Faça esse prático e incrível Purê de Abóbora com Leite de Coco

Publicada em: 12/05/2021 17:41

A abóbora, ou moranga, é uma patrimônio cultural brasileiro capaz de fornecer as receitas mais diversas, desde um doce simples de festa junina até um camarão na moranga de lamber os beiços.

Hoje vamos conhecer mais desse vegetal versátil, carnudo e saboroso, para você colocar mais abóbora no seus cardápios.

Boa leitura.

Purê de Abóbora com Leite de Coco

Abóbora além do Halloween

No Brasil a abóbora tem esse impacto cultural mais associado à alimentação, principalmente no nordeste, pois é um vegetal que rende muito e é capaz de ser usado em diversos preparos.

Já na mídia, nosso contato com a abóbora vem sempre nos filmes e séries na época do halloween, com aquela tradição de entalhar rostos macabros e criar lanternas.

Essa tradição vem de longe, pois apesar de ser associado ao terror e até chamarmos de “dia das bruxas”, a origem da data vem de uma celebração pagã do povo celta, que antecede o dia de todos os santos, chamada de “All hallow’s Even” que em tradução livre é exatamente “véspera de todos os Santos”.

Foi na colonização dos Estados Unidos que foi incorporado a questão das bruxas, pois seus rituais costumam acontecer na data de 31 de outubro, que tem o simbolismo forte justamente por anteceder o dia de todos os santos na crença cristã.

Mas e as abóboras, de onde vem? Calma que estamos chegando lá.

A data também coincidia com o festival da colheita de abóboras na cultura celta, então esse vegetal é um grande símbolo de fartura na visão dos povos antigos, e isso foi exportado para os Estados Unidos, junto com os colonos.

Entalhar abóboras no halloween é uma forma de reforçar esse simbolismo, pois por muito tempo, esse foi o alimento que manteve os povos antigos saciados, principalmente em tempos de escassez, uma vez que a colheita era realizada bem próximo a chegada do inverno no hemisfério norte.

Os Tipos de abóbora

Há vários tipos espalhados pelo mundo todo, e o cultivo varia muito de clima e solo, então cada qual tem seu valor nutritivo e sabor característicos.

No Brasil, a gente trabalha mais na cozinha com três tipos de abóbora: a moranga, a cabotiá e a japonesa que vamos usar mais a frente na receita.

Essas possuem diferenças significativas em sabor, textura e aplicação, sendo a moranga bastante usada em doces, por ter mais açúcar em si, e a cabotiá é mais presente em cozidos e até saladas.

Já a abóbora japonesa é ideal para esse purê, pois oferece uma consistência ótima, com um sabor marcante.

Então, confira a receita completa para fazer um prato incrível:

Ingredientes:

  • Abóbora Japonesa 500 gramas
  • Sal a gosto
  • Leite de Coco 2 colheres (sopa)
  • Pimenta-do-reino em grãos 1 colher (café)
  • Alho 1 dente
  • Azeite 1 colher (sopa)
  • Alho-poró 1/4 talo
  • Manteiga de Garrafa 2 colheres (sopa)

Como fazer

  1. Limpe, descasque e pique a abóbora. Leve-a para cozinhar com água e sal. Quando estiver macia, escorra-a.
  2. Naquela mesma panela, refogue no azeite o alho esmagadinho até dourar.
  3. Ponha de volta a abóbora e mexa com a colher para ir desmanchando a abóbora. Se precisar, amasse os pedaços maiores com um garfo.
  4. Tempere com pimenta e siga mexendo às vezes para não grudar no fundo da panela.
  5. Enquanto isso, numa frigideira, aqueça metade da manteiga de garrafa.
  6. Na manteiga de garrafa aquecida, refogue os anéis de alho-poró. Salgue e reserve.
  7. Desligue o fogo da abóbora, incorpore o leite de coco e prove.
  8. Transfira essa maravilha para uma vasilha que vá à mesa, coroe com o alho-poró refogado, dê mais um toquinho de sal, regue com a manteiga de garrafa restante e delicie-se.

Turbine seu purê com as Dicas CyberCook

Usando a abóbora pré-cozida e congelada você ganha muito tempo e hoje em dia é fácil encontrar no mercado, sem comprometer o sabor e textura.

Esse mesmo purê de abóbora pode ser feito com os outros tipos que mencionamos, apenas com algumas adaptações para valorizar o sabor de cada tipo do vegetal. 

Separamos quatro variações para você experimentar:

Abóbora: é leve, faz bem e é gostosa

Quando pensamos em carboidratos, batata e mandioca são as primeiras escolhas, mas saiba que na abóbora você pode conseguir muitos nutrientes e ainda mais sabor.

Esse é um alimento bastante nutritivo, rico em vitaminas A e C, bastante fibras, potássio, magnésio, cálcio e ferro, além de ser bem mais leve se comparada a outras fontes de carboidratos.

Para se ter ideia, em 100 g de cabotiá cozida, há apenas 48 calorias, que é quase metade do que tem numa batata doce, por exemplo.

Então, numa dieta equilibrada ou mesmo low carb, a abóbora pode ser uma ótima opção para variar no dia-a-dia, por isso pensamos em trazer algumas receitas ótimas além do purê para você aproveitar o máximo desse alimento.

As maravilhas da abóbora

Desde um simples purê de acompanhamento, até um prato completo e requintado, a abóbora pode estar presente na sua mesa.

Rica em proteína e sabor, é um ingrediente que merece mais espaço nas suas refeições, para isso, preparamos três receitas que vão abrir seus horizontes para o uso da abóbora e seus vários tipos, confira:

Camarão na Moranga

Camarão na Moranga

Para começar impressionando, vamos com a clássica receita de camarão na moranga.

Para aguçar o sabor desse preparo, o leite de coco é importantíssimo, e se quiser trazer ainda mais intensidade para o prato, uma pitada de azeite de dendê cai super bem.

Cozinhe bem e deixe o creme de leite no ponto certo para agregar a cremosidade necessária a essa maravilha e capriche no camarão, pois ele tem que mostrar presença no prato.

Abóbora Recheada com Estrogonofe de Frango

Abóbora Recheada com Estrogonofe de Frango

O recheio de camarão dispensa comentários, mas sabemos que não é tão simples de achar e nem tão barato, por isso uma alternativa boa é esse recheio de estrogonofe de frango.

É possível agregar bastante cremosidade e ainda usar os temperos para realçar bem os sabores. Use as especiarias de sua preferência, mas nossa dica é a páprica picante, que traz uma intensidade para o paladar deixando ainda mais marcante esse prato.

Pudim de Abóbora cabotiá

Pudim de Abóbora cabotiá

Por fim uma sobremesa, né? Depois dessa refeição saborosíssima. 

Esse pudim de abóbora cabotiá é a pedida certa para fechar com chave de ouro. Super simples de fazer e fica com cara e gosto de pudim mesmo, mas com aquele sabor acentuado de doce de abóbora, que deixa esse prato único.

Vale a pena preparar essa sobremesa, só não esqueça de mandar para nós o que achou.

Mais opções para o seu cardápio com abóbora

Enfim, a abóbora é uma alternativa viável e saudável para revezar os carboidratos no seu dia-a-dia. Esse purê é simples e bem leve, ideal para todas as ocasiões, inclusive vai bem na marmita.

A abóbora fornece opções ilimitadas de pratos e de preparos, basta usar sua criatividade e aproveitar nossas receitas excelentes para ter variações no seu cardápio que agregam sabor, saúde e economia, já que é um vegetal bem em conta, que rende muito.

Experimente essas receitas com abóbora, e nos conte o que achou.

Bom apetite.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: