Uma boa forma de economizar e ainda ter sempre uma variedade de receitas no seu cardápio é utilizar um peixe que talvez você nem dê muita bola: a tilápia.
A receita com filé de tilápia não é só uma boa pedida financeiramente, mas também para sua saúde e para ganhar muita praticidade no dia a dia. Esse peixe branquinho é muito fácil de encontrar e de comprar com frescor porque é o peixe que o Brasil mais produz (de longe), então durante todo o ano você o encontra.
Por isso, aqui vamos falar de economia de dinheiro e de tempo com uma receita de filé de tilápia na frigideira que suja pouca louça, fica pronto rápido e te ajuda a aproveitar melhor seus outros ingredientes.
Filé de tilápia é pouca louça
Você já deve ter ouvido e a gente fala muito sobre isso aqui no blog do CyberCook, mas não custa reforçar: tempo é dinheiro. Então quando falamos em economia, é importante termos na manga pratos que são rápidos e nos custam pouco (em termos de tempo e esforço) para serem feitos.
O filé de tilápia na frigideira é esse prato.
Você não precisa nem de tábua
- Compre o peixe já em filés e divida os mesmos em diferentes pacotes para descongelar apenas o que for comer e não gerar desperdício.
- Com o filé descongelado, você pode fazer uma marinada em um saquinho ou só esfregar os temperos antes de levar à frigideira
- Você não precisa cortar os tomates, por sinal eles ficam melhores se mantiverem o suco enquanto tostam na frigideira.
- Da frigideira para o prato e é só isso que você vai lavar.
Tão rápido que você nem acredita
A receita de filé de tilápia na frigideira fala em 15 minutos, mas sem marinada e com o peixe já descongelado, o tempo dele na frigideira não passa de 5 minutos (sempre lembrando de colocar os filés apenas quando a frigideira estiver quente), então o preparo não deve passar de 10 minutos!
Se quiser variar de vez em quando e não utilizar a frigideira, você continua tendo uma receita que suja pouco e fica pronto rapidamente. Você pode usar o forno e fazer esse filé de tilápia no papelote, pode fazer no vapor e até mesmo na fritadeira elétrica, que não usa óleo e te entrega uma receita bem diferente para mais momentos além do almoço.
Nesses 10 minutos você ainda pode montar uma salada para servir ao lado, e a nossa sugestão é caprichar na rúcula e um molho tártaro ou de iogurte.
Aproveite para acompanhar
Aproveite que esse peixe é bem neutro e fácil de combinar e use os ingredientes que você tiver sobrando na sua geladeira para não deixar nada estragar. Dá uma olhada em algumas receitas que possam te ajudar com isso:
Tilápia Assada com Alecrim e Mix de Legumes
Esse mix de legumes é ótimo para o nosso objetivo aqui. Estamos falando de cenoura e batata-doce na receita, mas qualquer legume pode ser uma boa, desde o brócolis até a mandioquinha. Se fizer no vapor, então, melhor ainda!
Ceviche de Tilápia
Receitas frescas como esse ceviche usam as folhas de ervas que normalmente estragam bem rápido, então pode ser uma ótima opção para o seu coentro, salsinha, manjericão e o que mais estiver fresco e vá estragar logo.
Falsa Bacalhoada de Tilápia
Essa aqui para economizar em todos os sentidos na sua Páscoa ou Natal é sensacional. Você usa os legumes e substitui o bacalhau pela tilápia na mesmíssima ideia. A verdade é que é uma receita tão legal que não precisa de data especial!
Filé de Tilápia ao Molho de Camarão
Mesmo mais rebuscada, essa receita também ajuda a aproveitar restos de peixe nesse molho de camarão, principalmente se você comprar a tilápia inteira, junto com os camarões frescos.
Iscas de Tilápia com Molho Tártaro
Essa aqui, por sua vez, aproveita aquele ovo que está sobrando quando você não aguenta mais fazer omelete, ovo frito e ovo cozido. Dá para empanar com vários tipos de farinha e o molho tártaro você pode fazer com aquele picles (ou conserva) que está na geladeira há séculos.
Com uma textura firme e sabor suave, qualquer receita de filé de tilápia fica muito gostosa. Confira essas seis receitas que o CyberCook selecionou para você conhecer e saborear!
Todos os ingredientes para essas receitas você encontra no Carrefour e recebe em casa! Compre já!
Benefícios da Tilápia para a saúde
Esse peixe é rico em proteínas, selênio, ômega-3, fósforo, vitamina B12 e B6, entre outros. A junção de todos esses nutrientes resulta em uma boa saúde óssea e cerebral, ação antioxidante e ainda tem baixo teor de gorduras e calorias, sendo perfeito para quem é ligado em uma alimentação mais fitness. Além do fato de normalmente serem acompanhados de ingredientes leves, como legumes, verduras e molhos com frutas.
Não é tão costumeiro usar peixes no dia a dia do brasileiro, mas essa é uma realidade que muda aos poucos por conta do fator econômico. Experimente colocar na sua lista de compras, aprenda a escolher peixes frescos e como temperá-los, e veja que ganhar tempo e praticidade são mais duas formas de economizar mais dinheiro no fim do mês enquanto continua comendo bem e variando seus almoços de diversas maneiras.
Bom apetite!