Para fazer um bolo de banana caramelizado gostoso é importante começar escolhendo bem a banana. Não só pela qualidade, mas também pelo tipo, pois isso interfere diretamente no sabor do prato.
No texto de hoje vamos listar alguns tipos de banana e como combiná-las para ter os melhores resultados na cozinha.
Boa leitura.
Escolhendo a melhor banana para bolo
Sem dúvidas a banana mais comum e mais consumida é a nanica, justamente por um motivo simples: é a mais equilibrada em sabor e textura.
É justamente por isso que quando pensamos na receita de bolo de banana tradicional, o ideal é usar a nanica, assim você equilibra os sabores com o caramelo e outros ingredientes.
Porém, não quer dizer que o bolo não fique bom com outros tipos de bananas, você só precisa entender quais as características principais de cada uma para ir ajustando o preparo para deixar o sabor mais agradável.
A banana maçã, por exemplo, tem um sabor único e inconfundível que no bolo pode acabar sendo mascarado pelo caramelo, por isso é melhor consumida in natura. Já a banana ouro é menorzinha, porém tem um dulçor concentrado altíssimo, muitas vezes nem é preciso usar açúcar nos preparos com esse tipo. Então, no bolo, você precisará equilibrar todo esse doce com um pouco mais de acidez.
Por fim também temos a banana da terra, que tem um sabor mais neutro e textura firme, e mais a frente falaremos melhor sobre como usá-la na cozinha, fique com a gente.
Quanto mais madura melhor
Independente do tipo de banana que escolher para fazer o seu bolo, a principal dica é que ela esteja bem madura, pois assim ela estará bem docinha e também na textura certa para ser incorporada a massa, deixando uma cremosidade incrível no prato.
Essa é uma ótima forma de aproveitar aquelas bananas que ficam paradas na fruteira, quase passando, assim você evita o desperdício, através de uma receita deliciosa, ideal para o lanche que até as crianças adoram.
Receita de bolo de banana
Para essa receita, estamos levando em consideração a banana nanica como referencial, por isso se for usar outro tipo, tente manter a proporção para que a receita funcione.
Em média, 3 bananas nanicas equivalem a 250g, então use essa base caso opte por outro tipo.
Sem mais delongas, vamos ao passo a passo.
Ingredientes
Massa
- Ovo 3 unidades
- Leite 1/2 xícara (chá)
- Essência de baunilha 1 colher (chá)
- Açúcar 1 xícara (chá)
- Manteiga 2 colheres (sopa)
- Farinha de trigo 1 1/2 xícaras (chá)
- Fermento químico em pó 1 colher (sopa)
Cobertura
- Açúcar 1 xícara (chá)
- Banana 3 unidades
Como fazer bolo de banana
Massa
- Coloque todos os ingredientes da massa no liqüidificador e bata até os misturar bem.
- Despeje sobre as bananas e leve ao forno pré-aquecido por 40 minutos a 180°, até assar.
- Desenforme quente.
Cobertura
- Leve ao fogo o açúcar até caramelizar.
- Coloque em uma forma com buraco e espalhe no fundo e nos lados.
- Distribua as bananas somente no fundo da forma.
Também é possível preparar versões mais incrementadas desse bolo de banana, se liga nessas opções abaixo:
- Bolo de Banana Simples
- Bolo de Banana Caramelada
- Bolo de Banana com Canela e Passas
- Torta de Banana e Suspiro
Maravilhas da banana da terra
Como prometido mais acima, chegou a hora de reservarmos um espaço só para falar da banana da terra.
É uma das mais fáceis de distinguir, afinal é a maior de todas, e normalmente é mais consumida frita, mas ficar só nisso é um desperdício do potencial desse ingrediente.
Para o preparo do bolo de banana caramelada, ela acaba não sendo uma opção interessante, pois tem uma textura mais firme, no entanto, quando levamos a banana da terra para outros preparos, principalmente os salgados, ai ela brilha muito, sendo inclusive uma opção vegetariana de muitos pratos clássicos.
Então venha ver algumas opções para usar a banana da terra com receitas maravilhosas.
Farofa de Banana da Terra
Começando com um acompanhamento crocante e saboroso, que é a farofa de banana da terra.
A combinação da banana com a farinha de mandioca deixa o preparo com uma textura crocante, mas ainda com certa maciez. E adicionando os temperos, traz uma leve sensação agridoce ao paladar, que faz dessa farofa um acompanhamento para vários tipos de pratos.
Consulte aqui a receita de Farofa de Banana da Terra
Banana da Terra com Queijo
Uma opção simples que você pode servir como entrada, ou mesmo uma sobremesa.
A combinação de banana com canela já é clássica, e quando o queijo entra nessa brincadeira simplesmente sobe o nível de uma receita até então simples.
Se preferir, pode substituir o açúcar por mel ou mesmo melaço de cana, para deixar ainda mais incrível o sabor deste prato.
Consulte aqui a receita de Banana da Terra com Queijo
Moqueca de Banana da Terra
Devido a sua textura mais firme, a banana da terra faz as vezes da carne em versões vegetarianas de pratos icônicos, e no caso da moqueca é simplesmente perfeita.
Outro ponto positivo, é que a banana da terra combina com o leite de coco e absorve bem os sabores dos temperos na hora do cozimento, fazendo com que cada mordida seja uma explosão deliciosa no paladar.
Esse preparo é simples e versátil, afinal, essa moqueca de banana da terra não leva nenhum ingrediente de origem animal, então veganos sirvam-se à vontade.
Consulte aqui a receita de Moqueca de Banana da Terra
Equilíbrio,Textura e sabor
Na cozinha, esses 3 pilares são os fundamentos que vão te ajudar a ter sucesso em praticamente qualquer preparo.
No bolo de banana caramelada, a gente tem uma massa super fofinha, com as bananas ao fundo e a cobertura de caramelo, o que proporciona 3 texturas diferentes no mesmo prato, e isso quando chega ao nosso paladar traz uma sensação incrível.
É ideal que o sabor seja equilibrado, pois doce demais fica enjoativo, então se ater às quantidades é importante para garantir esse balanço.
Quando for experimentar combinações na cozinha, tenha sempre essa ideia em mente: contraste representa equilíbrio, então use sabores e texturas contrastantes e descobrirá sabores espetaculares.
Compartilhe com a gente seus resultados e bom apetite.