O bolo de fubá vai ser seu novo assunto preferido

Publicada em: 15/04/2021 10:28

O bolo de fubá é praticamente uma instituição brasileira, não é exagero dizer isso. Como um bolo simples e de ingredientes baratos, toda casa tem sua receita de bolo de fubá e é a partir das 17h que os cafés começam a ser passados para parear com essa iguaria fermentada, deliciosa e confortável.

Já que o bolo de fubá é uma unanimidade em terras tupiniquins, é justo contextualizar algumas coisinhas que muitas vezes podem passar despercebidas pelos desavisados. 

Prepare seu café e aproveite esse texto.

O bolo de fubá vai ser seu novo assunto preferido

O plot twist da rivalidade

Muitas vezes são até servidos juntos, mas seu café da tarde sempre tem o bolo de fubá ou o bolo de milho. Ambos têm versões fofinhas, como essa aqui de fubá,  e versões cremosas que veremos mais para frente. Mas existe uma informação que une os dois bolos além da mesa do café da tarde: o milho. Sim, o bolo de fubá tem raízes próximas com o bolo de milho, já que o fubá utilizado para esse fim normalmente é uma farinha de milho.

Essa farinha foi trazida pelos portugueses, mas foi mais difundida conforme os tropeiros avançavam no descobrimento e substituíam a farinha de mandioca. Na época, o trigo ainda não era tão difundido no Brasil, então era muito comum nas vilas que os preparos fossem feitos com farinha de milho. Dessas, certamente incluídos os bolos de fubá e de milho, figuras tão importantes nas festas juninas até hoje.

Se a base é boa o resultado também é

Como história não sacia fome, vamos logo para a receita e as sugestões para que você possa turbinar seu bolo de fubá.  

A receita é muito básica, assim como a maior parte dos bolos. Farinha, ovos, óleo ou manteiga, açúcar e, claro, o fubá. Na versão padrão você também pode incluir um pouco de erva doce, tempero que combina bem demais e dá um teor mais floral que é sensacional para esse bolo. Aqui nós temos uma boa receita padrão.

Além desse, um outro que vai ser basicamente a mesma coisa, mas propõe uma textura mais satisfatória é o bolo de fubá cremoso.

Com essas duas receitas já no papo, vamos para as variações de recheios e de massa:

Goiabada: o bolo de fubá fica apenas maravilhoso com goiabada. Você pode cortar a cascão em tiras ou fatias e distribuir pela massa quando colocar na forma. O doce vai derreter e ficar uma delícia. Funciona também com bananada, se tiver umas bananas estragando por aí.

Coco: outro ingrediente que entra muito bem, dessa vez na massa, é o coco ralado e o leite de coco. Muda bastante a cara do bolo, mas é o que dissemos: “se a base é boa, o resultado também é”. 

Claro, todas essas receitas você pode fazer no microondas, ganhando ainda mais praticidade e tempo naqueles dias que já está quase acabando a hora do café da tarde e você ainda nem bateu a massa. 

Como o CyberCook tem muito conteúdo sobre esse preparo, vamos parar por aqui as variantes do bolo e vamos sugerir acompanhamentos!

  • Geléia de tangerina
    Tanto no café da manhã quanto no da tarde essa geléia é uma delícia para completar seu pão caseiro ou bolo.
  • Creme de avelã
    Na mesma ideia da geléia, mas bem mais apelativa. Os fãs do creme de avelã sabem que dá para colocar em qualquer coisa!
  • Capuccino
    Uma receita quentinha de capuccino conversa bem demais com o bolo de fubá, se colocar canela nos dois fica ainda mais gostoso.
  • Chá 

Essa lista aqui traz muitas dicas e receitas de chá para você harmonizar com o bolo. Assim como a canela do capuccino, a erva doce aqui harmoniza super bem.

Agora, não só várias receitas e variantes de bolo de fubá, você também tem assunto para mostrar na conversa do cafezinho que seu interesse pela cozinha nunca acaba!

Bom apetite

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: