Caldinho de camarão para economizar nos pratos chiques

Publicada em: 02/02/2022 12:37

Economia é uma palavra cada vez mais influente e importante no nosso dia a dia, mas é bem comum que ela caia sempre no mesmo ponto: preços baixos. Sim, buscar produtos mais baratos é economizar, mas não podemos nos limitar a isso. O aproveitamento correto dos ingredientes também é uma forma de economizar que pode até ser mais trabalhosa em alguns casos, mas te oferece uma gama enorme de receitas e sabores diferentes. 

Um caldinho de camarão como esse que trazemos hoje é uma das várias opções que você tem para fazer com todo tipo de sobra da sua casa! É claro que uma receita requintada e saborosa com um ingrediente caro como o camarão não vai ser um prato feito de qualquer maneira com “restos”. E é exatamente essa a ideia que queremos quebrar!

Mas como o foco aqui é a receita de caldinho de camarão, vamos à ela:

Caldinho de Camarão

Receita de caldinho de camarão

Ingredientes

  • Óleo de soja 4 colheres (sopa)
  • Caldo de Peixe 2 tabletes
  • Água 5 xícaras (chá)
  • Cebola 1 unidade
  • Leite de Coco 2 xícaras (chá)
  • Camarão 500 gramas
  • Pimentão Verde 1 unidade
  • Tomate 6 unidades
  • Alho 2 dentes
  • Cheiro-verde 1/4 xícara (chá)
  • Coentro 2 colheres (sopa)
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-Reino Branca a gosto

Modo de preparo

  1. Aquecer o óleo em uma panela e acrescentar o alho, pimentão e a cebola.
  2. Refogar até a cebola ficar macia e adicionar metade dos camarões temperados com sal e pimenta-do-reino.
  3. Refogar por 2 minutos e acrescentar os tomates, refogar por mais 1 minuto e regar com a água e o caldo de peixe dissolvido.
  4. Cozinhar por cerca de 15 minutos, retirar do fogo e bater no liquidificador, colocar novamente na panela e adicionar o leite de coco, salsinha, cebolinha e o coentro.
  5. Ferver por mais 6 minutos e temperar com sal e pimenta-do-reino.
  6. Temperar os camarões restantes e refogar em um pouco de óleo. Quando estiverem cozidos, retirar do fogo e reservar.
  7. Distribuir os camarões refogados em canequinhas individuais e cobrir com o caldinho bem quente. Salpicar com mais cebolinha e salsinha.

Resto? Não, partes de um ingrediente!

Uma palavra que vale ser desmistificada é “resto”. No dicionário, essa palavra não tem necessariamente um significado ruim ou pejorativo, porém, por ser relacionada ao que vem depois, ou seja, secundário, acaba por ter essa intenção.

Na cozinha tudo é reaproveitável, você só precisa saber o que pode ser utilizado e quais as melhores combinações para aquele ingrediente.

Por exemplo os caldos:

  • Qualquer casca, semente, apara (cortes de borda e fiapos) ou talo de legumes e vegetais pode ser utilizado para fazer um caldo de legumes delicioso para vários preparos: de canja até risotos.
  • O mesmo vale para ossos e miúdos de animais, que podem ser caldos de frango, de carne bovina e peixe maravilhosos.
  • Assim como o caldinho de camarão, que normalmente usa as cabeças do animal para  ganhar muito sabor.
  • Cascas de frutas mais duras, como abacaxi, melão e melancia dão ótimas farofas, enquanto as de frutas mais moles como laranja e limão siciliano podem ser sobremesas, perfumes e até espanta mosquito!

Caldinho de Camarão

  1. Farofa com casca de abacaxi e talos
  2. Doce de casca de melancia
  3. Caldo de legumes

Aproveite o que sobrou para fazer economia

A economia é tamanha a partir dos restos de ingredientes que o CyberCook criou o Aproveite o que sobrou e o Aproveitômetro. 

O primeiro é uma ferramenta disponível em todas as receitas que te encaminha para outras receitas a partir dos ingredientes que sobrarem da primeira. Ou seja, você vai fazer um macarrão com molho de tomate mas sobra molho. Nós te mostramos outras receitas que você pode fazer com o mesmo molho!

Já o aproveitômetro é um robô que calcula quantos reais foram economizados com aproveitamento de ingredientes e isso é sensacional! Em 2020 foram mais de 2 milhões de reais economizados. Achou que era pouco, né? 

Nutrientes que vão para o lixo

Esses “restos” costumam ter uma boa parte dos nutrientes do ingrediente principal, então é um desperdício enorme de saúde jogá-los fora. As cascas das frutas que são conhecidas por sua vitamina C têm muito desse nutriente, assim como a da banana, por exemplo, que tem muita fibra e pode ser consumida crua sem nenhum problema. Por isso, tente tomar seu suco natural sem coar e consumir suas frutas in natura!

Quer mais argumentos? Existem duas substâncias que as cascas podem te trazer mais o que a própria fruta delas:

  • Triptofano: essa substância é componente do hormônio serotonina, que traz a sensação de bem estar e a casca da banana tem essa substância em abundância. Ou seja, receitas de biomassa de banana que usam a casca são muito saudáveis e te fazem sentir bem!
  • Licopeno: essa é a substância da casca da melancia e em vários estudos está relacionada à prevenção do câncer de próstata. Para homens que se preocupam com esse ponto, buscar receitas que usem a casca da melancia pode ser uma boa opção!

Receitas com caldo de camarão

Fettucine ao molho de camarão e limão: uma ideia de massa um pouco mais cítrica, que combina muito bem com os frutos do mar. O caldo de camarão dá um sabor completo ao molho que se beneficia muito do fettucine, mais largo.

Sopa de mandioquinha com camarão e azeite de oliva: uma sopa de mandioquinha sempre vai bem, não é? Com camarão e azeite de oliva fica com uma cara bem brasileira, mas que pode ficar ainda mais com azeite de dendê!

Risoto de abóbora e camarão: assim como o fettucine, o risoto se beneficia muito do caldo de camarão e a abóbora vem para dar o corpo e a cor que esse prato delicioso merece!

Bom apetite!

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: