Um vatapá baiano bem temperado é uma iguaria que merece destaque no rol de receitas típicas brasileiras e merece ainda mais fazer parte das suas refeições especiais, principalmente com essa receita que separamos para você preparar um prato de encantar até o soteropolitano mais raiz.
Boa leitura.
Herança da culinária africana
Os africanos escravizados que desembarcaram no Brasil trouxeram consigo muito de sua cultura nativa. Acredita-se que foram os oriundos da tribo iorubá que introduziram a receita do vatapá ou ebah tapa na língua original da tribo.
O preparo que unia frutos do mar, farinha e temperos foi bem aceito pelos baianos da época e o acréscimo do azeite de dendê transformou a receita de vez num patrimônio culinário fortíssimo do estado da Bahia.
Por isso, o vatapá ideal leva esse ingrediente sempre!
Azeite de dendê, ingrediente mágico da cozinha baiana
O dendezeiro ou palmeira de dendê é uma árvore nativa da costa africana que possui frutinhos amarronzados ou avermelhados muito característicos. As árvores dessa espécie chegam a 15 metros de altura e se propagam bem em climas quentes, tropicais e úmidos, por isso a Bahia foi a casa perfeita para o cultivo do fruto.
Mas engana-se quem pensa que os dendezeiros foram trazidos para cá pelo fruto, na verdade o que os colonizadores queriam mesmo era replicar a bela paisagem litorânea que se tinha na costa africana, e como a árvore se adaptou muito bem por aqui, foi questão de tempo até os escravizados retornarem às suas raízes e utilizar o dendê em várias receitas.
O hábito de utilizar o óleo de dendê também vem de antes, pois há registros que no antigo Egito já utilizavam uma espécie de azeite oriundo dessa palmeira.
O que é importante ressaltar é que o dendê é parte fundamental da rica cultura e da culinária africana, e tê-lo aqui ajuda a manter viva a tradição desses povos que tanto sofreram ao serem arrancados da sua terra.
Receita de vatapá
Em todo norte e nordeste brasileiro o consumo do vatapá é bem presente, porém não dá pra negar que na Bahia ele tem sua maior identificação, ainda mais acompanhado do acarajé que vamos ver mais a frente.
Primeiro, anote esse passo a passo para um vatapá infalível:
Ingredientes
- Camarão seco 500 gramas
- Leite de Coco 1 litro
- Amendoim 100 gramas
- Castanha-de-Caju 150 gramas
- Cebola 2 unidades
- Farinha de mandioca torrada 3 xícaras (chá)
- Gengibre 1 unidade
- Azeite de dendê a gosto
- Sal a gosto
Como fazer vatapá
- Limpe os camarões secos, tirando as caldas e as cabeças.
- Bata no liquidificador todos os ingredientes, exceto o leite de coco, até formar um creme.
- Passe o creme para uma panela e acrescente um pouco de sal.
- Cozinhe em fogo médio, mexendo o tempo todo para não embolar.
- Quando estiver quase cozido coloque gotas do dendê, somente o suficiente para dar cor e sabor ao vatapá.
- Em seguida continue mexendo até quando estiver desgrudando do fundo da panela.
É importante não exagerar no azeite de dendê, pois seu sabor é muito forte e picante, então use na medida certa e veja como ele realça todos os sabores e dá uma característica única no prato.
O vatapá mais famoso com certeza é o de frutos do mar, mas como a receita não tem dono, as variações são muitas, e separamos 4 para você experimentar em casa.
Vatapá e Acarajé, parceiros perfeitos
Como já destacamos, o vatapá é uma herança cultural africana que chegou ao Brasil nos navios negreiros, e com ele sempre se come outro prato cultural: o acarajé! Esse é outro prato de importância até mesmo sagrada para os descendentes africanos.
Por isso que idealmente o acarajé tem que ser feito do modo tradicional, sem mexer na receita, pois evoca justamente esse aspecto religioso da crença iorubá. Como ele sempre é servido com os acompanhamentos, sendo o mais icônico o vatapá, não deixe de explorar esse potencial do prato..
Inevitavelmente surgem adaptações da receita, o que sabemos ser normal, inclusive há quem diga que o falafel árabe é uma adaptação do acarajé. De qualquer forma, se você vai fazer o vatapá que aprendeu, vale a pena também preparar o acarajé, e clicando aqui você vai ver a receita legítima, direto da Bahia.
Como vemos, mesmo um prato que vem carregado de tanta história e tradição muitas vezes passa despercebido. Sabor, textura e aparência são coisas importantes na gastronomia, porém as histórias que os pratos contam são o que fazem da culinária essa arte que move e une pessoas mundo afora.
Faça o típico vatapá baiano acompanhado do acarajé também e mantenha viva essa tradição, mantendo uma refeição completa e deliciosa!
Bom apetite.