Sopa paraguaia: a sopa que não parece sopa

Publicada em: 29/07/2021 16:18

Esta receita típica do Paraguai que inspirou o preparo do mané pelado goiano e é popular no Mato Grosso do Sul, surgiu a partir de um equívoco de um cozinheiro, mas mesmo assim ganhou o coração da população paraguaia.

Hoje você aprende essa sopa paraguaia deliciosa, mas que não tem muita cara de sopa.

Vem com a gente entender melhor essa história.

Boa leitura.

Sopa Paraguaia

Um pequeno erro no preparo do Tykueti

Essa história começa em meados do século XVII, quando o então presidente do Paraguai, Don Carlos Antonio Lopes, apaixonado por uma sopa típica chamada tykueti, sempre pedia para seu cozinheiro presidencial preparar o prato para ele. Num belo dia, por um descuido, o chef acabou colocando mais farinha de milho do que o usual e a sopa que era para ficar líquida e cremosa, acabou solidificando e formando quase um bolo salgado.

Preocupado em ter estragado o prato favorito do presidente, o cozinheiro foi surpreendido ao notar que Don Carlos adorou o prato, e assim batizou o de sopa paraguaia, pois de fato essa passava a ser uma receita original de seu país.

Receita de Sopa Paraguaia

A história do surgimento deste prato tem até outras versões, mas podemos dizer que trata-se de uma sopa de fubá solidificada, que diferente da polenta tem uma massa mais flocada.

Então, separe os ingredientes e venha ver o passo a passo:

Ingredientes

  • Cebola 80 gramas
  • Manteiga 30 gramas
  • Leite 250 mililitros
  • Fubá 100 gramas
  • Queijo Branco 60 gramas
  • Gema de ovo 2 unidades
  • Clara de ovo 2 unidades
  • Fermento químico em pó 10 gramas
  • Sal 1 colher (chá)

Como fazer sopa paraguaia

  1. Salteie a cebola na manteiga até amolecer. Junte o leite quente e misture bem.
  2. Hidrate o fubá com um pouco de leite frio ou água e adicione ao leite quente mexendo bem até obter um angu mole.
  3. Retire do fogo, adicione o queijo, as gemas mexendo bem e tempere.
  4. Adicione delicadamente às claras em neve.
  5. Aqueça ao forno a 200ºC.
  6. Coloque a massa em uma assadeira untada e leve ao forno até dourar (cerca de 40 minutos).
  7. Deixe esfriar uns 5 minutos antes de cortar.

Sopa Paraguaia

Use leite desnatado para uma receita menos gordurosa e dê preferência para ingredientes orgânicos, pois estes trazem ainda mais sabor.

Além da versão do presidente, você pode fazer alguma dessas variações de sopa paraguaia, todas deliciosas:

Sopa Paraguaia

Erros que viraram sucessos na cozinha

A história da culinária mundial é marcada por erros ou descuidos no preparo de receitas, que dão origem a novos pratos incríveis.

O caso da sopa paraguaia é um dos muitos equívocos que se tornaram iguarias, mas claro que nem todo erro vira algo bom, pois muitas ocasiões contaram com a expertise do cozinheiro e muito jogo de cintura para salvar a receita transformando em outra coisa gostosa.

A panqueca americana, por exemplo, surgiu de uma trapalhada de uma cozinheira que deixou gotas de massa de um outro confeito cair no fogão e ao notar que fritou rapidamente, viu ali a chance de criar um novo preparo.

Há outros casos em que não é exatamente erro, mas sim uma experimentação corajosa, podemos dizer, como a cerveja, pois foi na antiga Mesopotâmia que notaram que os grãos armazenados em locais úmidos, liberavam um líquido de aspecto duvidoso, até que uma pessoa audaciosa resolveu experimentar, e ali descobriu  a bebida fermentada favorita dos brasileiros.

Também já falamos aqui do petit gateau, um bolinho que cozinhou demais por fora, pois o forno estava muito quente e por dentro ficou aquele chocolate escorrendo maravilhoso, dando origem a icônica sobremesa francesa.

A gente ainda podia falar aqui de vários outros acidentes felizes na cozinha, mas a lista é longa, e o ponto aqui é mostrar que a culinária é viva e está em constante transformação, e que por isso, até equívocos aliados a técnicas básicas e criatividade podem virar pratos deliciosos.

Faça essa sopa paraguaia na sua casa e entenda na prática  o sabor incrível de um erro fortuito.

Bom apetite.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: