Polenta frita, o petisco de boteco para fazer em casa

Publicada em: 02/12/2021 10:45

No fim de um expediente cansativo, poder saborear uma cerveja ou a bebida de sua preferência, acompanhado de um belo aperitivo de polenta frita, é tudo que precisa para ter realmente uma “hora feliz”.

Para isso, vamos trazer a receita para uma polenta frita crocante por fora e macia por dentro, do jeitinho que tem ser.

Boa leitura.

Polenta Frita

Petisco italiano que ganhou o Brasil

O Brasil é um país que consome muito os derivados de milho, principalmente o fubá, onde temos o nosso tradicionalíssimo bolo de fubá.

No entanto, a polenta foi algo que importamos da Itália, apesar de nossos índios terem um preparo muito semelhante, é de entendimento geral que a receita nos moldes como fazemos até hoje veio sim da terra da bota.

Agora, não dá para negar que o brasileiro deu um jeito de dar a nossa cara para a receita, principalmente com o petisco de polenta frita. Esse sim é criação nossa e ganhou popularidade altíssima pois combina bem com a cervejinha gelada dos botecos.

Aproveite o nosso passo a passo para ter essa delícia também na sua casa.

Receita de polenta frita

O preparo da polenta fita Comprar os ingredientes não tem muito segredo, porém é preciso ter muita atenção para dar o ponto certo e também fritura na temperatura adequada, para ter justamente o efeito crocante do lado de fora, mas mantendo aquela maciez interna.

Sem mais delongas, vamos ao passo a passo:

Ingredientes

  • Fubá 1 xícara (chá)
  • Sal 1 pitada
  • Manteiga 1 colher (sopa)
  • Tempero completo 1 tablete

Já está com os ingredientes na mão? Se não, é só acessar agora o site do Carrefour e comprar tudo sem sair de casa Comprar os ingredientes.

Como fazer polenta frita

  1. Dissolva o tempero de legumes em 3 xícaras (chá) de água e deixe ferver.
  2. Assim que começar a ferver, polvilhe o fubá aos poucos e vá mexendo muito bem para não empelotar.
  3. Abaixe o fogo e continue mexendo rapidamente por 10-15 minutos.
  4. Quando engrossar bem e começar a soltar do fundo da panela, junte o sal e a manteiga e mexa rapidamente.
  5. Coloque essa massa em um refratário untado com manteiga e deixe esfriar.
  6. Assim que esfriar coloque na geladeira por 1 hora.
  7. Corte tirinhas e coloque na cesta da AirFryer. Deixe 18 minutos a 200ºC.
  8. É importante virar a polenta na metade do tempo.

Polenta Frita

Mais receitas polenta frita

A melhor companhia da polenta

Já é um consenso que a companhia perfeita para polenta frita é a cervejinha gelada do happy hour, no entanto a versão tradicional do prato, vai bem com outra receita que essa sim é muito brasileira.

A galinha caipira é um preparo icônico do sertanejo brasileiro, e um dos mais saborosos. É aquele tipo de receita que tem o poder de nos transportar para outras épocas, pois tem aquele sabor de fazenda inigualável.

Hoje em dia, com iniciativas de criação sustentável de aves, é possível conseguir galinha caipira para fazer essa receita, porém, vale a pena voltar às raízes e comer essa iguaria numa fazenda mesmo, de preferência acompanhada de uma polenta no ponto perfeito.

Caso consiga a galinha caipira, experimente esse preparo em casa, pois vai ser uma experiência gastronômica indescritível, e para acompanhar, porque não testar as polentas fritas, o resultado pode ser surpreendente.

Bom apetite.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: