O legítimo Estrogonofe de Carne

Publicada em: 16/07/2021 17:19

Existem várias versões de estrogonofe que fogem da original criada na Rússia, e o Brasil é o campeão de improvisação e simplificação dessa receita.

E na verdade não tem certo ou errado, o que acontece é que cada preparo vai entregar um resultado diferente, e tem dias que precisamos fazer uma versão mais simples em meio a correria.

Agora, no dia de um jantar especial, que tal preparar um estrogonofe de carne completo com tudo que tem direito? 

Então vem com a gente que essa é a receita de hoje.

Boa leitura.

Estrogonofe de Carne

Opte pelas carnes macias

O estrogonofe de carne mais rebuscado leva filé mignon, por ser um corte que tem por característica a sua maciez inconfundível, mas sabemos que não é o mais inclusivo, pois o preço da carne não anda lá o mais baixo.

No entanto, não deixe isso te impedir de fazer o prato, pois na verdade o que importa mesmo é que a carne seja macia para incorporar bem os sabores do molho, o que faz do contra filé cortado em cubos também uma boa opção.

Você pode experimentar também baby beef e até músculo pré cozido que podem funcionar.

Receita de estrogonofe de carne

Para chegar mais próximo dos sabores e texturas ideais dessa receita, é recomendável que você siga atentamente o passo a passo e use os ingredientes que vamos listar. É um investimento, porém é aquele prato para uma ocasião super especial, onde vale a pena desembolsar um pouco mais para ter uma refeição incrível.

Sem mais enrolação, vamos ao passo a passo.

Ingredientes

  • Manteiga 1 colher (sopa)
  • Filé Mignon 1 quilo
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-reino em grãos a gosto
  • Cebola 1 unidade
  • Molho Inglês 5 colheres (sopa)
  • Conhaque 1 cálice
  • Creme de Leite 1 lata
  • Catchup 5 colheres (sopa)
  • Mostarda 2 colheres (sopa)
  • Sal a gosto
  • Leite 1 1/2 latas

Como fazer estrogonofe de carne

  1. Numa frigideira em fogo médio com manteiga frite aos poucos o filé mignon cortado em tiras finas temperadas com sal e pimenta a gosto. Reserve.
  2. Numa panela grande com manteiga doure uma cebola grande picada.
  3. Assim que dourar acrescente o champignon laminado e a carne (reservada acima).
  4. Refogue por mais uns 5 minutos.
  5. Adicione molho inglês e um cálice de conhaque aquecido. Flambe o refogado.
  6. Num recipiente misture o creme de leite sem soro, o catchup, mostarda, sal e pimenta-do-reino a gosto e farinha de trigo dissolvida em uma lata de leite (utilize a mesma lata do creme de leite).
  7. Coloque esta mistura na panela (que está a carne refogada) e cozinhe por mais 5 minutos em fogo médio.
  8. Retire do fogo e sirva acompanhado de batata palha, arroz branco e salada de folhas.

Este é o preparo de estrogonofe de carne considerado legítimo, e realmente tem sabores e texturas únicos, então vale a pena experimentar.

Contudo, nem sempre temos o tempo ou a grana para fazer algo tão rebuscado, então para não te deixar na mão, separamos algumas variações do prato para simplificar sua vida, confira:

Carnes desfiada e macia é sucesso

Já falamos aqui no blog em outra ocasião da história peculiar por trás do surgimento do estrogonofe, e num breve resumo, o nobre russo da família Stroganov estava com problemas de dor de dentes, mas não queria ficar sem sua carne amada.

O chef de cozinha, muito sagaz, viu que se cortasse a carne em tiras e colocasse com um molho especial seria mais fácil para o nobre saborear, e no fim, o conde Stroganov se apaixonou pelo prato, que acabou levando o seu nome como homenagem.

E essa ideia de facilitar a degustação de pratos fatiando as carnes não é algo só dos russos não, temos várias outras receitas que se beneficiam desse tipo de preparo e nos entregam pratos deliciosos.

Separamos alguns exemplos abaixo de como essa técnica pode ser bem utilizada.

Picadinho de Carne

Picadinho de Carne

Um clássico da cozinha brasileira, fruto da criatividade da cozinha dia-a-dia.

O picadinho de carne foi uma criação ótima para aproveitar cortes como o peito bovino que são mais duros, de uma forma que fique saboroso e macio.

Tem várias versões do picadinho, essa que separamos é a mais básica, porém deliciosa, que com certeza vai te inspirar a incrementar do seu jeito.

Consulte a receita

Ragu de Costelinha

Ragu de Costelinha

Este preparo foge um pouquinho da regra do picadinho, pois aqui a ideia não é para amaciar uma carne mais dura, e sim para agregar mais sabores no preparo.

O ragu é uma técnica de cozinhar por muito tempo, desfiar a carne e mistura-la com condimentos e ervas para formar um saboroso prato, que vai bem com macarrão.

Este ragu de costelinha é uma ótima forma de fazer um prato chique, sem gastar muito.

Consulte a receita

Espaguete com Iscas de Carne

Espaguete com Iscas de Carne

Ainda nos complementos para macarrão, temos esse molho com iscas de carne que é simplesmente divino.

O tempero para carne é bem básico, pois o que vai brilhar mesmo é o molho de mostarda escura com o ketchup, que faz o sabor de carne lembrar bastante o do estrogonofe de carne que falamos lá em cima.

Experimente esse macarrão no domingo em família que será sucesso.

Consulte a receita

O charme do prato está no molho

Independente da versão de estrogonofe que você escolher fazer, o segredo para uma boa receita está no molho.

A carne pode ser filé mignon, frango, camarão e até palmito numa versão vegetariana, porém quanto mais atenção você der ao molho, maiores as chances de ter um prato saboroso para degustar.

Por isso, nessa receita de estrogonofe de carne que trouxemos, vale a pena buscar uma mostarda de qualidade e um ketchup de igual procedência, assim como os outros molhos e temperos, pois como sempre reforçamos aqui, a qualidade dos ingredientes é o caminho para um prato gostoso.

Experimente fazer essa versão de estrogonofe de carne e nos conte se valeu a pena investir num prato especial desses.

Bom apetite.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: