Massa de Panqueca: receita simples e infalível

Publicada em: 22/06/2021 17:48

O truque de uma boa panqueca, seja salgada ou doce está na sua massa. A leveza e a espessura são fatores determinantes para o prato, mais até do que o recheio.

Para facilitar sua vida e ajudar a fazer de uma vez por todas uma massa de panqueca simples, aerada e muito saborosa, preparamos esse texto.

Boa leitura.

Massa de Panqueca Doce

Quem inventou a panqueca?

Várias receitas muito populares, surgem de forma completamente acidental. Algumas vêm de erros bobos durante o preparo, outras surgem de variações por conta da limitação de ingredientes, e independente  do motivo, sempre podemos esperar inovações na cozinha.

A massa de panqueca é uma dessas receitas que tem uma história de origem bem inusitada, pois reza a lenda que na França, há quase 9 mil anos atrás, um camponesa, ao derrubar sem querer mingau no fogão, percebeu que a mistura cozinhar muito rapidamente, formando uma versão rústica do prato que temos hoje.

Podemos dizer que nos primórdios a panqueca era um disco de mingau assado, que na época era muito útil, já que havia escassez de alimentos na europa naquele período.

Assim como a grande maioria das receitas, esse disco de mingau foi sendo aprimorado ao longo do tempo até chegar à massa de panqueca que conhecemos hoje, com suas principais variações. 

Você deve estar se perguntando qual a diferença entre a panqueca doce e a salgada, e basicamente, a primeira leva fermento químico na massa para ficar fofinha, enquanto a segunda fica mais fininha, própria para envolver o recheio.

Hoje, a escolhida da vez é a massa de panqueca doce, então prepare os utensílios, separe os ingredientes e bora cozinhar:

Ingredientes

  • Ovo 2 unidades
  • Açúcar 2 colheres (sopa)
  • Sal 1 colher (café)
  • Leite 300 mililitros
  • Farinha de trigo 1 1/2 xícaras (chá)
  • Fermento químico em pó 1 colher (sopa)
  • Banana 1 unidade
  • Morango 4 unidades

Como fazer massa de panqueca

  1. Em uma tigela, bata muito bem os ovos e o açúcar.
  2. Assim que o açúcar dissolver coloque o sal e o leite. Misture bem.
  3. Adicione a farinha aos poucos e sempre misture.
  4. Junte o fermento e deixe a massa descansar e crescer na geladeira por 5 minutos.
  5. Coloque porções da massa em uma frigideira com um pouco de manteiga ou óleo e doure dos dois lados.
  6. Deixe em fogo baixo pois a panqueca deve ficar gordinha e se o fogo estiver alto o centro pode ficar cru.
  7. Corte as frutas e sirva como acompanhamento.

Além das frutas você pode servir as panquecas com mel, geléias, creme de avelã, manteiga, cream cheese e o que mais sua criatividade permitir.

E tem mais, pois essa é apenas uma das formas de fazer uma massa de panqueca perfeita, já separamos mais 4 versões para você experimentar a que mais combina com seu paladar, confira:

Massas caseiras simples e práticas

As massas são um caminho sem volta, pois uma vez que você domina a arte de prepará-las, nunca mais vai querer saber dos industrializados. 

A panqueca é um bom exemplo de massa que é super simples e você pode fazer em casa, e ela não vem sozinha, existem versões e adaptações de outras receitas, que a simplicidade vai ter surpreender.

Por isso, trouxemos mais 3 exemplos de massas que você pode preparar em casa de maneira fácil e rápida.

Massa Podre

Massa Podre

Iniciando com versatilidade da massa podre, esse preparo muito utilizado na culinária francesa, serve tanto para receitas doces quanto salgadas e é bem simples de fazer.

Esta versão leva cerca de 8 minutos para preparar, sempre deixando a mise en place no jeito para agilizar, depois é só moldar a sua torta e rechear como quiser.

Consultar a receita

Massa de Pastel

Massa de Pastel

Quem não ama aquela massa de pastel crocante com as bolhinhas características? E com essa receita ficou fácil preparar essa maravilha em casa com poucos ingredientes.

Uma dica antiga é acrescentar uma dose de pinga à massa que ajuda formar bolinhas na hora de fritar, só não vai exagerar hein, é bem pouquinho mesmo.

Consultar a receita

Massa de Pizza

Massa de Pizza

Encerrando as dicas de massa caseira com a rainha delas, a pizza.

Os ingredientes são simples e o grande desafio é trabalhar a massa de forma correta para ficar no ponto certo, então tenha bastante atenção neste ponto.

No mais, capriche no seu recheio favorito e tenha uma noite incrível de pizzas.

Consultar a receita

Massa de Panqueca Doce

As massas são uma das delícias culinárias mais apreciadas no mundo todo, justamente por poderem combinar com doces e salgados com o mesmo nível de sabor. 

A ideia aqui é desmistificar e te mostrar que não é tão difícil assim preparar esse tipo de prato, assim você pode ter uma massa de panqueca caseira deliciosa para um café da manhã diferenciado.

Depois dessas dicas infalíveis, agora resta a você botar a mão na massa, literalmente, e depois mandar para gente os resultados.

Bom apetite.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: