A torta capixaba é uma criação dos habitantes do estado do Espírito Santo, que misturam influências diversas para criar um prato saboroso que acabou ganhando muita identificação com a semana santa.
Vamos entender mais dessa história e também aprender a fazer a legítima torta capixaba.
Boa leitura.
Tradição litorânea
Este prato surgiu misturando várias influências culturais que se encontraram ali no Espírito Santo, portanto é uma receita com muita referência da culinária portuguesa, indígena e africana.
A tradição é antiga, estima-se que o prato surgiu por volta de 400 anos atrás, pouco depois da colonização portuguesa, e de lá pra cá veio sendo aperfeiçoado até chegar no resultado que temos hoje.
Algo que impulsionou a popularidade do prato no estado foi o fato de ter sido concebido em região litorânea, com abundância de peixes, então era muito fácil conseguir juntar os ingredientes para fazer a torta.
Por ser totalmente livre de carne vermelha, a torta capixaba caiu nas graças do povo nas épocas de quaresma e principalmente na semana santa, pois é uma forma de comer peixe, porém com muito sabor.
Outras versões da origem
Os capixabas que tem ligação mais forte com os nativos, apontam que o surgimento da torta se deu através de um preparo que levava frutos do mar, e só muito tempo depois começou-se a usar o bacalhau desfiado.
Contam também que era um tradição local cada família fazer a sua torta e trocar os pedaços com os vizinhos e assim todos experimentavam uma versão diferente do prato, porém eventualmente acabaram chegando num consenso e estabeleceram uma receita base, que é a que você verá a seguir.
Receita de torta capixaba
As influências de 3 culturas tão distintas, faz da torta capixaba um prato cheio de sabor que é um deleite ao paladar, por isso não economize nos temperos e nem no recheio.
Sem mais delongas, vamos ao preparo:
Ingredientes
- Cebola 2 unidades
- Alho 3 dentes
- Pimenta Síria a gosto
- Azeite de oliva a gosto
- Azeitona verde a gosto
- Limão 1 unidade
- Coentro a gosto
- Cebolinha Verde a gosto
- Tomate 3 unidades
- Ovo 6 unidades
- Palmito Pupunha fresco 1/2 quilo
- Carne de Siri 200 gramas
- Camarão 200 gramas
- Ostra 200 gramas
- Sururu 200 gramas
- Badejo 200 gramas
- Bacalhau 500 gramas
Como fazer torta capixaba
- Para cozinhar o siri, o caranguejo, o camarão, a ostra, o sururu e o badejo, faz-se refogados com cada um deles separadamente e retira-se todo o caldo, deixando-os o mais seco possível.
- Prepare um novo refogado com cebolas, alho, pimenta, azeite de oliva, azeitonas, limão e o palmito, deixando secar e ganhar consistência.
- Juntam-se os diversos refogados, mexendo até evaporar a água.
- Adiciona-se então o bacalhau desfiado para dar liga à massa.
- Deixa-se esfriar um pouco e mistura-se à massa 3 claras batidas em neve, às quais foram misturadas as gemas.
- Coloca-se a massa em uma panela de barro, leva-se ao forno, retirando-a quando estiver dourada.
- Enfeita-se com rodelas de cebola, fatias de ovos cozidos e azeitonas inteiras.
Como mencionamos, a tradição era fazer as tortas em casa, sem muita pretensão e trocar com os vizinhos, justamente por isso que temos versões desse preparo para todos os gostos e bolsos, confira algumas dicas:
Receitas que representam destinos
Quando no título do prato vem um gentílico de uma cidade ou país, é sinal que a receita é muito importante para o povo que vive lá.
É o caso da torta capixaba, orgulho do Estado do Espírito Santo que você aprendeu a fazer acima. Seguindo essa linha, pensamos em trazer mais receitas de tortas que representam os seus locais de origem, cada uma com sua particularidade e seu sabor próprio.
Torta Síria
A culinária do oriente médio é muito rica em especiarias, pois eles sabem como extrair sabores e combinar condimentos para criar experiências únicas ao paladar.
A torta síria é um exemplo de como combinar frutas e especiarias para fazer uma massa gostosa com um recheio excepcional.
A geleia de damasco com ameixa seca é o toque final que deixa essa torta com sabor do mediterrâneo.
Consulte a receita de Torta Síria aqui
Torta Portuguesa
Essa torta é uma das grandes influências da torta capixaba, pois os portugueses sempre souberam como trabalhar peixes e também como mandar bem na panificação em geral.
Por isso que a torta portuguesa é um clássico da culinária que usa o bacalhau com a batata, que é uma das combinações mais amadas.
Experimente também esse preparo que é uma forma simples de ter uma refeição delícia.
Consulte a receita de Torta Portuguesa aqui
Torta Alemã
Como já estamos na Europa, vamos buscar a sobremesa ali na Alemanhã com essa torta super tradicional do país.
Esse preparo lembra um tanto um pavê e também tem semelhanças com a torta holandesa, afinal essas regiões por muito tempo partilharam do passado, então é comum observarmos as influências assim como acontece com a torta capixaba.
Prepare essa torta alemã para ser a sobremesa do almoço de domingo, pois leva bastante chocolate com um creme de nata e leite condensado espetaculares.
Consulte a receita de Torta Alemã aqui
Combinação perfeita de massa crocante e recheio suculento
A torta capixaba é um tipo de preparo que leva bastante recheio, com variados temperos, então o grande segredo é ter uma massa mais neutra em sabor (porém firme e crocante), para servir como complemento aos peixes, frutos do mar e temperos que estão dentro.
No topo da torta vale a pena pincelar gemas de ovo para deixar aquela coloração dourada e dar mais um componente de textura na hora de comer.
Ao servir também formam lindas fatias, e é normal que caia um pouco de recheio, o que só mostra como essa é uma torta com bastante fartura e sabores diversos para você experimentar.
Então, já vai separando os ingredientes e pré-aquecendo seu forno para pôr a mão na massa e fazer a legítima torta capixaba. E nem precisa esperar a semana santa, pois essa delicia merece ser apreciada o ano todo.
Bom apetite.