Dicas de segurança para quem está começando na cozinha

Publicada em: 14/05/2020 11:05

Nesta quarentena, mais pessoas estão cozinhando em casa, muitas delas pela primeira vez. A cozinha é um lugar para estimular a criatividade e o prazer em cozinhar, mas também requer atenção e cuidado, já que você tem objetos cortantes e inflamáveis ao seu redor.

Se você é um cozinheiro de primeira viagem e quer saber como se preparar com segurança na cozinha, o CyberCook separou algumas dicas especiais.

O cuidado com objetos cortantes

1. Mantenha a faca afiada. Pode parecer contraditório, mas é o mais seguro. As facas "cegas", que não estão propriamente afiadas, podem escorregar ou precisar de mais força, coisas que podem ser perigosas em um acidente.

Segurança na cozinha/CyberCook

2. Use as facas apropriadas para cada ação. Se você usar uma faca pequena para cortar algo que requer mais força, você pode acabar colocando mais peso na faca, o que pode ser doloroso caso a faca escorregue.

3. Não corte na sua direção. Na hora de picar alguma coisa, não corte na direção dos dedos. Se for cortar carne, não corte na direção do seu corpo (caso a faca deslize na sua direção, por exemplo).

4. Cuidado ao abrir latas. Certifique-se de que a tampa da lata não está molhada ou escorregadia. Abra a lata com cuidado, para não se cortar com a tampa, e tenha cuidado também na hora de jogar a lata fora.

5. Não use o fatiador até o fim. Os fatiadores são máquinas que agilizam o processo do corte, mas é preciso que você segure o ingrediente para que o aparelho corte. Não precisa deixar uma cenoura, por exemplo, até o fim no fatiador, ou ele pode pegar seu dedo no processo. Deixe o último pedaço dela para cortar manualmente.

Segurança na cozinha/CyberCook

6. Cuidado com vidro. Na hora de lavar, não ande pela cozinha com pratos e tigelas escorregadias. Também é preciso atenção com pratos grandes, para não cortar a mão caso eles quebrem de alguma forma.

O cuidado com o fogo e o calor

7. Não deixe crianças pequenas ou animais de estimação perto do fogão e do forno.

8. com produtos inflamáveis. Produtos de higienização muito usados na quarentena, como o álcool gel, são inflamáveis. Não deixe óleos, gorduras e papéis perto de uma chama acesa.

Segurança na cozinha/CyberCook

9. Atenção com o tempo de preparo. Não abandone comida no fogão ou no forno, especialmente se estiver esquentando óleo ou derretendo açúcar. Para pratos mais demorados, prepare um despertador para estimar a hora de desligar o fogo ou mexer a panela, e evite queimaduras - na cozinha e no alimento.

10. Cuidado ao manusear as panelas. Verifique onde está o cabo da panela: não queime o cabo, nem o deixe do lado de fora do fogão, pois alguém pode acabar batendo no cabo e queimando quem está por perto.

11. Vapor também queima. É preciso cuidado também com o conteúdo das panelas, na hora de abrir panelas e chaleiras.

Segurança na cozinha/CyberCook

12. Na hora de fritar, fique perto da frigideira. É muito comum as pessoas sentirem medo de colocar uma batata, por exemplo, para fritar. Mas se você estiver muito longe da panela e "jogar" o ingrediente no óleo, ele pode pular da panela e voltar para você. O segredo é usar uma panela/frigideira grande, que aguente o óleo que vai subir.

13. Fique longe do calor. Essa dica não vale apenas para panelas, mas para os fornos, por exemplo, que vão ficar mais quentes à medida em que a receita fica pronta. A parte de fora do forno também esquenta bastante.

14. Vista-se apropriadamente. Além de prevenir manchas em alguns tecidos, é preciso estar preparado para o caso de molhos ou óleos de fritura espirrarem em você. De preferência, não use shorts curtos na cozinha.

14. Lembre-se de usar luvas! Proteja suas mãos na hora de manusear objetos quentes.

Segurança na cozinha/CyberCook

Gostou das dicas? Confira também nossas matéria sobre como higienizar a cozinha na quarentena e como usar uma panela de pressão sem medo.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: