Como fazer Polenta italiana à brasileira

Publicada em: 08/10/2021 10:38

A cozinha caipira tem suas muitas maravilhas culinárias, dentre elas a polenta é um dos acompanhamentos mais saborosos que há, combina com proteínas das mais variadas e até como petisco.

Venha aprender a fazer uma polenta perfeita e conheça um pouco mais das origens dessa iguaria.

Boa leitura.

Polenta

Comida dos Legionários

A polenta é uma receita italiana de origem e era base da alimentação local desde a época dos legionários romanos, pois era uma prato que dava bastante energia para encarar as batalhas.

Originalmente o preparo era com aveia, algumas vezes com outros cereais como o trigo, e de fato foram os imigrantes italianos que a trouxeram para o Brasil.

Contudo, antes mesmo dos italianos e até dos portugueses, os nativos já preparavam uma uma espécie de creme feito do milho que muito se assemelhava a polenta tradicional.

Aqui na América do Sul pré colombiana o milho já era amplamente cultivado e consumido, e foi um dos primeiros alimentos que os colonizadores importaram para seus países. Uma vez que chegou lá, as polentas na Itália passaram a ser feitas com esse grão.

Receita de polenta

Em geral há vários modos de fazer a polenta, porém a consistência mais firme e gelatinosa é a que mais faz sucesso pois entrega uma textura agradável ao paladar e é ideal para fazer frita, que se torna um petisco incrível.

Sem mais delongas vamos ao preparo:

Ingredientes

  • Caldo de Legumes 1 tablete
  • Manteiga 2 colheres (sopa)
  • Azeite 1 colher (sopa)
  • Sal a gosto
  • Preparado para Polenta 500 gramas
  • Água 2 litros

Já está com os ingredientes na mão? Se não, é só acessar agora o site do Carrefour e comprar tudo sem sair de casa Comprar os ingredientes.

Como fazer polenta

  1. Aqueça água em uma panela e dissolva o caldo de legumes.
  2. Adicione 1 colher (sopa) de manteiga e o azeite.
  3. Aos poucos, coloque a polenta, mexendo sempre.
  4. Tempere com sal e continue a mexer.
  5. Quando desgrudar da panela, adicione o restante da manteiga, mexa até derreter.
  6. Sirva quente.

Mais receitas para turbinar sua polenta

Tem polenta nesse angu

Mesmo aqui no Brasil a polenta tem variações em cada estado, mas mantendo sempre uma base muito semelhante à original.

No entanto, muita gente confunde um prato típico brasileiro, principalmente dos estados do centro oeste com a polenta. O angu é um prato delicioso da cozinha nacional e as semelhanças com a polenta são óbvias pois ambos vêm do milho.

O que diferencia esses dois pratos é o tipo de farinha de milho utilizada, pois a polenta leva a farinha de milho, enquanto o angu é feito de fubá. Tradicionalmente o angu tende a ter uma consistência mais de creme, bem liso, tanto que tem a expressão popular “tem caroço nesse angu” que significa que algo está fora do lugar, pois a receita legítima é lisinha e cremosa.

O que agrava ainda mais essa confusão é que tem versões do angu, como a mineira, que deixam a consistência do prato mais firme, bem mais próximo da polenta, e há também quem faça a polenta utilizando o fubá invés da farinha, algo que dá um pouco mais de trabalho porém funciona.

No fim das contas, as diferenças é o que menos importa, pois as semelhanças são o que fazem de ambos os pratos iguarias da gastronomia que merecem destaque.

Portanto, faça uma polenta no ponto perfeito Comprar os ingredientes e se quiser experimente o angu, pois também temos receita.

Bom apetite.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: