Frutas da estação: conheças as frutas do inverno!

Comer frutas é essencial para o corpo e no inverno não poderia ser diferente. Com o frio, a gente quer se aquecer, comer algo quentinho... e com isso, o consumo de comidas calóricas aumenta. Mas é importante lembrar que ter uma alimentação saudável e equilibrada é necessário e deve ser mantida durante todo o ano.

Em cada estação, há a colheita da safra e, consequentemente, há uma maior oferta (o que beneficia até o seu bolso!) de algumas frutas. O CyberCook separou 6 frutas do inverno e conheça melhor seus benefícios.

Abacate - rico em gordura (da boa!), vitaminas, minerais e fibras, o abacate ajuda a controlar o colesterol, reduzindo o ruim e aumentando o bom, melhora o fluxo intestinal, além de dar mais brilho e elasticidade aos cabelos e pele. Versátil, ele pode ser consumido puro ou em receitas doces e salgadas.

abacatecomovo/cybercook

Banana - Consumimos banana quase o ano inteiro, mas é durante o inverno que a encontramos com mais facilidade e variedade. Rica em nutrientes, a banana é fonte de potássio, vitaminas A, C e do complexo B, que ajudam a combater inflamações intestinais e controlar a pressão arterial, prevenindo também o aparecimento de cãimbras e dores musculares. Que tal um mingau de banana para esquentar?

mingaudebanana/cybercook

Caqui - Rica em ferro, cálcio, vitaminas A, B e C, essa fruta não está muito presente no cardápio dos brasileiros, mas deveria! Com alto poder antioxidante, fibras, vitaminas e minerais, o caqui fortalece o sistema imunológico, auxilia o funcionamento do intestino, combate o colesterol alto e é muito bom para a pele e os olhos. Ele pode ser consumido de diversas maneiras, como em panna cotta, geleias, sorvete, vitaminas etc.

caqui/cybercook

Figo - Repleto de polifenóis, potássio e vitaminas A e K, o figo ajuda a controlar o colesterol e algumas doenças cardiovasculares. Por possuir vitaminas C e do complexo B, essa fruta ajuda a melhorar a pele das pessoas que sofrem com acne. Contudo, é importante prestar atenção na hora da compra para adquirir produtos orgânicos, já que os produzidos em longa escala tendem a ter uma alta concentração de agrotóxicos na casca. Para consumir, você pode servir o figo como uma sobremesa ou uma entrada, em uma versão de bruschetta.

figo/cybercook

Morango - Típico de climas frios, esse é o melhor momento para encontrar morangos! Essa fruta ajuda a combater o envelhecimento e fortalece a parede dos vasos sanguíneos e a imunidade, por ser repleto em vitamina A e C e antioxidantes. É possível consumir o morango de diversas formas, como em tortas, geleia, salada de frutas, iogurtes etc.

moussemorango/cybercook

Tangerina - Tangerina ou Mexerica, é uma fruta muito boa para ser consumida no inverno. Por possuir vitaminas C e B, ela ajuda a combater gripes e resfriados, e suas fibras auxiliam na prevenção de doenças como hipertensão e problemas cardiovasculares. Você pode fazer bolos, mousse, comer a fruta in natura ou do jeito que desejar!

mexerica/cybercook

Agora que você já sabe algumas das frutas da estação, aproveite a versatilidade delas e coloque-as no cardápio!