Panqueca americana, o american way of life na sua mesa

Publicada em: 13/04/2021 17:56

Se você também é do tipo que gosta de sentir o cheiro do café logo pela manhã para começar o dia bem, com certeza vai amar o cheiro de panqueca americana invadindo a cozinha logo cedo.

A gente costuma chamar de panqueca americana pois nosso contato com eles, em geral, vem através dos filmes de Hollywood e por aqui as panquecas mais consumidas são as salgadas. O que o cinema não mostra é que é muito simples de preparar e você pode ter um café da manhã estilo americano aí na sua casa.

Confira a receita completa e nossas dicas para fazer uma panqueca americana infalível.

Boa leitura.

Panqueca americana, o american way of life na sua mesa

Precisão é tudo

Por aqui a gente é super a favor de experimentar na cozinha, testar variações de ingredientes e modos de preparo, porém quando se trata da confeitaria e das massas, a precisão é fundamental para o sucesso das receitas.

Para essa panqueca americana, é importante pesar os ingredientes ou usar as medidas seguindo bem a risca, para garantir que vão ficar fofinhas e gostosas.

Hoje em dia as balanças de cozinha são muito mais em conta, e na internet você encontra facilmente algumas em torno de 30 reais. 

Vale a pena o investimento, pois pode ser usada para vários tipos de receitas, principalmente para quem quer fazer uma renda extra vendendo os pratos(que podem ser porcionados corretamente a receita e cobrar pelo peso).

Antes de irmos para os ingredientes, queremos deixar mais duas dicas: peneire a farinha antes para tirar todos os gruminhos e soltar bem os flocos, isso ajuda na textura da massa. E a segunda dica é acrescentar o fermento por último, para evitar que ele comece a reagir antes do tempo, desandando a receita.

No mais, fique atento às quantidades e siga o passo a passo direitinho que não tem erro, suas panquecas americanas vão ficar dignas de Oscar:

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (chá) de fermento químico em pó
  • Canela-da-china em pó a gosto
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 3 colheres (sopa) de açúcar
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 1 unidade de ovo
  • 1 xícara (chá) de creme azedo

Modo de Preparo

  1. Para preparar o creme azedo (sour cream) misture o creme de leite fresco com duas colheres de chá de suco de limão.
  2. O creme engrossa, mas não talha, depois de uns 10 minutos, por isso tem que ser o creme de leite fresco e não o de caixinha.
  3. Derreta a manteiga em uma panela pequena e deixe esfriar. Faça em fogo baixo e tome cuidado para não queimar.
  4. Misture em uma tigela de tamanho médio a farinha, a canela, o fermento e a pitada de sal para equilibrar os sabores.
  5. Bata o ovo, o açúcar, o creme de leite já azedo, o leite e a baunilha até obter uma mistura homogênea.
  6. Acrescente aos ingredientes secos e misture até a farinha desmanchar.
  7. Deixe descansar por 20 minutos.
  8. Aqueça uma chapa ou uma frigideira untada com manteiga em fogo médio.
  9. Pingue uma colher de sopa de cada vez para fazer as panquecas.
  10. Cozinhe até a parte de baixo estar dourada e a superfície da panqueca formar pequenas bolhas.
  11. Vire com uma espátula ou se quiser arriscar, jogue a panqueca para o alto sacudindo a frigideira com um movimento seguro.
  12. A panqueca deve cair com o lado cru para baixo.
  13. Cada lado não demora mais do que um a dois minutos para dourar.
  14. Mantenha as panquecas aquecidas no forno.
  15. Sirva as panquecas empilhadas com bastante mel quentinho e manteiga.
  16. Para não ficar muito doce, polvilhe com umas lascas bem fininhas de casca de limão.

Não se preocupe se a primeira panqueca não sair tão bonita, é muito normal principalmente se for sua primeira vez fazendo essa receita. Vai ver que na segunda já vai ter dominado as manhas e aí fica fácil manter um padrão dessas delícias.

Está é a receita, digamos, mais clássica das panquecas americanas, porém temos variações para todos os gostos, confira algumas que separamos abaixo:

Café da manhã completo american life style

Culturalmente a dieta estadunidense é muito diferente da nossa, e podemos dizer que o conceito de café da manhã deles é o mais próximo de uma refeição completa. 

Tem cereais, carboidratos, proteínas, sucos e afins, é praticamente um almoço pela manhã, isso porque eles têm a convicção de que esta é a refeição mais importante do dia e merece essa fartura para sustentar a pessoa durante o expediente.

O ideal é sempre consultar uma nutricionista para ter uma dieta adequada a seu estilo de vida, porém, com equilíbrio e de vez em quando, você pode fazer um café da manhã estilo americano. Para te inspirar, separamos quatro receitas tradicionais e muito comuns lá nos Estados Unidos da América:

Ovos mexidos 

Esses são clássicos, principalmente nos hotéis Brasil afora, e são bem simples de fazer. 

Capriche nos temperos e manda ver nesse prato que consumido moderadamente pode compor uma dieta saudável, mas sempre com aval de um profissional da nutrição.

Rabanada (french toast)

A rabanada que por lá é chamada de french toast (torrada à francesa) é um ótimo prato para o café da manhã, pois é bem simples de fazer e o cheiro de canela é pra fazer qualquer manhã começar bem demais. 

Experimente.

Waffles

Por fim, vamos falar dessa delícia de origem belga, muito consumida nos EUA. Os waffles são mais simples de fazer do que parecem, e dá para usar até uma sanduicheira para prepará-los.

Confira a receita e coloque essa maravilha no seu café da manhã.

Café da manhã completo american life style

Agora é sua vez de mandar ver no preparo das panquecas americanas, e fazer uma cobertura bem deliciosa para começar seu dia muito bem alimentado.

Compartilhe os resultados com a gente e bon appetit!

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: