Aprenda Como fazer grão de bico e reveze com o feijão

Publicada em: 11/05/2021 18:18

O grão de bico é um ótimo alimento para ser inserido na dieta do dia-a-dia, principalmente por ter propriedades que melhoram o humor.

É um prato valioso em vitaminas e nutrientes e com os preparos certos vira uma refeição deliciosa.

Boa leitura.

Como Fazer Grão de Bico

Bons motivos para consumir grão de bico

Normalmente na mesa do brasileiro o  que reina é o feijão, que faz o par perfeito com o arroz, então é difícil para outra leguminosa entrar nessa dança.

Isso se dá por conta de poucas pessoas conhecerem os benefícios e também o sabor do grão de bico. Esse prato muito comum na cultura sírio-libanesa, tem aos poucos conquistando seu espaço na mesa do brasileiro, com preparos elaborados, principalmente em forma de salada.

Seu valor nutritivo e calórico é semelhante ao feijão, ervilha e outras leguminosas, por isso a nossa proposta não é trocar tudo isso pelo grão de bico, mas variar a sua dieta, pois quanto mais diferentes os alimentos, mais você se beneficia dos nutrientes de cada um.

Um ponto a favor do grão de bico é que é simples de fazer, e depois de cozido, pode ser consumido de várias maneiras, como saladas, patês e até em homus, que é um prato típico do Líbano.

Agora você vai aprender como fazer o grão de bico no formato de salada, que fica ótimo para acompanhar um arroz branco e um filezinho grelhado, ideal para quem está numa dieta regrada, confira.

Salada com sustância

Quem não costuma fazer dietas, mas precisa por recomendação médica ou mesmo por mudança de estilo de vida, tem como reclamação que salada não enche, por isso, a opção de um prato com a sustância do grão de bico é uma boa alternativa.

É importante ressaltar que o consumo das folhas como alface, agrião e rúcula não deve ser trocado pelo grão de bico, nesse caso sugerimos como um complemento, pois ajuda na sensação de saciedade, o que é muito importante para uma dieta.

Então, bora aprender fazer essa deliciosa salada:

Ingredientes

  • Grão-de-bico 1 xícara (chá)
  • Sal 1 colher (chá)
  • Pimenta-do-Reino Preta 1/2 colher (café)
  • Limão 1 unidade
  • Azeite 1 colher (sopa)
  • Salsinha 1 colher (sopa)

Como fazer

  1. Deixe o grão de bico de molho por cerca de 8 horas. Ele deve ficar o tempo todo coberto de água.
  2. Na hora de cozinhar escorra a água do molho e coloque os grãos na panela de pressão.
  3. Junte 4 xícaras de água e feche a panela.
  4. Quando começar a chiar, deixe o fogo médio e conte 20 minutos. Após esse tempo desligue a panela e deixe a pressão sair.
  5. Nesse ponto você já tem o grão de bico cozido e pode ser usado em diversos preparos como ensopados, bolinhos, hambúrgueres, nuggets, patês e etc.

Nossa sugestão aqui é servir como salada e para isso basta escorrer o grão de bico e misturá-lo com os demais ingredientes. Experimente colocar tomate em cubos, assim fica tipo uma vinagrete, que é uma delícia.

Se preferir, temos outras sugestões de preparo para usar o grão de bico e variar bem seu cardápio:

Melhores formas de comer o grão de bico

Em questões calóricas, o grão de bico cozido não difere tanto do feijão, porém tem nutrientes diferentes, por isso é bom revezar as leguminosas nas refeições, para extrair o máximo dos alimentos.

A forma como você consome um ingrediente também vai impactar tanto nos valores nutricionais quanto calóricos, por isso é importante ter essa noção de equilíbrio.

Para aproveitar bem seu grão de bico, pensamos em algumas receitas simples, saudáveis e deliciosas, confira:

Sopa de Grão de Bico

Sopa de Grão de Bico

Para os dias mais frios, uma sopa de grão de bico cai muito bem.

É prática de fazer, leva bastante tempero para saborizar e aromatizar, e adicionando a quinoa você tem um prato rico em proteínas com uma crocância marcante.

É um preparo 100% vegano, no qual você pode usar outros cereais, como farinha de mandioca, de milho ou até castanhas raladas para substituir a quinoa.

Nuggets Veganos com Grão de Bico

Nuggets Veganos com Grão de Bico

Uma boa ideia para fazer as crianças comerem grão de bico é essa versão de nuggets bem crocantes e macios por dentro.

Também é uma receita vegana, e com os temperos equilibrados fica tão saborosa que as crianças nem vão notar que não é de frango.

Experimente e nos conte o que achou.

Torta de Grão de Bico

Torta de Grão de Bico

Por último, uma torta completa de grão de bico, afinal, é bom ter um prato para a família toda comer junto.

Novamente é uma receita vegana, então é totalmente inclusiva e é bem saudável, vale a pena fazer para o lanche ou para o jantar.

Capriche no palmito e se delicie com essa maravilha.

O grão de bico se mostrou uma leguminosa bem versátil para aplicar nas refeições, sendo assim, você tem uma opção ótima para revezar com o feijão.

A culinária é um mundo com uma infinidade de ingredientes que combinados criam maravilhosas receitas, agora que você sabe como fazer grão de bico, abriu mais uma porta para um mundo de descobertas.

Faça em casa esses pratos e compartilhe com a gente.

Bom apetite.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: