Faça Carne de Sol nordestina legítima

Publicada em: 10/09/2021 16:29

Hoje vamos falar de um ingrediente que é bastante apreciado na culinária nordestina e que muita gente confunde.

Vem aprender como fazer carne de sol e também as suas diferenças de outro ingrediente também bastante popular na culinária do nordeste.

Boa leitura.

Como fazer carne de sol

Carne de sol não é carne seca

O pessoal nativo da região nordeste que já convive com ambos os tipos de carne no seu dia-a-dia, sabem bem as diferenças, porém quem só come de vez em quando, é comum fazer essa confusão.

Para sanar qualquer dúvida e te ajudar a entender qual é qual, tem algumas características que podemos destacar. 

A principal é que a carne seca como o nome sugere, é bem mais desidratada e mais salgada, já a carne de sol tem mais umidade e menos sal.

Então, para o preparo da carne de sol, é necessário condições muito específicas, por isso o nordeste brasileiro é onde dominam a produção, que apesar do nome, é feita em local coberto e arejado e não exposta ao sol.

A carne seca por outro lado, tem uma etapa que de fato vai ao sol, pois como mencionamos, essa precisa realmente desidratar muito para chegar na textura ideal.

Receita de carne de sol

A carne de sol tem seus macetes não só na produção mas também no preparo, então se liga nessa receita para fazer corretamente o passo a passo.

Ingredientes

  • Carne bovina 1 peça
  • Sal a gosto

Como fazer carne de sol

  1. Cortar a carne da forma tradicional da carne de sol, ou seja longa e grossa (tipo um pequeno lagarto) ou contra filé já tem o formato aproximado, deve-se tirar os excessos de gordura e pronto.
  2. A alcatra pode ser cortada longitudinalmente de forma a conseguir o formato adequado.
  3. O coxão-duro, corte uma fatia de aproximadamente 7 a 8cm, e depois também uns 6 a 7 cm abaixo da capa de gordura corte como se estivesse desenrolando um rocambole, formando assim uma tira de perfil quadrado e comprido de carne.

Preparação

  1. Separe aproximadamente 55g de sal fino para cada quilo de carne.
  2. Passe 2/3 desse sal por toda a superfície da carne por igual, e reserve 1/3 para a segunda salga.
  3. Leve a carne salgada, em uma vasilha, para a geladeira por um período de 4 horas.
  4. Após as 4 horas, a carne já estará com uma coloração mais opaca, nos lugares onde recebeu o sal, observe a carne para saber se ficou alguma parte sem sal, estas partes estarão com a coloração mais próxima da carne fresca (sem sal).
  5. Utilize o terço restante de sal para salgar principalmente as partes onde ainda não estavam bem salgadas.
  6. Coloque a carne salgada em um saco plástico bem fechado, porém de forma que a carne fique folgada lá dentro, com espaço para minar a água que vai sair da carne.
  7. Coloque esse saco dentro de uma vasilha, que pode ser de plástico tipo tupperware, e deixe de 18 a 24 horas na geladeira.
  8. Se tiver muita pressa, você já pode utilizar a carne.
  9. Se tiver paciência, e quiser uma carne esplêndida, ótima, maravilhosa, depois das primeiras 24 horas na geladeira leve ao freezer por uma semana.
  10. Este é o período onde o sal vai amolecer as fibras e maturar a carne.
  11. O resultado será no mínimo 30% melhor.

Assar a Carne

  1. Quando for usar a carne lave a peça em água corrente e depois deixe imersa em água fria por uns 15 a 20 minutos, repita a imersão por três vezes, trocando de água.
  2. Agora você pode partir para a preparação.
  3. Passe uma camada de manteiga de garrafa (encontra-se à venda em casas do norte) ou se não tiver pode passar manteiga comum mesmo (jamais use margarina).
  4. E leve para a churrasqueira por uns 20 minutos.
  5. Atenção: o sal já pré-cozeu a carne, basta agora uma dourada por fora.
  6. Por dentro ela fica com a coloração rosada (mal passada) e muito macia.
  7. Quanto mais assar, mais dura fica.
  8. Também pode ser preparado no forno a (200 graus), banhado a carne com manteiga de garrafa e regado com a própria manteiga durante o tempo no forno, por um período de 30 minutos para “ao ponto” e 50 minutos, para quem gosta de mais passado.

É um processo trabalhoso, mas que vale a pena ser feito para obter uma carne de sol caseira saborosa, para usar nas melhores receitas como essas abaixo:

Carne de Sol para todos os gostos

A carne de sol tem um sabor intenso e muito característico que nem todos os paladares são conquistados de primeira.

Por isso, vamos trazer alguns preparos que suavizam o sabor para quem quer ir se adaptando aos poucos ao gosto incrível da carne de sol, confira.

Coxinha de Abóbora com Carne de Sol

Coxinha de Abóbora com Carne de Sol

Para começar, nada melhor que uma boa coxinha, pois é difícil quem não ame esse salgado.

Essa versão leva abóbora na massa que harmoniza perfeitamente com a carne de sol, e numa massa crocante dessas deixa tudo ainda mais delicioso.

Veja aqui a receita completa

Carpaccio de Carne de Sol

Carpaccio de Carne de Sol

Esse preparo é bem inusitado mas bastante interessante, pois no modo de carpaccio é onde se extrai uma das texturas mais saborosas da carne de sol.

Muita atenção a parte de dessalgar a carne e deixar o limão agir por um tempo, isso amacia a carne e ajuda os temperos a penetrarem nas fibras, para um resultado bem mais saboroso.

Veja aqui a receita completa

Baião de Dois com Carne de Sol

Baião de Dois com Carne de Sol

Por último, um mergulho no que há de melhor na culinária nordestina com esse baião de dois com a carne de sol.

O grande truque desse preparo é equilibrar bem os sabores, pois como é um prato bem recheado é bom ir ajustando para ter o melhor de cada ingrediente, então use a carne de sol com cuidado para que não sobressaia demais.

Veja aqui a receita completa

Enfim, agora que você sabe como fazer carne de sol e tem receitas ótimas para usar, é hora de pôr a mão na massa e fazer esse preparo incrível e tão tradicional da cultura brasileira.

Bom apetite.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: