Comida de boteco é o nome que podemos dar para qualquer receita que combine bem com uma cervejinha gelada ou o drink da sua preferência.
A bem da verdade que o formato petisco é o que domina essa categoria de comidas, por ser fácil de comer com as mãos e também não empanturrar rápido, dando tempo para papear e saborear sua bebida favorita.
Ainda não estamos numa fase tão segura para voltar a aglomerar nos botecos, então pensamos em trazer as receitas de comida de boteco para você aproveitar em casa.
Boa leitura.
Harmonize com as bebidas
O petisco ideal para cada ocasião vai depender sempre de quais as bebidas serão servidas no momento, pois para cervejas é um tipo, para vinhos outros e assim por diante.
Por exemplo, para nós brasileiros, cerveja e churrasco são a combinação perfeita, mas quando o assunto é aperitivos, as frituras tendem a combinar melhor.
Uma porção de mini coxinhas, um torresmo bem sequinho ou batata frita crocante, são ótimas para ir beliscando enquanto tem uma boa conversa entre amigos tomando um cerveja gelada, e nesse caso uma caipirinha trincando também casa legal.
Já para os amantes de um bom vinho, vai depender do tipo da uva, mas em geral queijos e bolachinhas são um bom aperitivo para acompanhar.
Um antepasto de berinjela e atum servidos numa torradinha, além de deliciosos, são um petisco super chique para servir numa noite de vinhos com os amigos.
E apesar de ser rebuscado é bem simples de preparar, o que é a essência da comida de boteco, pois a ideia é ser prática para ser preparada rápida e chegar à mesa do cliente sempre quentinho.
Essas opções não arranham nem a superfície da gigantesca lista de opções de comida de boteco, tanto que temos uma seção inteira só com essas receitas.
Até porque, um país continental como o Brasil tem bastante regionalidade envolvida nas comidas de boteco, sendo que na Bahia podem servir acarajé e no Paraná o pinhão, mas no fim das contas o espírito é o mesmo: comida boa, prática e fácil de comer tomando sua bebida favorita.
Refeição de boteco
A convenção geral é que comida de boteco é sempre um petisco prático para comer com a mão, porém na realidade não é bem, pois tem bares que o prato mais vendido é a feijoada.
Então o que caracteriza comida de boteco no fim das contas?
Bom, a resposta é que não tem bem uma regra, pois se for preparado ali no boteco e a clientela abraçar a ideia a ponto de se tornar um símbolo, não tem semântica que vá contra.
Por isso, vamos trazer alguns pratos de botecos que são servidos pelo Brasil, numa ideia de encerrar a bebedeira com uma refeição completa antes de ir para casa.
Caldinho de Feijão à Moda de Botequim Carioca
Nos botequins tradicionais da cidade do Rio de Janeiro, caldos são uma tradição e este de feijão é um que você precisa experimentar.
O preparo leva linguiça calabresa defumada, orelha, pé de porco e bastante especiarias, o que dá sabor e encorpa esse caldo.
Esse é daqueles para comer bem e ficar satisfeito, talvez uma caipirinha bem gelada pode ser um acompanhamento interessante.
Caldo de Abóbora com Carne Seca
Não dá para fugir dos caldos quando falamos de comida de boteco, pois é esse tipo de prato que dá aquela levantada no moral do cliente, ajudando até trazer um pouco de sobriedade quando se exagera.
Com esse caldo de abóbora com carne seca não tem erro, cada colherada é uma explosão de sabor. Vale a pena experimentar nos botecos que oferecem, ou até fazer em casa para curar a ressaca no dia seguinte.
Caldo de Mocotó
E falando em caldos que amenizam a ressaca e dão aquela animada boa, o de mocotó é uma excelente opção.
O bacana é que é um caldo que aceita bastante temperos e especiarias e por ser rico em tutano dá uma sensação de saciedade grande com um sabor marcante.
Experimente fazer em casa essa delícia.
Essas são apenas algumas das comidas de botecos mais populares, ainda tem muita coisa a ser explorada nessa categoria, então contamos com sua ajuda, conte para gente quais as comidas de boteco famosas aí onde você mora, que quem sabe não apareçam num próximo conteúdo sobre o assunto.