Um clássico da gastronomia italiana e um tipo de massa que encanta, sem dúvidas é o nhoque, que pode ser feito de muitos vegetais, mas especialmente a batata dá um toque único de sabor e textura para esse prato.
Confira a receita para um nhoque de batata saboroso, com dicas práticas para não errar na modelagem da massa.
Boa leitura.
Atenção a umidade
O inimigo de qualquer massa é a umidade, pois isso pode desandar qualquer receita, dificultando muito na hora de dar o ponto.
Por isso que para fazer nhoques perfeitos, é essencial escolher dias mais ensolarados e cozinhar em local bem arejado, para que se tenha o mínimo de umidade à sua volta.
Outro ponto é a farinha, que sabemos que ajuda muito, mas deve ser bem dosada. Geralmente a proporção recomendada são 300g de farinha para cada 1 quilo de batata. Porém vá adicionando aos poucos para sentir a massa dando liga, dessa forma é mais fácil controlar o ponto.
As batatas são importantes também, pois usar as do tipo que tem menos amido como a baraka e binge, ajuda a massa a não absorver tanta umidade, facilitando a modelagem dos seus nhoques.
Por fim, mexa bem pouco a massa e com muito cuidado para evitar que as próprias batatas soltem água e comprometa a textura da sua massa.
Por fim, tudo gira em torno de controlar a umidade, pois você precisa de um ambiente o mais seco possível para conseguir que suas bolinhas de nhoque fiquem na textura adequada, cozinhem bem e possam depois absorver os molhos e ficarem muito suculentas.
Receita de nhoque de batata
Optamos pela massa mais simples de nhoque de batata apenas com o tubérculo, farinha de trigo e ovos para ajudar a dar a liga na massa.
Lembre-se de fazer tudo com calma e aos poucos, para que você possa controlar melhor o ponto dos seus nhoques.
Ingredientes
MASSA
- Batata-doce 500 gramas
- Ovo 2 unidades
- Farinha de trigo 1 xícara (chá)
Já está com os ingredientes na mão? Se não, é só acessar agora o site do Carrefour e comprar tudo sem sair de casa .
Como fazer nhoque de batata
MASSA
- Em uma tigela, amasse as batatas com um espremedor, junte os ovos e a farinha, mexendo até formar uma massa homogênea.
- Faça os rolos com a massa, corte em tamanhos desejados.
- Cozinhe em água fervente abundante até subirem e coloque-os em água fria rapidamente.
- Cubra com o molho de sua preferência e sirva.
Mais receitas nhoque de batata
Bifum, espaguete vegetal
Seguindo na onda do nhoque de batata para trazer outras massas que são totalmente de origem vegetal, queremos falar um pouco mais sobre o bifum, que vem conquistando os paladares vegetarianos e veganos, e tem também aparecido muito no fenômeno gastronômico do momento, o poke.
O preparo é simplesmente arroz e água, então além de tudo é prático e não leva nada de origem animal, diferente dos macarrões tradicionais que na maioria dos casos levam ovos.
Apesar de ser mais leve nesse sentido, vale ressaltar que o bifum não é low carb, pelo contrário, pois o arroz é basicamente carboidrato puro, por isso não é tão indicado para quem está em dietas que visam perder peso. Já para a galera da musculação que está em busca de crescer, pode ser uma boa alternativa para suas refeições.
Por fim, ambas são opções de massas muito saborosas, que você pode combinar com os molhos mais variados, então, experimente fazer esse nhoque de batata com nossas dicas para massa ideal e nos conte o que achou.
Bom apetite.