Purê de Batata Doce: provando que este legume não é só coisa de maromba

Publicada em: 26/07/2021 17:40

Acompanhamento nutritivo e cheio de sabor é com esta receita de purê de batata doce, além de ser uma boa variação ao tradicional de batata comum, este é um prato delicioso que dá uma sensação de saciedade ótima.

Vem aprender os benefícios da batata doce e como fazer um purê especialíssimo.

Boa leitura.

Purê de Batata Doce

Bons motivos para consumir batata doce

Este tubérculo versátil e nutritivo merece mais espaço na nossa alimentação diária, seja para substituir a batata comum ou mesmo para preparos exclusivos.

A batata doce tem essa identificação com as dietas de academia por um ótimo motivo, já que é um alimento completo em todos os sentidos: Rica em fibras, ajuda a controlar o colesterol, reforça a imunidade pois é repleta de antioxidantes, sem falar que auxilia o sistema digestivo, beneficiando também o intestino.

Se isso tudo não bastasse, a batata doce ainda é muito saborosa e pode ser feita em inúmeros preparos, como chips bem crocantes e temperados, assada em rodelas acompanhando carnes, e claro, nessa versão de purê bem cremoso, que combina perfeitamente com carnes suínas assadas ou grelhadas.

Então, para te ajudar a ter mais batata doce nas suas refeições, esse purê vai ser o caminho perfeito para você descobrir as maravilhas culinárias que esse legume pode proporcionar.

Receita de purê de batata doce

A batata doce tem bastante amido, por isso neste preparo o purê fica numa consistência muito mais cremosa que o tradicional e também com sabor bem mais concentrado.

Confira o passo a passo:

Ingredientes

  • Batata-doce 3 unidades
  • Leite 1 1/2 xícaras (chá)
  • Manteiga 1 colher (sopa)
  • Sal a gosto

Como fazer purê de batata doce

  1. Cozinhe as batatas descascadas em água abundante com sal.
  2. Esprema as batatas ainda quentes.
  3. Caso não tenha espremedor de batatas, utilize um garfo para amassá-las.
  4. Coloque numa panela e acrescente o leite e a margarina.
  5. Mexa bem incorporando tudo e sirva quente.

A batata doce ainda é capaz de outras maravilhas, e este purê tem algumas variações que vale a pena ter no cardápio:

Batata doce gourmetizada

A associação da batata doce com a musculação faz com que muita gente crie um preconceito em relação ao legume, achando que a única forma de consumi-lo é cozido com água e pouco sal, ao lado de peito de frango, quando na verdade tem muitas delícias que podem ser feitas com o tubérculo, sem eliminar suas características básicas nutritivas.

Por isso, que tal acompanhar essa série de receitas gourmetizadas de batata doce? Assim você tem uma refeição especial, cheia de sabor, aproveitando de um ingrediente super econômico e versátil.

Confira nossas dicas:

Batata Doce Assada

Batata Doce Assada

Não é simplesmente assar a batata doce, esse preparo é uma verdadeira refeição completa.

Com recheio de queijo ralado e ervas, se torna uma entrada ótima, ou mesmo adicionando um pouco de calabresa em cubinhos e bacon, se torna um prato completo e delicioso para você servir para a família.

Consulte a receita

Escondidinho de batata Doce

Batata Doce Crocante com Curry

Esse escondidinho de frango com a massa de batata doce é uma variação ótima e bem saborosa deste prato tradicional.

Se quiser turbinar o prato, uma camada de catupiry vai dar cremosidade ao frango.

Também é uma boa fazer escondidinho com carne seca, pois o sal fica bem equilibrado pela batata doce, experimente essa variação.

Consulte a receita

Batata Doce Crocante com Curry

Batata Doce Crocante com Curry

Neste preparo, quem vai brilhar de verdade é o tempero curry, por isso atente ao passo a passo desse preparo para ter uma batata bem saborosa.

Para a batata ficar bem crocante, o segredo está em deixar todos os pedaços em contato com o azeite para assar de maneira uniforme.

Consulte a receita

No fim das contas, você acabou de testemunhar a versatilidade que a batata doce pode ter no dia-a-dia, desde um purêzinho cremoso para acompanhamento, até um prato completo para uma ocasião especial.

Batemos sempre nessa tecla porque queremos que fique marcado na sua cabeça: todo ingrediente tem potencial para ser incrível, basta usar o preparo certo, com as combinações adequadas, que o sabor vem.

Experimente esse purê de batata doce e coloque os benefícios deste legume no seu dia-a-dia.

Bom apetite.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: