Prepare uma Maniçoba turbinada

Publicada em: 27/07/2021 16:51

A maniçoba é um prato típico dos estados do norte do país, mais presente no Pará. Tem grande identificação com a cultura das tribos nativas da amazônia e um preparo envolto em lendas.

A versão mais tradicional leva a maniva,  que é a tóxica folha da mandioca, precisando então ser bem cozida para eliminar a toxicidade da planta e assim dar o sabor marcante deste prato típico.

Então, hoje você vai aprender o passo a passo para uma maniçoba deliciosa e muito recheada.

Boa leitura.

maniçoba

Combinação de paciência e bons ingredientes

A cultura das tribos indígenas do entorno da floresta amazônica tem na mandioca um ingrediente fundamental e básico para toda sua culinária. 

Desde a farinha de mandioca, usada em vários preparos, passando pela goma, que serve para fazer o tacacá, até as folhas, também chamadas de maniva, que está presente no preparo da maniçoba.

Este sempre foi um prato de paciência, pois antigamente a maniva era cozida por 7 dias já que era o que os índios acreditavam ser o ideal para eliminar o veneno da planta. Atualmente, com técnicas modernas, basta 72 horas para ter o mesmo resultado.

Além de eliminar toxinas, essas horas de cozimento são fundamentais para dar a textura correta à folha e liberar o seu máximo de sabor, e aí é adicionar os demais ingredientes para ter um ensopado delicioso que lembra bastante uma feijoada.

Por isso, para sua maniçoba funcionar, além do processo de preparo da maniva, é importante usar bons ingredientes, pois os sabores serão realçados com os temperos, por isso invista num prato realmente de qualidade.

Receita de maniçoba

Como vimos, paciência é a palavra no preparo da maniçoba, e como já falamos por aqui em outras ocasiões, uma mise em place bem feita vai ser de grande auxílio.

Vamos ao passo a passo:

Ingredientes

  • Maniva 2 folhas
  • Toucinho branco 2 quilos
  • Toucinho 2 quilos
  • Pé suíno salgado 2 quilos
  • Orelha suína defumada 2 quilos
  • Língua Suína Defumada 2 quilos
  • Rabo suíno defumado 2 quilos
  • Lombo de Porco Salgado 2 quilos
  • Costela de Porco 2 quilos
  • Paio 1 1/2 quilos
  • Chouriço 1 1/2 quilos
  • Linguiça Calabresa Defumada 1 1/2 quilos
  • Bucho bovino 4 quilos
  • Charque bovino 4 quilos

Como fazer maniçoba

Pique as folhas de mandioca (maniva) sem os talos e moa muito bem em uma máquina de moer carne, até dar 6 quilos.

  1. Num panelão com bastante água, leve a maniva moída ao fogo brando e deixe ferver durante 72 horas. Mexa de vez em quando, dando pelo menos três boas mexidas por período: Manhã, Tarde e Noite. Isto é feito para que as folhas não grudem na panela. Coloque sempre água, pois a massa não pode ficar seca. Quando for dormir, complete a água de novo e deixe o fogo o mais baixo possível.
  2. Passadas as 72 horas, acrescente o toucinho branco (sem cortar) e o toucinho defumado (também inteiro). Deixe ferver por mais 24 horas, sempre em fogo brando, completando a água e dando, no mínimo, três boas mexidas por período.
  3. Com a maniva continuando a ferver na tarde do quarto dia, à parte, ponha as carnes salgadas e o charque de molho para tirar o excesso de sal. Ficam de fora apenas o paio, o chouriço, a lingüiça e o bucho de boi.
  4. No quinto dia, corte em pedaços do tamanho de servir o bucho de boi e escalde muito bem para tirar todo o cheiro. Corte também em tamanho de servir as carnes salgadas, lave bem e afervente. Junte tudo e ponha no panelão em que a maniva continua fervendo por mais 48 horas, desligando o fogo quando for dormir.
  5. No sexto dia corte em rodelas o paio, o chouriço e a lingüiça e ponha para ferver.
  6. No sétimo dia a maniçoba já está pronta e fica como se fosse uma feijoada.
  7. A cor da maniva, que no início do cozimento é verde bem vivo, vai se transformando até ficar um verde muito escuro, quase preto.

Sirva com arroz branco, farinha d’água de mandioca e uma pimenta de cheiro que são os complementos perfeitos para este prato.

Feijoada e seus semelhantes

Pratos tradicionais da cultura brasileira tem essa tônica da fartura como carro chefe. A maniçoba é um bom exemplo, pois é um prato que une variados tipos de temperos e carnes, envoltos em um caldo bem espesso e saboroso.

Por isso que a feijoada é um prato tão amado e que se inspira nesses tipos de preparos para trazer um prato inclusivo, que todos amam independente de classe social.

Então, vamos passar algumas receitas que seguem essa linha de fartura nos ingredientes e caldo grosso e saboroso.

Feijão Gordo

Isto podemos dizer que é um preparo um nível antes da feijoada, pois o feijão gordo é uma maneira incrível de turbinar seu feijão, usando carnes defumadas e muitos temperos.

É aquele prato para o almoço de família que não tem erro, todo mundo ama.

Consulte a receita

Cassoulet

Cassoulet

Podemos dizer que é a feijoada francesa, ou que a feijoada é o cassoulet brasileiro, enfim essa é uma longa discussão, mas o fato é que esse preparo com feijão branco realmente se assemelha ao nosso em muitos aspectos, contudo o servido na França usa mais as carnes de aves no seu preparo, enquanto o nosso se aproveita de partes do porco.

Independente de quem surgiu primeiro, ambos são deliciosos, então faça um cassoulet na sua casa e tire suas próprias conclusões.

Consulte a receita

Feijoada

Feijoada

Não podíamos falar dos semelhantes sem trazer a verdadeira.

Os franceses que nos perdoem, mas a feijoada brasileira acompanhada de uma bela caipirinha bate de frente com o cassoulet e não deixa nada a desejar.

Consulte a receita

E arriscamos dizer que a maniçoba também não fica atrás, pois além de ser um prato tão recheado quanto, ainda tem a adição da maniva que agrega um sabor indescritível ao prato que só experimentando para entender a magnífica experiência.

Portanto, quanto tiver de passagem pela região amazônica, experimente a maniçoba, ou então, se arrisque um pouco e experimente fazer em casa, pois vai valer a pena.

Bom apetite.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: