<< Voltar para: Especial Comer em Casa

O que fazer com o óleo de cozinha usado?

Publicada em: 13/05/2020 16:08

Os óleos de fritura e gorduras, como o óleo de soja e a gordura de bacon, são muito úteis na cozinha, especialmente na hora de fritar alguma coisa. Mas o que fazer com o óleo usado?

Esta questão afeta principalmente os óleos usados para fritura por imersão, ou seja, quando o alimento é inserido inteiro em uma panela funda com óleo (como as batatas fritas).

Para te ajudar a entender o que fazer com o óleo usado, o CyberCook separou algumas alternativas para usar o óleo, desde o reaproveitamento até a hora de jogar fora com consciência.

Óleo/CyberCook

1. Não jogue pelo ralo!

Óleos e gorduras vão para a rede de esgoto, podendo se solidificar nos canos ou até poluir e contaminar a água. Também não é recomendável jogar óleo no lixo, mesmo que esteja em uma garrafa. O conteúdo da garrafa pode vazar, impermeabilizar o solo do lixão e contaminar a terra e os lençóis freáticos.

2. Considere se o óleo pode ser reutilizado

Os óleos usados para fritura por imersão costumam ter uma boa vida útil e podem ser usados várias vezes. Nestas horas, você precisa ficar atento à cor do óleo. Se o óleo estiver muito escuro, com partes "queimadas", ele já passou do ponto de uso.

Óleo batata/CyberCook

3. Reaproveite o sabor

Na hora de reutilizar, você deve considerar ainda o trajeto que este óleo percorreu. A gordura com que você fritou um bacon pode ser utilizada para fritar batatas depois, aproveitando o sabor e o aroma do bacon!

4. Filtre as impurezas

Esta dica vai para quem quer guardar o óleo, seja para armazenar ou para reutilizar. Seja com um óleo ou gordura, deixe esfriar, mas não a ponto de solidificar. Filtre as impurezas utilizando um coador, depositando o óleo ou gordura em um recipiente que resista ao calor.

5. Guarde o óleo em recipientes até encontrar um posto de coleta

Guarde o óleo gasto em recipientes que sejam fáceis de selar, de preferência em garrafas PET com tampa. Existem diversas organizações pelo Brasil que recolhem este óleo para diversas finalidades, como a fabricação de biodiesel, sabão e resina. Neste período de quarentena, você pode encontrar um lugar na sua casa para armazenar as garrafas com óleo, até chegar a hora certa de encontrar um ponto de coleta!

Óleo em garrafa/CyberCook

Gostou das dicas? Se você estiver procurando uma alimentação com menos óleo, confira nossa matéria sobre receitas para fazer na Air Fryer.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: