No mundo dos patês a gente encontra várias cores, sabores, texturas e combinações. Muitos desses são receitas tradicionais das culturas e estão muito mais presentes na alimentação desses povos do que um simples patê para receber alguém em casa. Uma dessas receitas clássicas, que vem da Itália, é a sardela, um patê delicioso feito de sardinha que combina perfeitamente com alguns pratos e principalmente com uma torradinha!
Se você está pensando em fazer um happy hour na sua casa e quer fazer diferente, a sardela é uma ótima! Confira uma receita e mais curiosidades sobre esse antepasto delicioso:
O que é a sardela?
A sardela é um patê feito com sardinha e que tem algumas variações a partir disso, então, para não te confundir, aqui um pequeno guia:
- Na Itália, a receita original leva o bianchetto (que é a sardinha não adulta), peperoncino (uma pimenta clássica italiana, da região da Calábria), pimentão, erva-doce e sal.
Porém, como são ingredientes difíceis de encontrar por aqui, a sardela sofreu alterações quando chegou ao Brasil, inicialmente em São Paulo:
- Por aqui, a receita usa pimenta calabresa, e aliche ou anchovas e alho. Você pode também trocar o pimentão por páprica, que contribui da mesma maneira.
Como fazer sardela?
Ingredientes
- 1 colher (sopa) de orégano
- 3 dentes de alho socados
- 100 gr de aliche no óleo, escorridos e picados
- 10 colheres (sopa) de azeite puro
- 4 unidades de pimentão vermelho grandes, em rodelas
- 1 colher (sobremesa) de pimenta calabresa (rasa)
- Sal (se necessário) a gosto
Modo de preparo
- Aqueça o azeite, doure o alho e refogue os pimentões por 15 minutos ou até que estejam al dente.
- Deixe amornar e bata no liquidificador com os demais ingredientes.
- Leve novamente ao fogo, mexendo de vez em quando, até obter o ponto granulado, temperado a gosto.
- Servir somente no dia seguinte, acompanhado de torradinhas ou pão italiano.
Os ingredientes para uma sardela deliciosa estão lá no Carrefour para você comprar e receber em casa. Gostou? Acesse!
Sardela é saudável?
Por ser feita com os peixes em conserva, muitas vezes no óleo, essa se torna uma receita gordurosa, ainda que o resto dos ingredientes sejam neutros. Você pode tentar fazer essa receita com sardinha fresca, sem o óleo, para ter uma opção menos gordurosa, mas aí precisa ir experimentando para que o sabor seja tão bom quanto o original!
Com o que comer sardela?
A sardela é um patê de sabor forte, então vale a pena ser degustada com um bom pão italiano ou queijos que sejam mais secos como o parmesão (mas aqui tome cuidado com o sal, que pode ir nas alturas!).
Se ficou interessado nesse patê feito com peixe, dá uma olhada em mais alguns deliciosos e super fáceis para você fazer um happy hour de respeito:
Pasta cremosa de atum
Mais uma opção de patê com peixe enlatado, essa aqui com atum é super prática e nem precisa de liquidificador ou processador, é literalmente abrir a lata de atum e misturar todos os ingredientes.
Patê de sardinha
Bem parecido com a sardela, inclusive no ingrediente principal esse patê aqui fica branco acinzentado por conta do alho e do creme de leite. Bem fresco e saboroso, tem uma textura bem diferente da sardela, mas é tão delicioso quanto.
Pasta de bacalhau
Por fim usaremos as sobras do bacalhau da páscoa ou do natal para fazer uma pastinha deliciosa e que vai tão bem quanto essas outras duas, mas com muito mais presença! Já separe as suas torradinhas e mãos à massa!
Veja mais algumas matérias que podem te interessar
Pasta cremosa de atum e mais patês rápidos e práticos