Meio do ano, férias de julho, criançada em casa... É bom ter uma opção de lanche prática, saborosa e saudável nesses momentos, então o bolo de milho cremoso é a opção para você.
Este ingrediente versátil e já antigo da culinária nativa brasileira está no seu momento de alta logo após as festas juninas, então venha aprender o bolo simples e gostoso, e ainda algumas dicas para evitar desperdícios de milho com usos criativos da espiga inteira.
Boa leitura.
Aproveitando o milho por completo
Podemos dizer que o bolo de milho é uma receita 100% brasileira, uma vez que sua origem está fortemente ligada a cultura dos índios tupis guaranis que já cultivavam o grão por aqui, muito antes da colonização.
Nas cerimônias de batismo das crianças indígenas, era preparado o mbojape que podemos considerar como um ancestral do bolo de milho como conhecemos hoje.
Os índios como sempre foram muito ligados à natureza, sabiam como aproveitar até o bagaço do milho para o preparo, e inclusive com a espiga e a casca faziam peças artesanais incríveis.
Portanto, é a sua vez de ajudar a manter a tradição e preparar um bolo de milho aí na sua casa.
Receita de Bolo de milho
Separamos a receita mais prática para que você possa fazer sem maiores dificuldades. Use o milho em conserva mesmo e acrescente o fubá para ajudar a massa ficar mais fofinha.
Ingredientes
- Milho em conserva 1 lata
- Ovo 3 unidades
- Fubá 1 1/2 xícaras (chá)
- Açúcar 1 1/2 xícaras (chá)
- Leite 2 xícaras (chá)
- Óleo de milho 80 mililitros
- Fermento químico em pó 1 colher (sopa)
Como fazer bolo de milho cremoso
- Bata todos os ingredientes no liquidificador e despeje numa fôrma redonda de 25 cm de diâmetro, untada e polvilhada.
- Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 50 minutos ou até que enfiando uma faca, esta saia sem resíduos.
Se você optar mesmo pela conserva, o milho verde deve ser drenado de sua água para usar na receita, e também deixe para acrescentar o fermento só ao final, quanto os demais ingredientes estiverem bem misturados.
Dica ótima é polvilhar a forma com fubá, isso agrega uma textura diferente da qual você vai adorar o resultado.
O tempo de forno está diretamente relacionado ao tipo de forno e ao tamanho da forma, então só tire o bolo quando estiver realmente sequinho por dentro, faça o teste do palito para garantir.
Turbine seu bolo de milho com algumas receitas ótimas:
- Bolo de Milho com Leite de Coco
- Bolo de Milho de Liquidificador
- Bolo de Milho Simples
- Bolo de Milho Flocão
Evite o desperdício
Com criatividade é possível usar o máximo de um ingrediente para evitar desperdício e colaborar com essa visão sustentável que tanto precisamos.
Separamos receitas que usam o máximo do milho verde, e ainda você pode empregar a casca para decorar.
Pamonha
Esse é um clássico brasileiro com versões doces e salgadas que ficam sempre deliciosas.
O bom da pamonha é que além de um prato saboroso, você usa as cascas como embalagem, aproveitando assim o milho verde por completo.
Papa de Milho Verde
A papa de milho verde é um prato delicioso que se assemelha ao curau, porém numa consistência mais de caldo, e o legal desta receita é que você pode reservar o bagaço de milho que sobra para preparar um delicioso bolo de bagaço.
Viradinho de Milho Verde
E agora uma receita que lembra uma farofinha, ideal para acompanhar as suas refeições.
O viradinho de milho verde é prático, rápido e gostoso, podendo ser feito com o milho em conserva, mas se tiver o da espiga, fica ainda mais incrível.
Como todas essas receitas você praticamente aproveita o milho verde por completo, salvo a espiga, que pode ser muito bem utilizada em compostagem ou até para fazer peças artesanais ou mesmo bonequinhos para as crianças.
No fim, a ideia é mostrar quantas opções um mesmo ingrediente tem, o mesmo milho que faz um bolo cremoso também virar uma farofinha para acompanhar as refeições.
Com esse conceito em mente, você vai começar a ver outros alimentos com um novo olhar, e com certeza vai inovar na cozinha.