Comidas juninas pelo Brasil: Pratos típicos de todas as regiões

Publicada em: 10/06/2020 17:29

As Festas Juninas estão chegando cheias de celebrações, costumes e, claro, deliciosas comidas de São João. Muitos pratos típicos são feitos nas festas de todo o país, como os pratos que levam milho e amendoim.

Mas existem também os pratos regionais, como era de se esperar em um país tão grande e plural como o Brasil. Em diferentes estados e regiões, outros pratos entraram no cardápio dos costumes juninos.

Se você quer apreciar a culinária de outras regiões e dar um gosto mais variado para a sua Festa de São João, o CyberCook separou 5 receitas juninas que representam as diferentes regiões do Brasil.

Arroz de cuxá - Nordeste
O arroz de cuxá é um sucesso no Bumba Meu Boi Maranhense, uma das maiores festas de São João do mundo. Ele leva arroz, camarão e um molho especial com vinagreira, camarão, gergelim e pimenta de cheiro.

arroz de cuxa/cybercook

Tacacá - Norte
A culinária do Norte é riquíssima em costumes juninos, em parte graças à Festa de Parintins. O tacacá é um prato típico da Região Amazônica, preparado com um caldo amarelado chamado de tucupi, e servida com uma erva de nome Jambu.

tacaca/cybercook

Sopa paraguaia - Centro Oeste
Apesar do nome, a Sopa Paraguaia é um bolo! Feita à base de milho e queijo, esta delícia vinda do Mato Grosso do Sul é atração do Arraial do Banho de São João, em Corumbá - MS.

sopa/cybercook

Pinhão cozido - Sul
O pinhão cozido ou assado na brasa é um fruto típico do mês de junho e costuma ser consumido quente, devido à chegada do Inverno.

pinhao/cybercook

Feijão tropeiro - Sudeste
Prato típico de Minas Gerais, o Feijão tropeiro mistura ingredientes como farinha de mandioca, bacon, feijão e ovos, e mesmo sendo consumido o ano todo, ganha destaque na época junina. 

feijao tropeiro/cybercook

Gostou das dicas? Além das variações regionais,você pode aprender a fazer os pratos juninos que são tradição no país todo, com nosso Especial de São João

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: