Um utensílio de cozinha que revolucionou o modo como preparamos os alimentos é a panela de pressão, e apesar de muito cozinheiro de primeira viagem ficar receoso ao usá-la, o fato é que é super simples e prática, e te economiza um tempão no preparo de várias receitas.
Vamos trazer uma receita de carne com linguiça na panela de pressão e desmistificar seu uso para que você aproveite o máximo do seu utensílio.
Boa leitura.
A panela que encurta o tempo
No passado, alguns alimentos tinham que ser cozidos por horas a fio para que pudessem amolecer, como a costela bovina e a mandioca, e isso representava um gasto enorme com lenha e depois com gás de cozinha.
Mas foi na França, em 1861, que o físico Denis Papin desenvolveu um equipamento rústico conhecido como o digestor.
O nome popular era “Marmita de Papin”, e basicamente era um trambolho de ferro fundido, com uma tampa de fechamento hermético e uma válvula de segurança, o que podemos considerar como o ancestral da nossa panela de pressão atual.
Na época da criação, o inventor prometia que o equipamento era capaz de amolecer ossos e cozinhar carnes e legumes muito mais rápido do que as panelas convencionais, e isso realmente se provou uma realidade.
Rapidamente a ideia da panela de pressão se espalhou pelo mundo devido ao seu poder de cozimento, e foi em 1905 que a empresa Presto Company criou o primeiro protótipo de alumínio, que era muito menor que a marmita de papin e muito mais simples de ser construído e comercializado, então, depois desse aperfeiçoamento, as vendas explodiram.
Receita de carne com linguiça na panela de pressão
Essa é uma ótima receita para usar bem sua panela de pressão, pois a carne fica macia e a linguiça solta bastante sabor. Capriche nos temperos e se liga no passo a passo:
Ingredientes
- Linguiça Toscana 8 unidades
- Maminha 700 gramas
- Cebola 4 unidades
- Caldo de carne 1 tablete
- Alho 3 dentes
Como fazer carne com linguiça
- Em uma panela de pressão coloque 3 cebolas em rodelas no fundo, distribua uma camada de linguiça outra de carne e alho , assim sucessivamente, finalize com a outra cebola em rodelas, coloque o cubo de caldo no meio, tampe a panela e deixe na pressão por 1 hora.
- Não precisa de água.
Muita gente se surpreende com o fato de não ter água nesse preparo, mas é que na verdade o cozimento é feito apenas com o calor Algo semelhante ao que fazem as airfryers.
Experimente e nos conte os resultados.
Também tem outras delícias para fazer na sua panela de pressão, confira:
- Macarrão na Panela de Pressão
- Costela na Pressão
- Macarrão Rapido na Pressão
- Sardinha na Panela de Pressão
O trunfo da praticidade
Toda casa tem que ter uma panela de pressão, se bobear até duas, pois vai que uma dá problema? Esse é um item que não pode faltar na sua cozinha.
São tantas receitas incríveis que você pode fazer em tão pouco tempo, que a economia vai sempre valer a pena.
Além da carne com linguiça, queremos te inspirar com outros clássicos que podem ser feitos na pressão para você dar um melhor uso para seu utensílio.
Torresmo na Pressão
Aquele torresminho sequinho e crocante é simplesmente espetacular, e você pode fazer de forma prática e rápida na panela de pressão.
O grande truque aqui é comprar um toucinho de qualidade e fatiar na espessura certa, e também retirar a borracha da panela de pressão, pois precisamos dourar bem para ter aquela pururuca tão amada.
Faça esse teste e veja como dá super certo.
Costelinha Suína na Pressão
Ainda nas proteínas suínas, temos a receita de costelinha na pressão, que sai desmanchando de tão suculenta.
Este é um preparo bem simples, mas a dica é usar o vinho branco, pois dá um sabor a mais à carne, que fica tão macia que você pode desfiar e fazer um ragu de costela, por exemplo, simplesmente incrível.
Carne de Panela Clássica
Não dá pra falar desse utensílio sem trazer essa receita.
Parece que a panela de pressão foi criada justamente para proporcionar esse preparo de carne de panela, senão o que seria das mães brasileiras, não é mesmo?
Aqui não tem segredo, é escolher a carne( recomendamos coxão duro, alcatra ou músculo), colocar as batatas, tempero a gosto e deixar uma horinha na pressão e está pronto, um prato suculento e saboroso desse clássico da culinária doméstica brasileira.
E se ainda tem algum receio de usar a panela de pressão com medo dela explodir, vamos desmistificar uma coisa: o que causa essas histórias terríveis de acidentes domésticos, são dois motivos principais: primeiro é a válvula entupida ou com defeito, pois se a pressão não for aliviada, cedo ou tarde pode ocorrer um acidente. E o segundo motivo, é tirar a panela do fogo e colocar embaixo da torneira (acredite isso acontece muito), e nesse caso o que ocorre é uma implosão, que também pode causar acidentes.
Portanto, certifique-se que a válvula da sua panela está funcionando bem, e evite colocar embaixo da torneira ou mesmo abrir a panela assim que desligar o fogo, deixe-a esfriar naturalmente, cautela na cozinha nunca é demais.
E claro, faça essa receita de carne com linguiça na sua panela de pressão e nos conte o que achou.
Bom apetite.