Faça essa Macarronada e deixe seu domingo mais especial

Publicada em: 05/05/2021 17:51

Domingo é o dia nacional da macarronada na grande maioria das casas dos brasileiros. Por ser um prato simples, bem econômico e muito gostoso, é normal que tenha essa popularidade absurda por aqui.

Hoje você vai aprender uma bela macarronada e de quebra, receberá as dicas CyberCook especiais para dominar mais as massas italianas.

Boa leitura!

Faça essa Macarronada e deixe seu domingo mais especial

Uma conquista de Marco Polo

Existem muitas controvérsias históricas em torno da invenção do macarrão, no inconsciente coletivo parece certo que foi na Itália, lá pelo século XIX, mas há registros de massas parecidas muito antes disso.

O explorador italiano Marco Polo desembarcou em Veneza no ano de 1295 com um tipo de macarrão trazido de sua viagem à China, então por muito tempo se atribuiu a ele a descoberta desse prato maravilhoso. Contudo, achados posteriores mostram a menção da palavra “macaronis” no inventário de um soldado de Gênova que descrevia alimentos que trazia para sua família após uma expedição.

Por fim, não há um consenso geral de quem é o verdadeiro pai da macarronada italiana, mas a principal e mais aceita versão, é que a massa surgiu no oriente médio, foi aperfeiçoada na China, e na culinária italiana encontrou o verdadeiro local para demonstrar todo seu potencial gastronômico.

Agradeça ao Marco Polo por levar essa massa para a Itália e ao CyberCook por te passar essa receita infalível de macarronada:

Ingredientes

  • Espaguete 1 pacote
  • Patinho 500 gramas
  • Molho de tomate 2 caixinhas
  • Alho 1 dente
  • Cebola 1 unidade
  • Azeitona verde 2 colheres (sopa)
  • Manjericão 10 folhas
  • Óleo de soja a gosto
  • Queijo Ralado a gosto

Como fazer

  1. Em uma panela, coloque um fio de óleo e refogue a cebola e o alho picado.
  2. Acrescente a carne e refogue até ela ficar bem cozida e dourada.
  3. Junte o molho, as azeitonas e tempere com sal. Deixe cozinhar por mais 5 minutos.
  4. Em seguida, coloque as folhinhas de manjericão e desligue o fogo.
  5. Sirva com o macarrão cozido (conforme as instruções da embalagem), finalize com queijo ralado.

A praticidade do molho de caixinha é incomparável, mas se você quer um sabor diferenciado, recomendamos fazer o molho de tomate caseiro que também temos receita.

Agora, não se prenda apenas a esse tipo, tem vários outros molhos que combinam bem demais com macarronada, confira nossa seleção:

Massas simples e deliciosas

A macarronada podemos dizer que é a porta de entrada para as maravilhosas massas italianas. Temos tantas opções gostosas que fica difícil saber por onde começar.

Para te inspirar, pensamos em trazer três tipos de massas, em versões simplificadas para você começar a mergulhar aos poucos na gastronomia italiana.

Então sem mais delongas, vamos aos pratos:

Nhoque

Nhoque

Essa é a versão tradicional do nhoque, com massa de batata cozida, pouca farinha e um ovo para dar liga.

O segredo aqui é escolher batatas com pouco amido para a massa ficar mais consistente, e também caprichar no molho de tomate para ter um nível de suculência maior.

No final capriche nas ervas para decorar e dar ainda mais sabor ao seu nhoque.

Focaccia

Focaccia

A focaccia é uma massa muito tradicional, que lembra até uma pizza, porém com mais altura e maciez. 

A cobertura é livre para sua criatividade, a mais comum é a que leva manjericão, tomate e mussarela de búfala, quase como uma versão de margherita no formato de focaccia.

É uma receita vegetariana, mas se tirar a mussarela e optar por queijo de amêndoas, se torna um prato totalmente vegano.

Experimente essa focaccia, você não vai se arrepender.

Ravioli

Ravioli

Finalizando com o requinte e sofisticação de um belo ravióli.

Apesar de todo o ar chique, é um prato simples e rápido de fazer, que em 15 minutos está prontinho.

Use a massa de lasanha para ter mais praticidade, mas também funciona com massa caseira, vai depender da sua empolgação.

O fato é que fica uma delícia, principalmente com esse molho pesto maravilhoso.

Faça esse ravióli e conte para gente o que achou.

As massas italianas são famosas por sua sofisticação, porém, na Itália mesmo, são receitas do dia-a-dia, como se fossem nosso arroz e feijão. Ou seja, é uma questão puramente cultural, que não tem a ver com nível de dificuldade da cozinha, mas sim com a prática diária mesmo.

Então, aos pouquinhos você vai avançando na gastronomia italiana, sugerimos começar com uma macarronada simples e gostosa, e aí o céu é o limite para sua criatividade.

Depois mande para gente o que achou que vamos adorar compartilhar.

Buon appetito!

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: