Categorias
Dicas

Comidas de São João: conheça a história das delícias juninas!

A Festa Junina, em especial o Dia de São João, é uma comemoração cheia de costumes que incluem danças, figurinos especiais e comidas típicas – muitas delas vindas do milho e do amendoim, ingredientes bastante presentes em toda a história do Brasil. Mas qual a origem deste costume culinário? Para os curiosos que amam essa tradição, o CyberCook explica.

De onde vem a Festa Junina?

Historicamente, a tradição das Festas Juninas vem da Europa e foi trazida para cá pelos portugueses. Os meses de junho a setembro marcam a colheita do trigo em Portugal e uma grande festa era realizada em junho, com comidas feitas a partir do trigo que também homenageavam alguns santos (já que Portugal é um país bastante católico). A data escolhida era 24 de junho, no Solstício de Verão – enquanto, no Brasil, é dia de São João.

Porém, com pouca cultura de trigo por aqui, as festas no Brasil começaram a ser celebradas com outros grãos mais cultivados na época: o milho e o amendoim. A festa de São João serve também para celebrar a colheita destas duas.

É por isso que, nas festas juninas, se consome tanto milho verde cozido quanto outras deliciosas receitas vindas deste ingrediente, como a canjica, o curau, a pipoca doce e o bolo de milho e de fubá. Com o tempo, mais receitas “abrasileiradas” foram surgindo, como a pamonha. Já o amendoim serve de base para outras receitas saborosas como o pé de moleque, a paçoca e o amendoim cozido.

Receitas de Festa junina para o frio

Outra origem para várias das receitas hoje comuns aqui no Brasil é o inverno que chega nessa época do ano.

Quentão

Para espantar o frio, nada melhor que uma bebida quente! O Quentão, cujo nome explica tudo, é uma receita para manter as pessoas aquecidas durante a comemoração. Porém, dependendo do lugar do país, esse quentão pode ser feito com cachaça ou com vinho, mas como o CyberCook tem as duas, você pode escolher:

Caldo verde

Caldo verde
Caldo verde

O caldo verde é outro prato muito tradicional dessa época do ano, não só nas festas, mas principalmente por conta do frio. A origem dele é 100% portuguesa, onde é tradicionalmente feito com couve-galega e batata, além dos embutidos típicos de Portugal, enquanto aqui nós temos a linguiça calabresa.

Veja a receita

Caldinho de feijão

Caldinho de feijão
Caldinho de feijão

Se tem um prato que representa o brasileiro é o arroz com feijão e o caldinho de feijão foi uma caminho óbvio para quem ama esse grão e está com frio. Perfeito como aperitivo e petisco, é uma receita muito simples que pode ser reaproveitada de um feijão já pronto.

Veja a receita

De onde vem os pratos regionais?

Todos esses pratos têm suas regiões específicas, e alguns saem dessa tradição portuguesa e europeia e mesmo assim não deixam de ser clássicos dessa época do ano.

Arroz carreteiro

Arroz carreteiro
Arroz carreteiro

Por exemplo, no sul, o pinhão e o churrasco são muito comuns, mas um prato que dificilmente se encontra em outro estado nessa época é o arroz carreteiro, que remete à época da colonização do Brasil.

Veja a receita

Caruru

Caruru
Caruru

Um prato que só se encontra no nordeste é muito consumido nessa época é o caruru, um cozido com vários frutos do mar e servido com quiabo. Bem apimentado, é também uma opção legal para espantar o frio, se você estiver nas regiões mais ao sul e quiser experimentar. Esse aqui, diferente do outro, é um dos representantes das receitas de origem africana!

Veja a receita

Gostou das histórias? Confira também nosso Especial de Festa Junina, com receitas típicas para você fazer seu arraiá em casa.