Comidas de São João: conheça a história das delícias juninas!

Publicada em: 09/06/2020 17:56

A Festa Junina, em especial o Dia de São João, é uma comemoração cheia de costumes, que incluem danças, figurino especial e comidas típicas - muitas delas vindas do milho e do amendoim. Mas qual a origem deste costume culinário? O CyberCook te explica.

Historicamente, a tradição das Festas Juninas vem da Europa e foi trazida para cá pelos portugueses. Os meses de junho a setembro marcam a colheita do trigo em Portugal e uma grande festa era realizada em junho, com comidas a partir do trigo. A data escolhida era 24 de junho, no Solstício de Verão - enquanto, no Brasil, é dia de São João.

arraiasaojoao/cybercook

No Brasil, em vez do trigo, as festas começaram a ser celebradas com outros grãos mais cultivados na época: o milho e o amendoim. A festa de São João serve também para celebrar a colheita destas duas.

É por isso que, nas festas juninas, se consome tanto milho verde cozido quanto outras deliciosas receitas vindas deste ingrediente, como a canjica, o curau, a pipoca doce e o bolo de milho e de fubá. Com o tempo, mais receitas "abrasileiradas" foram surgindo, como a pamonha. Já o amendoim serve de base para outras receitas saborosas como o pé de moleque, a paçoca e o amendoim cozido.

pedemoleque/cybercook

E como junho marca o início do inverno no Brasil, nada melhor que uma bebida quente! O Quentão, cujo nome explica tudo, é uma receita para manter as pessoas aquecidas durante a comemoração. Aqui no CyberCook a gente tem uma receita de Quentão sem Álcool, para a família toda aproveitar.

milhosaojoao/cybercook

Gostou das histórias? Confira também nosso Especial de Festa Junina, com receitas típicas para você fazer seu arraiá em casa.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: