Categorias
Cardápios

O Patê de Sardinha que vai mudar sua vida

Com certeza vai te mostrar uma opção prática e muito gostosa para fazer sanduíches ou mesmo para chuchar batata frita e outros aperitivos nestepatê cremoso e saboroso de sardinha.Quem sabe não muda sua vida mesmo?

Também é um peixe que tem um custo baixo, então é ótimo para quem quer variar os sabores, economizando no bolso mas não em sabor.

Boa leitura.

Patê de Sardinha

O mar está para peixe

A sardinha é um tipo de peixe que já foi abundante nos mares, porém tem característica de viver em águas rasas em imensos cardumes, o que por anos favoreceu a pesca dos mesmos.

Por vezes o período de reprodução, também chamado de piracema, não era respeitado, o que levou a uma diminuição preocupante da espécie, que é muito consumida no mundo todo.

Hoje em dia, medidas vêm sendo tomadas para garantir a preservação da espécie, então o período para pesca tem que ser respeitado, para que os peixes consigam se reproduzir naturalmente, mantendo um balanço ecológico e ainda assim suprindo a demanda de consumo mundial.

A sardinha também é um peixe super saudável e nutritivo. Em 125 gramas deste peixe, há 182 calorias, 10 g de gordura, 20 g de proteína e zero carboidrato, ou seja, é uma boa para quem está numa dieta mais voltada ao fitness.

Então, esse patê de sardinha é uma ótima opção para consumir mais desse peixe no seu dia-a-dia, num sanduíche ou acompanhando uma salada.

Ingredientes

  • Sardinha 1 lata
  • Cebola 1 unidade
  • Alho 1 dente
  • Creme de Leite 1 lata
  • Sal a gosto
  • Cheiro-verde a gosto

Como fazer

  1. Amasse as sardinhas com um garfo.
  2. Junte os demais ingredientes e misture bem.
  3. Leve à geladeira por 1 hora.
  4. Sirva com torradas e biscoitos.

O ideal é usar asardinha em lata mesmo neste patê, de preferência de boa qualidade e procedência, assim você ganha tempo de preparo e pode curtir mais.

Também há outras receitas práticas que você pode agregar o sabor da sardinha para elevar o nível do prato, confira:

O peixe mais prático da cozinha

Como vimos, a sardinha é um ingrediente muito versátil e prático, principalmente as que já vem enlatadas, prontinhas para o uso.

Estepatê de sardinhapor exemplo, leva cerca de 5 minutos para ser preparado, o resto do tempo ele passa na geladeira para que você possa servir geladinho, mas se quiser comer na hora, não tem tempo ruim, fique à vontade.

Agora, se quiser algumas receitas práticas, porém turbinadas com sardinha, confira essa seleção abaixo que estão de dar água na boca só de imaginar:

Escabeche de Sardinha

Escabeche de Sardinha

O nome é chique, mas não é nada complicado.

O segredo de um bom escabeche de sardinha é usar o peixe mais fresco possível e caprichar no molho para que pegue bem o sabor dos temperos.

O peixe fica suculento e saboroso, praticamente desmanchando no garfo, faça essa receita que você não vai se arrepender.

Croquete de Sardinha

Croquete de Sardinha

Esse é um prato que vai lembrar muito um bolinho de bacalhau, porém com o sabor mais característico da sardinha.

Pode usar a sardinha em lata mesmo para maior praticidade, e se quiser substituir a farinha de rosca pela panko, terá bolinhos de sardinha ainda mais crocantes.

Esta receita rende cerca de 30 porções, então é boa até para quem tem negócios e queira um prato simples para disponibilizar aos clientes.

Sardinha Assada Especial

Sardinha Assada Especial

Por último deixamos o prato mais sofisticado da lista, um assado de sardinha com bastante molho de tomate e batatas para ser o prato principal do seu almoço de domingo.

Nesta você pode usar tanto a sardinha em lata quanto o peixe fresco, porém se optar pelo segundo, é ideal marinar um pouquinho antes só para pegar mais sabor dos temperos.

De resto não tem segredo, é jogar na assadeira e mandar para o forno até dourar as batatas, e voilá!

https://youtube.com/watch?v=4jjzIr-EpRE%3Fw%3D623%26fit%3Dcrop

Agora você tem bastante opção para usar aquela lata de sardinha que está parada na geladeira.

Comece pelopatê de sardinha que é o mais simples e rápido, mas sem dúvida você não vai querer parar por aí, então conte com o CyberCook, pois o que não falta aqui é receita de sardinha e de outros peixes também.

Bom apetite.