Para começar bem o dia com uma opção para variar o pão com manteiga, vá de geleia de morango, ainda mais essa versão que além de cremosa é totalmente vegana.
Conheça também as dicas de geleia para todas as ocasiões.
Boa leitura.
Conservação saborosa
Muitas vezes queremos fazer geleia para ter um bom acompanhamento para comer com pães e torradas, mas saiba que a função desse preparo vai muito além.
As frutas em geral são bastante perecíveis, ainda mais as orgânicas que são livres de agrotóxicos pós colheita, por isso, uma forma criativa e antiga de conservá-las por mais tempo é fazendo geleias.
Antigamente era bem mais complexo o preparo dessa delícia, pois só os nobres tinham acesso a formas de adoçar as receitas, e as geleias levam muito açúcar para ter o ponto de textura correto e também para conservar por mais tempo a fruta utilizada.
Foi só no século XIX, quando o açúcar de beterraba passou a ser mais popular, que as geleias começaram a fazer parte do dia a dia da população em geral.
No Brasil, com a ascensão dos engenhos de cana de açúcar, passamos a ter um amplo acesso ao ingrediente, e por termos uma terra boa cheia de árvores frutíferas, fica propício para fazermos os mais variados preparos de geleia, que em sua grande maioria vão usar apenas 3 ingredientes, como essa de morango que você verá a seguir.
Receita de geleia de morango
Nossa receita de geleia é infalível, são 3 ingredientes e atenção ao preparo para acertar o ponto, pois é isso que vai determinar o sucesso da sua geleia de morango.
Enfim, vamos ao preparo:
Ingredientes
- Açúcar 1/2 xícara (chá)
- Morango 1 caixa
- Limão 2 colheres (sopa)
Como fazer geleia de morango
- Corte os morangos em rodelas.
- Separe umas quatro ou cinco rodelas de morango.
- Bata o restante do morango ligeiramente (no pulsar) do liquidificador.
- Coloque em uma panela grande todo o morango que você pulsou no liquidificador e as rodelas de morango que havia reservado.
- Acrescente o açúcar e o caldo de limão.
- Misture bem, e deixe cozinhar em fogo baixo, sempre mexendo.
- Quando começar a soltar do fundo da panela, a geleia estará pronta.
- Ainda quente, coloque em potes de vidro e tampe.
- Guarde em geladeira.
Não pare por aqui, ainda dá para incrementar sua geleia de morango com alguns acréscimos, confira algumas versões abaixo para te inspirar:
- Geléia de Morango com Limão
- Geléia de Morango Simples
- Geléia de Morango Diet
- Geleia de Morango com Hortelã
Geleias salgadas
Quando pensamos em geleias, automaticamente vem na cabeça os doces, como morango, framboesa, abacaxi entre outras, mas saiba que esse preparo funciona muito bem em preparos salgados e você pode ter opções para elevar o nível dos seus aperitivos das suas festinhas.
Geléia Verde
Essa maravilha pode parecer inusitada a princípio, mas a combinação de alface lisa com maçã verde e açúcar rende uma das geleias mais saborosas que você provará.
A mistura agridoce da alface e maçã verde com o açúcar vai dar uma sensação única ao paladar.
Essa geléia verde é perfeita para servir com torradinhas e até para colocar em sanduíches, pois vai super bem com carnes grelhadas.
Veja a receita completa aqui mesmo
Geleia de Bacon com Cebola
E falando sobre geleias perfeitas para sanduíches, essa de bacon com cebola é um caso à parte.
Cremosa e muito saborosa, tem as notas de defumado do bacon, o que traz um gostinho de churrasco incrível para essa geleia.
Coloque no seu sanduíche com um belo hambúrguer alto e surpreenda-se com tanto sabor.
Veja a receita completa aqui mesmo
Geleia de Pimenta
Fechando com uma opção para quem aguenta o tranco.
A geleia de pimenta é ótima para várias ocasiões, desde petiscos até acompanhando saladas, mas essa versão tem um toque a mais que dá suavidade a o paladar e ainda traz notas refrescantes.
Estamos falando do abacaxi, que nesse preparo casa perfeitamente com a pimenta, formando uma das melhores geleias salgadas que você conhecerá.
Veja a receita completa aqui mesmo
Finalizando, geleias são uma boa opção para aproveitar frutas e legumes que estão parados aí na geladeira, pois a premissa é simples, basta adicionar açúcar e algum líquido para poder ter uma compota cremosa.
Comece pela nossa geleia de morango para não cometer erros, depois aventure-se nas suas próprias criações. Lembre-se de mandar para gente suas descobertas para rechearmos ainda mais nosso rol de preparos.
Bom apetite.