Como limpar a cozinha - dicas de higienização

Publicada em: 17/04/2020 15:16

A higiene sempre foi uma prática importante na cozinha, pois é por este cômodo que passam todos os alimentos que ingerimos. Neste período de quarentena, onde a atenção com a higiene deve ser redobrada para evitar a proliferação do Coronavírus, todo cuidado é pouco.

Dos azulejos da cozinha às prateleiras, existem muitos cantos que passam despercebidos pela casa em nossas limpezas rotineiras. É importante higienizar a cozinha na quarentena porque é a área que está mais propensa a receber produtos de fora, como as compras fazemos ou recebemos do mercado.

O CyberCook separou algumas dicas para a hora de limpar a cozinha e garantir que suas refeições, além de deliciosas, sejam seguras.

1. Lave bem os alimentos. Confira nosso especial sobre como fazer a higienização dos alimentos, já que cada grupo alimentar tem regras específicas (como lavar bem as frutas e não lavar as carnes).

2. Limpe a cozinha com água sanitária para se proteger do Coronavírus. Você pode desinfetar superfícies (como mesas, prateleiras e bancadas), embalagens e produtos do supermercado com a água sanitária. A medida ideal é usar um litro d'água com 50 ml (um copinho de café) de água sanitária. Uma concentração maior que essa exige o uso de luvas. Você também pode borrifar a água sanitária pelas superfícies ou passar um pano umedecido nela. Para combater o vírus, é importante que se faça uma mistura, em vez de aplicar diretamente a água sanitária. A solução diluída tem o pH certo para matar o Coronavírus.

3. Cuidado com o álcool gel! O álcool gel ou o álcool 70% são excelentes aliados na hora de higienizar as mãos, mas vale lembrar que esses produtos são inflamáveis. Você pode desinfetar prateleiras e bancadas com ele, mas evite aproximar o álcool das fontes de calor como fogão e microondas.

4. Limpe bem a pia. E isso não diz respeito apenas às louças, que você não deve deixar de um dia para o outro, expostas a bactérias e germes. É importante também limpar o ralo, a torneira e a borda da pia, que é onde costumamos cortar carnes e colocar ingredientes. Uma dica para o ralo é despejar água quente com uma mistura de 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio e o conteúdo de 1 limão. Deixe a mistura agir por 10 minutos antes de enxaguar com água quente. Repita uma vez na semana.

Limpar o Fogão

5. Para limpar o fogão, a dica é tirar o excesso de gordura com vinagre e depois fazer uma limpeza simples com detergente e água. Não use palhas de aço, ou pode danificar a superfície. É importante fazer a limpeza diária, para evitar o acúmulo de sujeira.

6. A superfície da geladeira pode ser limpa com produtos específicos, dependendo do material de fabricação (nada de água sanitária!). Por dentro, retire os alimentos e limpe as prateleiras com um pano umedecido em uma mistura de água com vinagre. A dica também vale para o freezer.

7. Para armários e bancadas, não tem segredo: use um lustra móveis ou um produto multiuso. Seque bem, para evitar mofos e manchas.

8. Para limpar o microondas por dentro, coloque uma tigela com vinagre dentro do microondas e deixe aquecer por cinco minutos. O vapor vai desprender a sujeira da superfície. Remova a tigela com cuidado e tire a sujeira das paredes do eletrodoméstico usando papel toalha ou um pano de microfibra.

Gostou das dicas? Confira também nossas dicas de como higienizar os ingredientes que chegaram do mercado.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: