cada região?

Se você quer apreciar a culinária de outras regiões e dar um gosto mais variado para a sua Festa de São João, o CyberCook separou 5 receitas juninas que representam as diferentes regiões do Brasil.

Tacacá - Norte

Tacacá

A culinária do Norte é riquíssima em costumes juninos, em parte graças à Festa de Parintins. O tacacá é um prato típico da Região Amazônica, preparado com um caldo amarelado chamado de tucupi e servido com uma erva de nome Jambu, muito conhecida por suas características anestesiantes. 

Veja a receita

Arroz de cuxá - Nordeste

Arroz de cuxá

O arroz de cuxá é um sucesso no Bumba Meu Boi Maranhense, uma das maiores festas de São João do mundo. Ele leva arroz, camarão e um molho especial com vinagreira, camarão, gergelim e pimenta de cheiro.

Veja a receita

Sopa paraguaia - Centro Oeste

Sopa paraguaia

Apesar do nome, a Sopa Paraguaia é um bolo salgado! Feita à base de milho e queijo, esta delícia vinda do Mato Grosso do Sul é atração do Arraial do Banho de São João, em Corumbá - MS.

Veja a receita

Feijão tropeiro - Sudeste

Feijão tropeiro

Prato típico de Minas Gerais, o feijão tropeiro mistura ingredientes como farinha de mandioca, bacon, feijão e ovos, e mesmo sendo consumido o ano todo, ganha destaque na época junina. 

Veja a receita

Pinhão cozido - Sul

Pinhão cozido

O pinhão é o fruto da araucária, árvore de climas frios muitíssimo comum na região sul. Cozido ou assado na brasa, o pinhão é um fruto típico do mês de junho e costuma ser consumido bem quente, devido à chegada do Inverno. Muitas receitas vêm a partir dele, desde bolos e doces até cerveja de pinhão!

Veja a receita

Curiosidades da festa junina

Agora que você já tem algumas opções de pratos para fazer diferente no seu arraiá deste ano, o CyberCook trouxe também algumas curiosidades sobre a festa junina aqui no Brasil, para você já ficar pronto para a festa!

  1. Uma das maiores comemorações do Brasil e até do mundo acontece em Campina Grande, na Paraíba, e é uma festa que recebe anualmente mais de 1 milhão de pessoas!
  2. A quadrilha tem base em danças de alguns nobres europeus, o que fica ainda mais claro quando sabemos que algumas das falas da quadrilha, como “anarriê, alavantú e balancê”, são variações de palavras francesas.
  3. Se por um lado a festa homenageia os santos casamenteiros (São João, São Pedro e Santo Antônio), a fogueira, um dos símbolos mais importantes, faz parte da cultura pagã e significa purificação!

Doces para todos os cantos!

Como deu para ver, os pratos que trouxemos são todos salgados e de diferentes sabores, cores, texturas e ingredientes. Isso foi de propósito para que pudéssemos falar dos doces com um olhar diferente. Quando se trata dos pratos típicos de festa junina que levam açúcar, a maioria é comum no Brasil todo!

Seja a paçoca, o bolo de fubá, a maçã do amor, e até mesmo a canjica (que em alguns lugares é chamada de munguzá, mas é basicamente a mesma coisa), todas podem ser encontradas nas festas do sul e do norte, no mesmo final de semana!

Gostou das dicas? Além das variações regionais,você pode aprender a fazer os pratos juninos que são tradição no país todo, com nosso Especial de São João.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: