Descubra seu novo patê preferido: a sardela

Publicada em: 18/04/2022 12:34

No mundo dos patês a gente encontra várias cores, sabores, texturas e combinações. Muitos desses são receitas tradicionais das culturas e estão muito mais presentes na alimentação desses povos do que um simples patê para receber alguém em casa. Uma dessas receitas clássicas, que vem da Itália, é a sardela, um patê delicioso feito de sardinha que combina perfeitamente com alguns pratos e principalmente com uma torradinha!

Se você está pensando em fazer um happy hour na sua casa e quer fazer diferente, a sardela é uma ótima! Confira uma receita e mais curiosidades sobre esse antepasto delicioso:

Sardela Italiana

O que é a sardela?

A sardela é um patê feito com sardinha e que tem algumas variações a partir disso, então, para não te confundir, aqui um pequeno guia:

  • Na Itália, a receita original leva o bianchetto (que é a sardinha não adulta), peperoncino (uma pimenta clássica italiana, da região da Calábria), pimentão, erva-doce e sal.

Porém, como são ingredientes difíceis de encontrar por aqui, a sardela sofreu alterações quando chegou ao Brasil, inicialmente em São Paulo:

  • Por aqui, a receita usa pimenta calabresa, e aliche ou anchovas e alho. Você pode também trocar o pimentão por páprica, que contribui da mesma maneira.

Como fazer sardela?

Ingredientes

  • 1 colher (sopa) de orégano
  • 3 dentes de alho socados
  • 100 gr de aliche no óleo, escorridos e picados
  • 10 colheres (sopa) de azeite puro
  • 4 unidades de pimentão vermelho grandes, em rodelas
  • 1 colher (sobremesa) de pimenta calabresa (rasa)
  • Sal (se necessário) a gosto

Modo de preparo

  1. Aqueça o azeite, doure o alho e refogue os pimentões por 15 minutos ou até que estejam al dente.
  2. Deixe amornar e bata no liquidificador com os demais ingredientes.
  3. Leve novamente ao fogo, mexendo de vez em quando, até obter o ponto granulado, temperado a gosto.
  4. Servir somente no dia seguinte, acompanhado de torradinhas ou pão italiano.

Os ingredientes para uma sardela deliciosa estão lá no Carrefour Comprar os ingredientes para você comprar e receber em casa. Gostou? Acesse!

Sardela é saudável?

Por ser feita com os peixes em conserva, muitas vezes no óleo, essa se torna uma receita gordurosa, ainda que o resto dos ingredientes sejam neutros. Você pode tentar fazer essa receita com sardinha fresca, sem o óleo, para ter uma opção menos gordurosa, mas aí precisa ir experimentando para que o sabor seja tão bom quanto o original!

Com o que comer sardela?

A sardela é um patê de sabor forte, então vale a pena ser degustada com um bom pão italiano ou queijos que sejam mais secos como o parmesão (mas aqui tome cuidado com o sal, que pode ir nas alturas!).

Se ficou interessado nesse patê feito com peixe, dá uma olhada em mais alguns deliciosos e super fáceis para você fazer um happy hour de respeito:

Pasta cremosa de atum

Pasta cremosa de atum

Mais uma opção de patê com peixe enlatado, essa aqui com atum é super prática e nem precisa de liquidificador ou processador, é literalmente abrir a lata de atum e misturar todos os ingredientes.

Veja a receita

Patê de sardinha

Patê de sardinha

Bem parecido com a sardela, inclusive no ingrediente principal esse patê aqui fica branco acinzentado por conta do alho e do creme de leite. Bem fresco e saboroso, tem uma textura bem diferente da sardela, mas é tão delicioso quanto.

Veja a receita

Pasta de bacalhau

Pasta de bacalhau

Por fim usaremos as sobras do bacalhau da páscoa ou do natal para fazer uma pastinha deliciosa e que vai tão bem quanto essas outras duas, mas com muito mais presença! Já separe as suas torradinhas e mãos à massa!

Veja a receita

Veja mais algumas matérias que podem te interessar

Pasta cremosa de atum e mais patês rápidos e práticos

Patê de Frango para aperitivos e sanduíches econômicos

O Patê de Sardinha que vai mudar sua vida

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: