O Brasil tem um jeito único de fazer as suas versões de festas: como o carnaval que ganhou nosso ritmo único de samba e se tornou referência, na nossa ceia de natal também tem muita criatividade, principalmente na hora de fazer sobremesas típicas que só se encontram aqui.
Então, vem aprender algumas das sobremesas cheias de brasilidade que vão tornar sua celebração natalina ainda mais especial.
Boa leitura.
Doces com influências de norte a sul
A culinária tradicional brasileira muda muito de um estado para o outro, pois as influências de cada local são extremamente marcantes.
Por isso que, para as sobremesas, optamos por pegar um pouco de cada lugar para que você tenha fartura de opções para colocar à mesa no próximo natal.
Cuscuz de Tapioca
Para iniciar bem, já pegamos um doce que tem um pouco de norte e nordeste, que é o cuscuz de tapioca.
Massa inconfundível do polvilho, com a textura de um cuscuz e muito coco ralado que deixa essa versão simplesmente um espetáculo.
Pavê de Chocolate Branco
Um clássico que dificilmente vai ficar de fora do seu natal, mas com um toque diferenciado.
Este pavê de chocolate branco pega o que já é bom e adiciona uma camada a mais de chocolate, que deixa a sobremesa ainda mais irresistível.
Capriche bem no creme de confeiteiro, pois ele é a estrela principal de um pavê legítimo.
Manjar Branco
Ainda sobre clássicos natalinos e massa consistente, temos o famoso manjar branco.
Essa massa é bem semelhante a do pavê, porém tem o leite de coco que faz toda diferença, e claro, a calda de ameixa que é o que mais destaca esse doce dos demais.
Pudim de Leite Condensado
A última e talvez mais popular sobremesa natalina é o pudim de leite condensado, então não podíamos deixá-lo de fora da lista.
Siga as dicas da nossa receita para ter um pudim super lisinho, na consistência perfeita e com a calda de caramelo no ponto, para dar orgulho a família e lembrar aquela sobremesa de avó que tanto encantava nossa infância.
Sagu de Uva
Depois dos clássicos, vamos com uma opção mais simples, que ainda assim entrega muito sabor.
O sagu de uva é uma opção refrescante, econômica e super prática de fazer. Tem a leveza certa e o dulçor na medida para ser uma sobremesa natalina para ninguém botar defeito.
Doce de Abóbora com Coco
Por último e não menos importante, separamos um preparo que reúne um pouco de tudo que falamos antes.
O doce de abóbora com coco tem aquele gostinho de infância por ser uma receita muito tradicional, tem a praticidade do preparo e ainda pode ser servido quente ou gelado, a gosto do freguês.
A abóbora tem muito sabor, então capriche nas especiarias para equilibrar tudo e deixar seu doce muito mais gostoso e com aquele aroma que enche a cozinha.
Natal com mais Brasil
A data como expressão cultural, já tem muita influência americana, devido aos filmes e séries de Hollywood que a gente cresce assistindo.
Esses clássicos do entretenimento ditam a decoração das nossas casas, as músicas e até alguns pratos, e apesar de não ter nenhum problema nisso, é importante colocar um pouco mais da nossa brasilidade nesta celebração.
E para fazer isso de forma marcante, nada melhor do que inserir um pouco da nossa cozinha tão rica. As sobremesas são ótimas opções para isso, mas podem vir acompanhadas de outros pratos típicos da nossa cultura e até bebidas, assim a gente passa a ter um natal com mais cara de Brasil.
Enfim, ter um pouco do que é nosso, misturado a influências de outras culturas, já é muito Brasil, pois diversidade é uma das nossas características mais marcantes, então entre papais noéis e jingle bells, coloque comidas brasileiras na mesa e crie um natal único na sua casa.
Boas festas.