Kibe de Feijão fradinho para dar um up nos seus aperitivos

Publicada em: 22/09/2021 09:55

Quase todo mundo ama um kibe bem fritinho, crocante e saboroso para aperitivo, por isso, ter uma boa receita é sempre bom para não faltar opções para beliscar.

Essa versão então vai te surpreender, pois é delicioso e bem mais leve, para comer sem culpa, então venha conhecer o kibe de feijão fradinho e eleve o nível das suas entradinhas.

Boa leitura.

Kibe de feijão fradinho

Feijão que não é feijão

Estamos acostumados no nosso cotidiano com o feijão carioquinha, que sempre acompanha o arroz branco, e só olhamos para o feijão fradinho ou outros tipos, em caso de receitas que requerem um algo a mais.

Porém, saiba que essa leguminosa é uma delícia e merece mais espaço na sua alimentação diária, pois é rica em nutrientes, apesar de não ser exatamente considerada feijão.

Isso mesmo, o feijão fradinho é mais próximo das favas do que dos feijões que costumamos comer por aqui. Com origem na África, chegou na América com os escravizados, por isso vemos o seu uso muito ligado a receitas baianas onde se formaram grandes comunidades de descendentes desses africanos.

Nos Estados Unidos ocorreu algo parecido, sendo que nos estados do Sul a presença do feijão fradinho é intimamente ligada a soul food, comida preparada pelos negros que mantem as tradições de seus ancestrais vivas.

Uma curiosidade sobre isso é que o grupo musical Black Eyed Peas tem esse nome em referência ao feijão fradinho, que na língua inglesa leva esse nome adotado pela banda.

Receita de kibe de Feijão fradinho

Para esse kibe, o feijão fradinho terá um papel muito importante para dar textura e firmeza para massa, sem falar num sabor muito característico que vai valorizar ainda mais sua receita.

Sem mais delongas, vamos ao passo a passo:

Ingredientes

  • Trigo para Kibe 1 xícara (chá)
  • Feijão fradinho 1 xícara (chá)
  • Inhame 1 unidade
  • Cebola 1/2 unidade
  • Sementes de Linhaça 1 colher (sopa)
  • Canela-da-China em pó a gosto
  • Hortelã 1 ramo
  • Sal a gosto

Como fazer kibe de Feijão fradinho

  1. Deixe o feijão de molho por 12 horas e cozinhe em uma panela de pressão até ficar macio. Cozinhe também o inhame e reserve.
  2. Hidrate o trigo e a linhaça em água morna por meia hora separadamente.
  3. Num processador bata o feijão, o inhame, sal, canela, hortelã e a linhaça.
  4. Junte esta mistura com a cebola picada e o trigo e misture bem com as mãos.
  5. Disponha em uma assadeira e leve ao forno 180º por 30 min.

Confira também algumas outras versões do kibe tradicional para você rechear seu repertório de aperitivos:

Kibes diferentões

O kibe de feijão fradinho pode ser uma novidade para você, mas saiba que essa técnica de adicionar outros tipos de vegetais à massa da receita é algo bastante comum, inclusive há versões bem inusitadas da receita.

Trouxemos algumas dessas variações no mínimo curiosas, para você ter receita de kibe de tudo que é jeito.

Kibe de Queijo

Kibe de Queijo

Repare bem que não se trata de kibe com queijo, mas sim, de queijo, e esse é um detalhe importante.

A massa desse kibe leva queijo ralado, cenoura, cebola, trigo e a hortelã, o que deixa seu sabor e textura inigualáveis.

Esse tipo de preparo é uma adaptação de uma receita oriental, por isso ao servir, vai bem um molho shoyo para acompanhar.

Veja a receita completa aqui

Kibe de Abóbora

Kibe de Abóbora

A abóbora é extremamente versátil na cozinha, já falamos muito dela por aqui, e hoje ela também vai se tornam um kibe espetacular

A massa fica com o tom alaranjado e com a textura macia da abóbora, então capriche bem nos temperos para dar bastante sabor a esse preparo que além de leve é 100% vegano.

Veja a receita completa aqui

Kibe de Grão de Bico

Kibe de Grão de Bico

Fechando com um kibe de massa diferente, mas que não foge às suas origens árabes.

O grão de bico é algo muito presente na culinária de países árabes e por isso, nada melhor do que fazer parte de um delicioso kibe vegano.

A textura do grão de bico é ótima para esse preparo, que você ainda pode rechear com cenoura, cebolas e ervas frescas para deixar seu kibe bem gostoso e aromático.

Veja a receita completa aqui

Por fim, você tem opções de kibe das mais variadas para ninguém se sentir excluído nos seus encontros de amigos. 

Faça o kibe de feijão fradinho como aperitivo que seus convidados vão simplesmente amar essa delícia e não esqueça de marcar o CyberCook nas redes sociais quando fizer.

Boa leitura.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: