Início

Receitas

Carnes

Maniçoba

Maniçoba

sem lactose

0

Tempo de preparo

216h59

Porção

94 porções

Cifrão

Valor por porção

R$8,02

Informação nutricional

Valor nutricional

735,37 kcal

CyberCook

Receita enviada por CyberCook

Em 22/04/2021

Ingredientes

Como Fazer

  • 1. Pique as folhas de mandioca (maniva) sem os talos e moa muito bem em uma máquina de moer carne, até dar 6 quilos.

  • 2. Num panelão com bastante água, leve a maniva moída ao fogo brando e deixe ferver durante 72 horas. Mexa de vez em quando, dando pelo menos três boas mexidas por período: Manhã, Tarde e Noite. Isto é feito para que as folhas não grudem na panela. Coloque sempre água, pois a massa não pode ficar seca. Quando for dormir, complete a água de novo e deixe o fogo mais o baixo possível.

  • 3. Passadas as 72 horas, acrescente o toucinho branco (sem cortar) e o toucinho defumado (também inteiro). Deixe ferver por mais 24 horas, sempre em fogo brando, completando a água e dando, no mínimo, três boas mexidas por período.

  • 4. Com a maniva continuando a ferver na tarde do quarto dia, à parte, ponha as carnes salgadas e o charque de molho para tirar o excesso de sal. Ficam de fora apenas o paio, o chouriço, a lingüiça e o bucho de boi.

  • 5. No quinto dia, corte em pedaços do tamanho de servir o bucho de boi e escalde muito bem para tirar todo o cheiro. Corte também em tamanho de servir as carnes salgadas, lave bem e afervente. Junte tudo e ponha no panelão em que a maniva continua fervendo por mais 48 horas, desligando o fogo quando for dormir.

  • 6. No sexto dia corte em rodelas o paio, o chouriço e a lingüiça e ponha para ferver.

  • 7. No sétimo dia a maniçoba já esta pronta e fica como se fosse uma feijoada.

  • 8. A cor da maniva, que no inicio do cozimento é verde bem vivo, vai se transformando até ficar um verde muito escuro, quase preto.

  • 9. Sirva com arroz branco, farinha d’água de mandioca e uma pimenta de cheiro.

Logo Carrefour

Sobraram ingredientes?

Nós te ajudamos a encontrar novas receitas:

Selecione os ingredientes que sobraram:

Recomendamos pra você
Comentários
Ana

Ana

05/08/2013

A receita original é de 2 paneiros de folhas de maniva (uma quantidade que ao moer dará cerca de 6 kg de folha moída. A quantidade de ingredientes é bem grande, deve ser bastante diminuída se quisermos fazer para uma família, ou pode ser congelada em porções suficientes para uma refeição.

Leony

Leony

26/01/2012

Olá, boa tarde! Acredito que houve engano na quantidade de folhas de maniva. Acredito que o correto seja 2 kg e não 2 folhas, pois sou baiana e costumo preparar a maniçoba! Impossível fazer com 2 folhas!