Categorias
Dicas

O que fazer com o óleo de cozinha usado?

Os óleos de fritura e gorduras, como o óleo de soja e a gordura de bacon, são muito úteis na cozinha, especialmente na hora de fritar alguma coisa. Mas o que fazer com o óleo usado?

Esta questão afeta principalmente os óleos usados para fritura por imersão, ou seja, quando o alimento é inserido inteiro em uma panela funda com óleo (como as batatas fritas).

Para te ajudar a entender o que fazer com o óleo usado, o CyberCook separou algumas alternativas para usar o óleo, desde o reaproveitamento até a hora de jogar fora com consciência.

Óleo
Óleo

Não jogue pelo ralo!

Óleos e gorduras vão para a rede de esgoto, podendo se solidificar nos canos ou até poluir e contaminar a água. Também não é recomendável jogar óleo no lixo, mesmo que esteja em uma garrafa. O conteúdo da garrafa pode vazar, impermeabilizar o solo do lixão e contaminar a terra e os lençóis freáticos.

Considere se o óleo pode ser reutilizado

Os óleos usados para fritura por imersão costumam ter uma boa vida útil e podem ser usados várias vezes. Nestas horas, você precisa ficar atento à cor do óleo. Se o óleo estiver muito escuro, com partes “queimadas”, ele já passou do ponto de uso.

Fritura
Fritura

Reaproveite o sabor

Na hora de reutilizar, você deve considerar ainda o trajeto que este óleo percorreu. A gordura com que você fritou um bacon pode ser utilizada para fritar batatas depois, aproveitando o sabor e o aroma do bacon!

Filtre as impurezas

Esta dica vai para quem quer guardar o óleo, seja para armazenar ou para reutilizar. Seja com um óleo ou gordura, deixe esfriar, mas não a ponto de solidificar. Filtre as impurezas utilizando um coador, depositando o óleo ou gordura em um recipiente que resista ao calor.

Guarde o óleo em recipientes até encontrar um posto de coleta

Guarde o óleo gasto em recipientes que sejam fáceis de selar, de preferência em garrafas PET com tampa. Existem diversas organizações pelo Brasil que recolhem este óleo para diversas finalidades, como a fabricação de biodiesel, sabão e resina. Neste período de quarentena, você pode encontrar um lugar na sua casa para armazenar as garrafas com óleo, até chegar a hora certa de encontrar um ponto de coleta!

Garrafa de óleo
Garrafa de óleo

Gostou das dicas? Se você estiver procurando uma alimentação com menos óleo, confira nossa matéria sobre receitas para fazer na Air Fryer.